De institutine musica de Boécio [recurso eletrônico] : um olhar romano tardio sobre a música
Michel Mendes
TESE
Português
T/UNICAMP M522d
[Boethius' De institutione musica]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online ( 129 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Patrícia Prata
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Neste trabalho investigamos como Boécio (c. 480-524) define a música e o músico em seu tratado De Institutione Musica, no qual retoma fontes greco-romanas, em especial filosóficas, para discutir a relação entre música e moral, i.e., a música como meio de educação moral, considerando seu...
Ver mais
Resumo: Neste trabalho investigamos como Boécio (c. 480-524) define a música e o músico em seu tratado De Institutione Musica, no qual retoma fontes greco-romanas, em especial filosóficas, para discutir a relação entre música e moral, i.e., a música como meio de educação moral, considerando seu poder de enobrecer ou perverter o homem. Nesse sentido, investigamos o referido tratado dentro de um contexto definido pelo avanço do cristianismo na produção intelectual dos séculos V e VI d.C. A fim de investigar mais a fundo a forma como o texto boeciano se relaciona com esse contexto cultural no qual se insere, tecemos uma análise comparada do tratado boeciano com o De Musica de Agostinho de Hipona (354-430), escrito cerca de cem anos antes, que apresenta a música sob o aspecto da métrica poética. O foco é a construção discursiva de Boécio e Agostinho de Hipona, na sua relação com a "herança clássica" na área da música. Assim, a análise comparativa procura observar os pontos de contato entre os referidos tratados musicais a fim de investigar como os dois pensadores trazem autores e teorias da Antiguidade, relacionados aos aspectos morais da música, para suas obras no contexto tardo-antigo no qual escrevem
Ver menos
Abstract: In this work, it was investigated how Boethius (ca. 480-524) defines music and the musician in his treatise De Institutione Musica, in which he resumes Greco-Roman sources, in particular philosophical ones, to discuss the relationship between music and morality, i.e. music as a means of...
Ver mais
Abstract: In this work, it was investigated how Boethius (ca. 480-524) defines music and the musician in his treatise De Institutione Musica, in which he resumes Greco-Roman sources, in particular philosophical ones, to discuss the relationship between music and morality, i.e. music as a means of moral education, considering its power to ennoble or pervert men. In this sense, we investigated the referred treatise within the context defined by the advancement of Christianity on the intellectual production of the fifth and sixth centuries AD. In order to further investigate how the boetian text relates to the cultural context in which it is inserted, we make a comparative analysis between the boetian treatise and Augustine of Hippo's (354-430) De Musica, written around a hundred years before, that presents music in the aspect of poetic metric. The focus is on the discursive construction of Boethius and Augustine of Hippo, in its relationship to the "classical heritage" in the music field. Thus, the comparative analysis seeks to observe the points of contact between the referred musical treatises in order to investigate how the two thinkers bring authors and theories from Antiquity related to the moral aspects of music, to their work in the late-ancient context in which they write
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Prata, Patricia, 1974-
Orientador
Sartorelli, Elaine Cristine
Avaliador
Cerqueira, Fabio Vergara
Avaliador
Rezende Silva, Alfredo Manoel de, 1982-
Avaliador
Custódio, Márcio Augusto Damin, 1970-
Avaliador
De institutine musica de Boécio [recurso eletrônico] : um olhar romano tardio sobre a música
Michel Mendes
De institutine musica de Boécio [recurso eletrônico] : um olhar romano tardio sobre a música
Michel Mendes