Nordestino e universal [recurso eletrônico] : modalismo melódico e harmonia não-funcional em dois cadernos de "leadsheets" de Hermeto Pascoal
Renato Michelin Sanches de Oliveira Borghi
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B644n
[Northeastern and universal]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (178 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Paulo José de Siqueira Tiné
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Esta dissertação de mestrado pretende investigar a construção da estética de Hermeto Pascoal, denominada por este como música universal. Analisando seis obras deste compositor, compiladas em formato leadsheet por Jovino Santos Neto nos cadernos de partituras Tudo é Som e 15 Scores, buscamos...
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Resumo: Esta dissertação de mestrado pretende investigar a construção da estética de Hermeto Pascoal, denominada por este como música universal. Analisando seis obras deste compositor, compiladas em formato leadsheet por Jovino Santos Neto nos cadernos de partituras Tudo é Som e 15 Scores, buscamos compreender de que maneira este compositor lança mão de duas musicalidades, entre as muitas incorporadas em sua trajetória como músico profissional: o modalismo melódico nordestino e a harmonização não-funcional do jazz pós-bebop da década de 1960. Utilizando ferramentas provenientes dos campos da etnomusicologia e da antropologia, realizamos uma revisão da trajetória profissional de Hermeto Pascoal, buscando entender os contextos em que incorporou através da prática as musicalidades que aborda em sua obra madura. Sua música misturada (em situação de fricção de musicalidades) é vista como resultado de tomar a sua intuição como critério principal para a tomada de decisões na composição e improvisação. Em sua trajetória migrante, motivada pela necessidade de buscar melhores condições materiais de vida e espaço para desenvolver-se artisticamente, Hermeto fez-se polimusical, incorporando através da prática distintas musicalidades; em sua produção madura, estas musicalidades convivem, simultânea e/ou sequencialmente, em suas obras. Na análise das obras, buscamos entender como o compositor emprega de maneira simultânea os elementos característicos do modalismo melódico nordestino e da harmonia não-funcional jazzística, gerando uma síntese que extrapola os procedimentos encontrados em cada uma das musicalidades de origem. Desta forma, sua música universal brasileira consegue comunicar-se com uma grande comunidade de músicos e ouvintes ao redor do globo, tanto pela adoção de práticas oriundas das músicas participativas de sua infância como por fazer referência a elementos musicais presentes na memória musical-cultural de cada uma das comunidades de origem das musicalidades que põe em jogo
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Abstract: This work intends to investigate the construction of Hermeto Pascoal's aesthetics, called by him universal music. Analyzing six works by this composer, compiled in leadsheet format by Jovino Santos Neto in the score books Tudo é Som and 15 Scores, we seek to understand how this composer...
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Abstract: This work intends to investigate the construction of Hermeto Pascoal's aesthetics, called by him universal music. Analyzing six works by this composer, compiled in leadsheet format by Jovino Santos Neto in the score books Tudo é Som and 15 Scores, we seek to understand how this composer makes use of two musicalities, among the many incorporated through his career as a professional musician: the Brazilian Northeastern melodic modalism and the non-functional harmonies of post-bebop jazz from the 1960s. Using tools from the fields of ethnomusicology and anthropology, we conducted a review of Hermeto Pascoal's professional trajectory, seeking to understand the contexts in which he incorporated through practice the musicalities he addresses in his mature work. His mixed music (in a situation of friction of musicalities) is seen as a result of taking his intuition as the main criterion for making decisions in composition and improvisation. In his migrant trajectory, motivated by the need to seek better material conditions of life and space to develop artistically, Hermeto became poly-musical, incorporating different musicalities through practice; in their mature production, these musicalities coexist, simultaneously and/or sequentially, in their works. In the analysis of his compositions, we seek to understand how this composer simultaneously uses the characteristic elements of northeastern melodic modalism and non-functional jazz harmony, generating a synthesis that extrapolates the procedures found in each of the original musicalities. In this way, his universal Brazilian music manages to communicate with a large community of musicians and listeners around the globe, both by adopting practices from participatory music from his childhood and by making reference to musical elements present in the musical-cultural memory of each of the communities of origin of the musicalities it puts into play
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Nordestino e universal [recurso eletrônico] : modalismo melódico e harmonia não-funcional em dois cadernos de "leadsheets" de Hermeto Pascoal
Renato Michelin Sanches de Oliveira Borghi
Nordestino e universal [recurso eletrônico] : modalismo melódico e harmonia não-funcional em dois cadernos de "leadsheets" de Hermeto Pascoal
Renato Michelin Sanches de Oliveira Borghi