Viver é muito perigoso [recurso eletrônico] : os hibridismos em Grande sertão : veredas
Fernando Moreira da Costa
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP M813v
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online ( 48 p.) : digital, arquivo PDF.
Orientador: Alfredo Cesar Barbosa de Melo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta monografia se propõe a analisar a estrutura narrativa de Grande sertão: veredas a partir de duas hipóteses centrais: o duelo final entre Diadorim e Hermógenes representa o princípio estrutural subjacente ao texto; e, o diabo atua como símbolo desse evento, portando a sua carga signia...
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Resumo: Esta monografia se propõe a analisar a estrutura narrativa de Grande sertão: veredas a partir de duas hipóteses centrais: o duelo final entre Diadorim e Hermógenes representa o princípio estrutural subjacente ao texto; e, o diabo atua como símbolo desse evento, portando a sua carga signia para toda a obra. Para isso, utilizamos dois conceitos chave: o hibridismo, retirado do trabalho de José Antônio Pasta Jr., O romance de Rosa (1999); e, o trauma, extraído dos trabalhos de Sigmund Freud que versam sobre este conceito. Partindo desse escopo teórico, expõe-se o hibridismo como lógica de base do romance, o qual parte,
simbolicamente, da morte de Diadorim e repercute em todas as esferas da narrativa. Para
ilustrar esse ponto, mostra-se a sua reverberação em três aspectos centrais: a composição dos
tempos narrativos, a constituição do narrador e a composição das imagens diabólicas. Além
disso, estabelece-se um diálogo entre o livro e a psicanálise freudiano, evidenciando a
possibilidade de compreender a morte de Diadorim sob o signo do trauma, assim como
estabelecer associações da figura do diabo com a lembrança traumática e a pulsão de morte.
Assim, evidencia-se como a teoria psicanalítica pode contribuir para uma compreensão mais
profunda do hibridismo e da obra-prima de Rosa Ver menos
simbolicamente, da morte de Diadorim e repercute em todas as esferas da narrativa. Para
ilustrar esse ponto, mostra-se a sua reverberação em três aspectos centrais: a composição dos
tempos narrativos, a constituição do narrador e a composição das imagens diabólicas. Além
disso, estabelece-se um diálogo entre o livro e a psicanálise freudiano, evidenciando a
possibilidade de compreender a morte de Diadorim sob o signo do trauma, assim como
estabelecer associações da figura do diabo com a lembrança traumática e a pulsão de morte.
Assim, evidencia-se como a teoria psicanalítica pode contribuir para uma compreensão mais
profunda do hibridismo e da obra-prima de Rosa Ver menos
Abstract: The objective of this monograph is to analyze of the narrative structure of Grande Sertão: Veredas. Two central hypotheses form the core of this study: the final duel between Diadorim and Hermógenes represents the structural principle which underlies the text; and the devil acts as a...
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Abstract: The objective of this monograph is to analyze of the narrative structure of Grande Sertão: Veredas. Two central hypotheses form the core of this study: the final duel between Diadorim and Hermógenes represents the structural principle which underlies the text; and the devil acts as a symbol of this event, carrying its symbolic charge throughout the whole narrative. To this end, two key concepts are employed: hybridism, as described by José Antônio Pasta Jr. in O romance de Rosa (1999); and the concept of trauma, as found in the works of Sigmund Freud. From this theoretical framework, hybridism is exposed as the fundamental logic of the novel, which starts, symbolically, with the death of Diadorim and reverberates in all spheres of the narrative. To illustrate this point, its reverberation in three central aspects is demonstrated: the composition of narrative times, the construction of the narrator and the composition of diabolical images. In addition, a dialogue is established between the book and Freudian psychoanalysis, highlighting the possibility of understanding Diadorim's death through the sign of trauma, as well as establishing associations between the figure of the devil and traumatic memory and the death drive. Thus, it is shown how psychoanalytic theory can contribute to a deeper understanding of Rosa's hybridism and of his masterpiece
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Fernando Moreira da Costa
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