"Faz tempo que disseram que não era mais para pegar menino nos matos" [recurso eletrônico] : narrativas de partos entre indígenas Tapeba e Tremembé no Ceará
An Lucia Farah de Tófoli
TESE
Português
T/UNICAMP T571f
["It's been a long time since they said that one should not catch children in the bushes"]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (293 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Jose Mauricio Paiva Andion Arruti
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: A partir de pesquisa de campo realizada entre os anos 2016 e 2018, esta tese é uma etnografia das narrativas de partos entre os povos indígenas Tapeba e Tremembé, localizados nos municípios de Caucaia e Itarema no estado do Ceará. Em uma perspectiva diacrônica, busquei acompanhar a ruptura...
Ver mais
Resumo: A partir de pesquisa de campo realizada entre os anos 2016 e 2018, esta tese é uma etnografia das narrativas de partos entre os povos indígenas Tapeba e Tremembé, localizados nos municípios de Caucaia e Itarema no estado do Ceará. Em uma perspectiva diacrônica, busquei acompanhar a ruptura percebida nos últimos 30 anos que marcou o processo de transição entre os partos tradicionais realizados dentro das aldeias por indígenas para o atendimento medicalizado e o parto hospitalar. Para tanto, articulo a literatura historiográfica e antropológica sobre o tema no diálogo com a analise etnográfica. Partindo da memória dessas mudanças, as narrativas Tapeba e Tremembé permitem acessar dimensões fundamentais dos sistemas de partos tradicionais. Esse exercício traz à tona ao menos quatro questões: i) as transformações sentidas no atendimento ao parto a partir da implementação das políticas públicas de saúde diferenciada direcionada aos povos indígenas; (ii) a importância das pessoas diretamente envolvidas e responsáveis pelos processos de parir, tais como parteiras, pajés e aquelas que pegavam menino; (iii) os saberes e práticas articulados na condução dos partos dentro das aldeias a partir de noções como corpo aberto, chás, banhos e massagens que envolvem uma carga semântica atribuída à placenta e ao resguardo; e (iv) o parto como limiar de vida e morte, bem como o lugar da fé e de devoções presentes na dinâmica parto/nascimento. Ao encarar tais questões, argumento que caminhar pelas rememorações de partos tradicionais nos possibilita compreender o parto como um evento socialmente orientado, fundador de relações de socialidade e vínculos entre as pessoas, o lugar e o contexto em que o nascimento ocorre
Ver menos
Abstract: Starting from field research carried out from 2016 to 2018, this thesis is an ethnography of narratives about childbirth in the indigenous peoples Tapeba and Tremembé, respectively located in Caucaia and Itarema municipalities, in Ceará State, Brazil. Using a diachronic perspective, I...
Ver mais
Abstract: Starting from field research carried out from 2016 to 2018, this thesis is an ethnography of narratives about childbirth in the indigenous peoples Tapeba and Tremembé, respectively located in Caucaia and Itarema municipalities, in Ceará State, Brazil. Using a diachronic perspective, I aimed to follow the perceived rupture during the last 30 years, in a transition process from traditional childbirths, performed in the villages by indigenous midwives, to medicalized care and childbirth in hospitals. To do so, I reviewed the historiographic and anthropologic literature on the theme in dialogue with ethnographic analysis. The Tapeba and Tremembé narratives, taken as a starting point, give access to fundamental dimensions of the traditional childbirth system. This exercise brings to light at least four issues: i) the transformation felt on the childbirth care since the implementation of the health public policies for indigenous people; (ii) the importance of people who were directly involved and responsible for the childbirth process, such as midwives, pajés (shamans) and those who pegavam menino ("catch/hold children"); (iii) knowledge and practices implicated in the childbirth process inside the indigenous villages ¿ such as corpo aberto ("open body"), teas, baths and massages ¿ that carry a semantic weight attributed to the placenta and resguardo (postpartum confinement); and (iv) childbirth as a threshold between life and death, as well as the place of faith and devotion that are present on the childbirth dynamics. By facing these questions, I argued that walking through the memories of traditional childbirth allows us to understand birth as a socially oriented event, promoter of social relationships and bonds among persons, place and context involved in birth when it takes place
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Arruti, José Maurício Paiva Andion, 1967-
Orientador
Oliveira, Joana Cabral de
Avaliador
Toniol, Rodrigo, 1988-
Avaliador
Viegas, Susana Dores de Matos
Avaliador
Souza, Vânia Rocha Fialho de Paiva e
Avaliador
"Faz tempo que disseram que não era mais para pegar menino nos matos" [recurso eletrônico] : narrativas de partos entre indígenas Tapeba e Tremembé no Ceará
An Lucia Farah de Tófoli
"Faz tempo que disseram que não era mais para pegar menino nos matos" [recurso eletrônico] : narrativas de partos entre indígenas Tapeba e Tremembé no Ceará
An Lucia Farah de Tófoli