O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial [recurso eletrônico] : desenvolvendo práticas inclusivas
Luiz Fernando da Silva Lourenço
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP L934e
[Geography teaching to students targeted to special education]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (117 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Alexandre Martins Fernandes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: A inclusão de estudantes com deficiência na escola regular tem sido tema de grandes discussões no âmbito educacional e é uma realidade, tornando-se necessário que a escola se prepare para receber estes estudantes a fim de ajudá-los na aprendizagem. Esta dissertação teve por finalidade...
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Resumo: A inclusão de estudantes com deficiência na escola regular tem sido tema de grandes discussões no âmbito educacional e é uma realidade, tornando-se necessário que a escola se prepare para receber estes estudantes a fim de ajudá-los na aprendizagem. Esta dissertação teve por finalidade analisar como a Geografia pode contribuir no processo de inclusão de Estudantes Público Alvo da Educação Especial, a partir da abordagem Sociocultural. Buscou-se entender como a paisagem pode ser encarada como suporte para a percepção do ambiente. Estes aspectos trazem novas possibilidades para o entendimento do conceito de paisagem, oportunizando ao professor criar mecanismos metodológicos e didáticos para a inclusão de estudantes com algum tipo de deficiência, considerando a capacidade de sentir o ambiente para além do que é observável. A abordagem qualitativa possibilitou entender fenômenos sociais e propor soluções, incluindo em suas etapas a análise e levantamento bibliográfico referente aos temas pesquisados e observação participante. Os resultados estabeleceram uma discussão centrada na importância da promoção de um conhecimento que valorize as necessidades e potencialidades dos estudantes, para que também construam seus saberes e o ensino seja significativo, em aulas e atividades de campo que possam se apresentar como uma importante ferramenta para a construção de práticas inclusivas. Ao oferecer algumas possibilidades para promover a inclusão por meio de práticas de ensino de Geografia e para a formação docente com um viés inclusivo, esta proposta permitiu que os estudantes desenvolvessem competências, habilidades cognitivas, afetivas e sociais, dando-lhes condições de serem incluídos no âmbito educacional e social
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Abstract: The inclusion of students with disabilities in mainstream schools has been the subject of major discussions in the educational field and is a reality, making it necessary for the school to prepare to receive these students in order to help them in learning. The purpose of this dissertation...
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Abstract: The inclusion of students with disabilities in mainstream schools has been the subject of major discussions in the educational field and is a reality, making it necessary for the school to prepare to receive these students in order to help them in learning. The purpose of this dissertation was to analyze how Geography can contribute to the inclusion process of Students Targeted by Special Education, from the Sociocultural approach. We sought to understand how the landscape can be seen as a support for the perception of the environment. These aspects bring new possibilities for understanding the concept of landscape, giving the teacher the opportunity to create methodological and didactic mechanisms for the inclusion of students with some type of disability, considering the ability to feel the environment beyond what is observable. The qualitative approach made it possible to understand social phenomena and propose solutions, including in its stages the analysis and bibliographic survey regarding the researched subjects and participant observation. The results established a discussion centered on the importance of promoting knowledge that values the needs and potential of students, so that they also build their knowledge and teaching is meaningful, in classes and field activities that can present themselves as an important tool for the building inclusive practices. By offering some possibilities to promote inclusion through Geography teaching practices and for teacher training with an inclusive bias, this proposal allowed students to develop cognitive, affective and social skills, skills, enabling them to be included in the program. educational and social scope
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O ensino de geografia para estudantes público alvo da educação especial [recurso eletrônico] : desenvolvendo práticas inclusivas
Luiz Fernando da Silva Lourenço
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