O exercício da docência na perspectiva intercultural do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas [recurso eletrônico]
Fabiana de Freitas Pinto
TESE
Português
T/UNICAMP P658e
[The exercise of teaching in the intercultural perspective of the License Course Training of Indigenous Teachers from the Federal University of Amazonas]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (236 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal problematizar o trabalho docente desenvolvido pelos professores formadores do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FPI/FACED/UFAM). O referido curso surgiu de uma...
Ver mais
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal problematizar o trabalho docente desenvolvido pelos professores formadores do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FPI/FACED/UFAM). O referido curso surgiu de uma reivindicação inicial do povo Mura, do município de Autazes/AM, no ano de 2008 e conta, até o presente momento, com um universo de cinco turmas em processo de formação superior. O diálogo construído foi impulsionado pela pergunta: Como os professores formadores do Curso de Formação de Professores Indígenas têm exercido sua docência a partir do trabalho específico e diferenciado com os povos indígenas do Amazonas? Nesse caminho, a investigação tentou responder também as seguintes questões: a) Como se deu a escolha pelo exercício da docência com povos indígenas?; b) Quais os limites e as possibilidades do trabalho docente com os professores indígenas? e c) Ao exercer a docência num contexto específico e diferenciado, como tem sido voltar o olhar para sua própria formação?. Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa buscou contemplar em seu desenvolvimento, os desafios relacionados às atividades docentes no contexto da formação superior indígena através dos depoimentos dos entrevistados bem como dos temas que foram sendo suscitados no processo de coleta e escuta das narrativas. O grupo foi constituído por um total de doze professores, sendo oito do quadro efetivo do Departamento de Educação Escolar Indígena (DEEI) do curso e quatro colaboradores que atuaram, preferencialmente, por um período mais longo na formação dos graduandos indígenas. As entrevistas semi-estruturadas foram desenvolvidas a partir da perspectiva da História Oral, que se ancora nas fontes orais como forma de privilegiar o ponto de vista dos sujeitos que testemunharam os fatos históricos perseguidos pela pesquisa. Tal perspectiva, ao permitir nos aproximar das práticas docentes desenvolvidas por esses professores-formadores, nos ajudou na compreensão do amplo e complexo processo formativo no qual estão inseridos e também a nos aprofundar no princípio norteador das ações do curso, a interculturalidade, que focaliza, primordialmente, o diálogo com a diversidade de sujeitos e de saberes, buscando tornar a educação um processo cada vez mais humano, inclusivo e democrático
Ver menos
Abstract: The main objective of this present research was to problematize the teaching work carried out by the teachers forming the Undergraduate Course for the Training of Indigenous Teachers at the Faculty of Education of the Federal University of Amazonas (FPI / FACED / UFAM).This course arose...
Ver mais
Abstract: The main objective of this present research was to problematize the teaching work carried out by the teachers forming the Undergraduate Course for the Training of Indigenous Teachers at the Faculty of Education of the Federal University of Amazonas (FPI / FACED / UFAM).This course arose from an initial claim by the Mura people, from the municipality of Autazes / AM, in 2008 and has, to date, a universe of five classes in the process of higher education.The dialogue built was driven by the question: How have the teachers who form the Indigenous Teacher Training Course been teaching through specific and differentiated work with the indigenous peoples of Amazonas?In this way, the investigation also tried to answer the following questions:a) How was the choice for teaching with indigenous peoplesgiven?; b) What are the limits and possibilities of teaching work with indigenous teachers?and c) When teaching in a specific and differentiated context, what has it been like to look back at your education ?.Through a qualitative approach, the research sought to contemplate in its development, the challenges related to teaching activities in the context of indigenous higher education through the interviewees' testimonials as well as the themes that were raised in the process of collecting and listening to the narratives.The group consisted of twelve teachers, eight of whom were on the Department of Indigenous School Education (DEEI) of the course and four employees who worked, preferably, for a longer period in the training of indigenous students.The semi-structured interviews were developed from the perspective of Oral History, which is anchored in oral sources as a way to privilege the point of view of the subjects who witnessed the historical facts pursued by the research.This perspective, by allowing us to get closer to the teaching practices developed by these teacher-trainers, helped us to understand the broad and complex training process in which they are inserted and also to deepen us in the guiding principle of the course's actions, interculturality, which focuses on, primarily, the dialogue with the diversity of subjects and knowledge, seeking to make education an increasingly human, inclusive and democratic process
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Orientador
Wunder, Alik, 1974-
Avaliador
Ayoub, Eliana, 1966-
Avaliador
Terron, Giovana Azzi de Camargo
Avaliador
O exercício da docência na perspectiva intercultural do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas [recurso eletrônico]
Fabiana de Freitas Pinto
O exercício da docência na perspectiva intercultural do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas [recurso eletrônico]
Fabiana de Freitas Pinto