Engajamento corporativo com startups [recurso eletrônico] : ambiente de negócios, capacidades em gestão da inovação e modos de engajamento
Carla de Mattos Kitsuta
TESE
Português
T/UNICAMP K649e
[Corporate-startup engagement ]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online ( 294 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ruy de Quadros Carvalho
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: A partir de 2015, observamos no Brasil um crescimento acelerado do número de empresas que estruturam iniciativas de engajamento com startups. O modo de engajamento consiste no conjunto de elementos que definem a maneira como a empresa vai se relacionar com startups. Existe um amplo espectro...
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Resumo: A partir de 2015, observamos no Brasil um crescimento acelerado do número de empresas que estruturam iniciativas de engajamento com startups. O modo de engajamento consiste no conjunto de elementos que definem a maneira como a empresa vai se relacionar com startups. Existe um amplo espectro de modos de engajamento com startups, como eventos autocontidos, programas outside-in de startups, incubadoras de startups, aceleradoras, venture builder, programas de plataforma, espaços de coworking, corporate venture capital, entre outros. Os modos de engajamento diferem quanto ao nível de comprometimento que exigem da empresa e ao nível de flexibilidade na relação entre empresas e startups. As empresas atuam em ambientes de negócios que diferem quanto ao seu nível de hostilidade e de munificência, estabelecem diferentes objetivos estratégicos no engajamento com startups e possuem diferentes níveis de capacidades em gestão da inovação. Esta pesquisa tem como objetivo explorar como o ambiente de negócios em que a empresa está inserida, suas capacidades em gestão da inovação e seus objetivos estratégicos influenciam a escolha do modo de engajamento com startups. Delimito a análise a modos de engajamento que representam uma intenção deliberada e sistemática da empresa em se relacionar com startups, notadamente, programas outside-in de startups, aceleradora corporativa, incubadora corporativa e venture builder, comparando com um modo amplamente analisado na literatura, corporate venture capital. O método utilizado foi o estudo de casos múltiplos. Foram analisadas seis empresas, selecionadas por amostragem intencional por estabelecerem modos de engajamento específicos, por apresentarem níveis intermediários e avançados de capacidades em gestão da inovação e por atuarem em diferentes ambientes de negócios. As novas tecnologias digitais apresentam um conjunto vasto de oportunidades tecnológicas e de novos modelos de negócios para empresas em todos os ambientes de negócios. A transformação digital foi o principal motivador para o engajamento corporativo com startups. Empresas que atuam em ambientes de alta hostilidade, que possuem capacidades internas de inovação digital e que apresentam uma visão estratégica empreendedora em relação à transformação digital adotaram modos de engajamento caracterizados por alto comprometimento e baixa flexibilidade. Essas empresas tinham como objetivo a criação de novos modelos de negócios baseados em tecnologias digitais, colaborando para a renovação e redefinição do seu negócio. Empresas que definiram objetivos estratégicos relacionados a eficiência/efetividade e aprendizado/conhecimento adotaram modos de engajamento caracterizados por baixo comprometimento e alta flexibilidade, como programas outside-in de startups e programas de aceleração. Capacidades em gestão da inovação, principalmente no âmbito da dimensão de Estratégia e de Organização e Governança, influenciaram a escolha dentro dos subgrupos (i) CVC, incubadora corporativa e venture builder ou (ii) programa outside-in de startups e aceleradora corporativa. A iniciativa de adotar o engajamento pode partir de áreas diversas na organização, resultando na adoção de modos de engajamento limitados pelo escopo e objetivos da área patrocinadora. Essas iniciativas podem ser complementares, compondo um portfólio de iniciativas de inovação e venturing interno e externo nas empresas.
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Abstract: Since 2015, there has been an accelerated growth in the number of companies pursuing corporate-startup engagement initiatives in Brazil. Corporate-startup engagement mode consists of a set of strategic and organizational elements that define the way a company engages with startups. There...
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Abstract: Since 2015, there has been an accelerated growth in the number of companies pursuing corporate-startup engagement initiatives in Brazil. Corporate-startup engagement mode consists of a set of strategic and organizational elements that define the way a company engages with startups. There is a spectrum of corporate-startup engagement modes, such as one-off events, startup programs, corporate accelerators, corporate incubators, venture builders, platform programs, coworking spaces, and corporate venture capital. Engagement modes differ in terms of the level of commitment they require from the company and the level of flexibility they provide in the relationship between the company and startups. Companies operate in business environments that differ in their level of hostility and munificence. They establish different strategic objectives regarding their engagement initiatives, and they present different levels of innovation management capabilities. The aim of this study is to explore how the business environment in which the company operates, its innovation management capabilities, and its strategic objectives influence the engagement mode choice. We delimit our analysis to engagement modes that represent a deliberate company effort, notably, startup programs, corporate accelerators, corporate incubators, and venture builders, comparing our observations to knowledge developed around an established engagement mode, corporate venture capital. The methodological choice encompasses a literature review, an analysis of the corporate-startup engagement landscape in Brazil and a multiple case studies approach assessing six companies that differ regarding the business environments they operate, their level of innovation management capabilities, and their choice of corporate-startup engagement mode. New digital technologies present a vast array of technological and new business opportunities for companies in all business environments. Digital transformation was the main motivator for corporate-startup engagement. Environmental hostility, top leadership entrepreneurial strategic vision, and the presence of internal digital innovation capabilities influenced companies to establish objectives related to business renewal and redefinition through new business models based on digital technologies. Companies aiming to create and explore new business models adopted corporate-startup engagement modes characterized by high commitment and low flexibility, such as corporate incubators, venture builders, and CVC. Companies that defined strategic objectives related to efficiency/effectiveness and learning/knowledge adopted corporate-startup engagement modes characterized by low commitment and high flexibility, such as startup programs and corporate accelerators. Innovation management capabilities related to strategy and governance also influence the engagement mode decision-making process. Corporate-startup engagement initiatives can be originated in different areas within a company. The engagement mode configuration is delimited by the scope and objectives of the sponsoring area. Corporate-startup engagement initiatives can present complementary goals, composing a portfolio of internal and external initiatives dedicated to foster innovation and venturing within the organization.
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Carvalho, Ruy de Quadros, 1953-
Orientador
Bagno, Raoni Barros
Avaliador
Horta, Luciana Harumi Hashiba Maestrelli
Avaliador
Nakagawa, Marcelo Hiroshi
Avaliador
Vilha, Anapatricia Morales, 1975-
Avaliador
Engajamento corporativo com startups [recurso eletrônico] : ambiente de negócios, capacidades em gestão da inovação e modos de engajamento
Carla de Mattos Kitsuta
Engajamento corporativo com startups [recurso eletrônico] : ambiente de negócios, capacidades em gestão da inovação e modos de engajamento
Carla de Mattos Kitsuta