O contexto educacional e o desenvolvimento da inteligência da criança no período sensório-motor [recurso eletrônico]
Carolina Pasquini Ribeiro
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R354c
[The educational context and the development of children's intelligence in the sensory motor period]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (188 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Segundo o epistemólogo suíço Jean Piaget, a construção da inteligência começa a partir do momento em que a criança nasce, ao realizar seu primeiro ato independente do corpo materno, o respirar e prossegue deste momento em diante a partir da interação com o meio em que vive. Para o autor, o...
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Resumo: Segundo o epistemólogo suíço Jean Piaget, a construção da inteligência começa a partir do momento em que a criança nasce, ao realizar seu primeiro ato independente do corpo materno, o respirar e prossegue deste momento em diante a partir da interação com o meio em que vive. Para o autor, o período de 0 a 2 anos de idade é considerado o da inteligência prática, denominado por Piaget, de sensório-motor. Contudo, para muitos, a criança pequena nada mais é do que um ser passivo, receptor de informações, incapaz e que necessita exclusivamente de cuidados. Com base nessa concepção surge no século XIX o atendimento escolar à criança de 0 a 3 anos de idade no Brasil, o qual no decorrer dos anos, busca firmar a concepção educacional fundamental para o desenvolvimento dessas crianças. Porém, o educador dessa faixa etária ainda carrega consigo traços de sua história passada, vendo-se imbuído por ideias distorcidas, tornando-se alheio à sua importância social e, principalmente, para com o pleno desenvolvimento do sujeito. Considerando a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento do sujeito e o grande número de crianças entre 0 e 2 anos de idade que frequentam o âmbito escolar em nosso país, a presente pesquisa fundamentada na Epistemologia e Psicologia Genéticas de Jean Piaget, buscou investigar o impacto da formação dos profissionais de educação que trabalham com crianças de 0 a 2 anos de idade para o contexto educacional em que atuam. Trata-se de uma pesquisa-ação, da qual participaram 19 (dezenove) auxiliares de educação responsáveis pelo atendimento de 71 (setenta e uma) crianças entre 4 e 24 meses de idade, divididas em quatro unidades escolares. Etapas integradas e complementares constituíram a coleta de dados. Para isso, foram utilizadas: reuniões com entrevista aberta em grupo focal, sessões de observação em sala de aula, revisão de documento, entrevista semiestruturada individual e um teste situacional. Os dados coletados foram categorizados de acordo com seu conteúdo, o que possibilitou assim o tratamento das informações de maneira qualitativa e quantitativa. Os resultados deste estudo indicam inicialmente que as perspectivas dos participantes do estudo permaneciam fundamentadas em concepções assistencialistas, as quais determinavam uma série de comportamentos que influenciavam diretamente o atendimento à primeira infância. Esse fato fundamenta a natureza das solicitações que devem ser propiciadas às crianças, o que afeta diretamente o desenvolvimento da inteligência no período sensório-motor. A fim de propiciar reflexão e aproximação do contexto às necessidades relativas ao pleno desenvolvimento da inteligência da criança nesse período, após a coleta de dados, um curso de formação, fundamentado na teoria piagetiana, foi oferecido às auxiliares. A partir deste, intervenções ocorreram e com elas solicitações promoveram mudanças nas ações das auxiliares o que alterou o contexto educacional em análise. Esse estudo possibilitou afirmar: 1) a importância de uma formação específica para o profissional responsável pelo atendimento a crianças de 0 a 2 anos de idade, 2) a relação favorável entre o conhecimento dos períodos do desenvolvimento infantil e a prática educacional, 3) a necessidade, por parte do profissional de educação de uma formação teórica que lhe permita estabelecer relações educacionais adequadas ao atendimento da criança, da família e da comunidade em geral
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Abstract: According to the Swiss epistemologist Jean Piaget, the construction of intelligence begins from the moment the child is born, when performing his first act independent of the mother's body, breathing and continues from this moment on from the interaction with the environment in which he...
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Abstract: According to the Swiss epistemologist Jean Piaget, the construction of intelligence begins from the moment the child is born, when performing his first act independent of the mother's body, breathing and continues from this moment on from the interaction with the environment in which he lives . For the author, the period from 0 to 2 years of age is considered to be that of practical intelligence, called by Piaget, of sensorimotor. However, for many, the small child is nothing more than a passive, information-receiving, incapable and exclusively in need of care. Based on this conception, school attendance for children from 0 to 3 years of age emerges in Brazil, which, over the years, seeks to establish the fundamental educational concept for the development of these children. However, the educator of this age group still carries traces of his past history, seeing himself imbued with distorted ideas, becoming alien to his social importance and, mainly, to the full development of the subject. Considering the importance of the first years of life for the development of the subject and the large number of children between 0 and 2 years old who attend school in our country, this research based on Genetic Epistemology and Psychology by Jean Piaget, sought to investigate the impact of training education professionals who work with children from 0 to 2 years of age for the educational context in which they work. This is an action research, with the participation of 19 (nineteen) education assistants responsible for caring for 71 (seventy-one) children between 4 and 24 months of age, divided into four school units. Integrated and complementary steps constituted data collection. For this, we used: meetings with an open focus group interview, classroom observation sessions, document review, individual semi-structured interview and a situational test. The collected data were categorized according to their content, which made it possible to treat the information in a qualitative and quantitative way. The results of this study initially indicate that the perspectives of the study participants remained based on assistentialist conceptions, which determined a series of behaviors that directly influenced early childhood care. This fact underlies the nature of the requests that must be provided to children, which directly affects the development of intelligence in the sensorimotor period. In order to provide reflection and approximation of the context to the needs related to the full development of the child's intelligence in this period, after data collection, a training course, based on Piaget's theory, was offered to the auxiliaries. From this, interventions occurred and with them requests promoted changes in the actions of the auxiliaries, which changed the educational context under analysis. This study made it possible to affirm: 1) the importance of specific training for the professional responsible for caring for children from 0 to 2 years of age, 2) the favorable relationship between knowledge of child development periods and educational practice, 3) the the education professional's need for theoretical training that allows him to establish appropriate educational relationships for the care of the child, the family and the community in general
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