O despertar da distopia dos mortos [recurso eletrônico] : o zumbi do cinema de horror como representação social
Maria José Genuino Barros
TESE
Português
T/UNICAMP B278d
[The awakening of the dystopia of the dead ]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online ( 218 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Michel Nicolau Netto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Monstros são fascinantes objetos da sociologia. Dentre eles, o que talvez se destaque mais recentemente seja o zumbi. Pressionando os limites entre vida e morte, quando surge, representa uma ameaça aos postulados sociais instituídos. Pretendemos defender a tese de que o monstro zumbi, em sua...
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Resumo: Monstros são fascinantes objetos da sociologia. Dentre eles, o que talvez se destaque mais recentemente seja o zumbi. Pressionando os limites entre vida e morte, quando surge, representa uma ameaça aos postulados sociais instituídos. Pretendemos defender a tese de que o monstro zumbi, em sua distopia, representa aquilo que uma sociedade institui como ordenado e caótico. Diferentemente dos demais monstros, zumbis não apenas expõem o que é instituído como normal ou padrão em uma cultura, mas também por expor o binômio ordem/desordem em sua própria narrativa apocalíptica e por representar de forma mais específica as ansiedades atuais, como expresso na relação que possui com as epidemias virais hoje, assim como outros problemas sociais. Isso porque a narrativa dos filmes de zumbi vêm geralmente em três etapas: o "mundo ordenado", anterior ao surto; o surto, que cria os zumbis, hoje majoritariamente biológico; e o mundo pós-apocalíptico. O presente trabalho utiliza como metodologia o levantamento histórico da constituição do gênero de horror, assim como sua análise sociológica. O mesmo método é aplicado aos monstros, em especial o zumbi. A análise sociológica e fílmica contempla os filmes discutidos, com uma ênfase apurada na estética em duas obras: a série The walking dead (2010 - ) e o filme Guerra mundial Z (2013)
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Abstract: Monsters are fascinating objects of sociology. Among them, what perhaps stands out most recently is the zombie. Pressing the boundaries between life and death, when it arises, poses a threat to the established social postulates. We intend to defend the thesis that the zombie monster, in...
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Abstract: Monsters are fascinating objects of sociology. Among them, what perhaps stands out most recently is the zombie. Pressing the boundaries between life and death, when it arises, poses a threat to the established social postulates. We intend to defend the thesis that the zombie monster, in its dystopia, represents what a society institutes as ordered and chaotic. Unlike other monsters, zombies not only expose what is instituted as normal or standard in a culture, but also for exposing the binomial order / disorder in their own apocalyptic narrative and for representing more specifically the current anxieties, as expressed in the relationship it has with viral epidemics today, as well as other social problems. This is because the narrative of zombie films generally comes in three stages: the "ordered world", prior to the outbreak; the outbreak, which creates zombies, now mostly biological; and the post-apocalyptic world. The present work uses as methodology the historical survey of the constitution of the horror genre, as well as its sociological analysis. The same method is applied to monsters, especially the zombie. The sociological and filmic analysis contemplates the films discussed, with a sharp emphasis on aesthetics in two works: the series The walking dead (2010- ) and the film World War Z (2013)
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Nicolau Netto, Michel, 1978-
Orientador
Silva, Mário Augusto Medeiros da, 1982-
Avaliador
Altmann, Eliska, 1973-
Avaliador
Ortiz, Renato, 1947-
Avaliador
Leite Júnior, Jorge, 1969-
Avaliador
O despertar da distopia dos mortos [recurso eletrônico] : o zumbi do cinema de horror como representação social
Maria José Genuino Barros
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