Materiais didáticos no contexto dos novos multiletramentos [recurso eletrônico] : uma análise dos protótipos de ensino
Fabiana Marsaro Pavan
TESE
Português
T/UNICAMP M351m
[Teaching materials in the context of new multiliteracies ]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online ( 229 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta pesquisa de base documental busca contribuir com o campo da Linguística Aplicada ao tomar como objeto o conjunto de 20 protótipos de ensino produzidos, entre 2014 e 2015, por discentes de graduação e de pós-graduação sob a coordenação da Profª Drª Roxane Rojo, em atendimento a uma...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa de base documental busca contribuir com o campo da Linguística Aplicada ao tomar como objeto o conjunto de 20 protótipos de ensino produzidos, entre 2014 e 2015, por discentes de graduação e de pós-graduação sob a coordenação da Profª Drª Roxane Rojo, em atendimento a uma demanda da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Ao realizar uma análise qualitativa-interpretativista desses materiais, tivemos como principais objetivos compreender em que medida eles realizam o conceito de protótipos de ensino em sua concepção inicial e se de fato poderiam subsidiar práticas de ensino-aprendizagem no contexto dos novos multiletramentos, viabilizando a construção de web currículos. Para tanto, na primeira etapa de análise, comparamos os artigos acadêmicos em que Rojo define os protótipos de ensino, a fim de observar o desenvolvimento do conceito. Na segunda etapa, propusemos uma gradação entre os exemplares do conjunto, buscando identificar os mais prototípicos e os menos prototípicos. Para isso, identificamos regularidades por meio do processamento de dados quantitativos e as tornamos visíveis em um gráfico de dispersão composto por quatro quadrantes. Ao analisar os protótipos posicionados em cada quadrante, concluímos que a predominância de gêneros multissemióticos e de práticas dos novos multiletramentos é um aspecto importante para que um protótipo se configure como tal. Nos exemplares mais prototípicos, porém, destacam-se também princípios como a interdisciplinaridade, a organização como projeto temático, a arquitetônica vazada e o apoio à formação docente. Assim, concluímos que, embora o conjunto de protótipos analisado não corresponda totalmente ao conceito de protótipos de ensino em sua concepção inicial, os princípios que embasaram sua produção têm potencial para orientar a elaboração de materiais didáticos mais adequados à educação linguística no contexto dos novos multiletramentos
Ver menos
Abstract: This documentary research seeks to contribute to the field of Applied Linguistics by taking as object the set of 20 teaching prototypes produced between 2014 and 2015 by undergraduate and graduate students, under the coordination of Professor Roxane Rojo, to meet a demand from the São...
Ver mais
Abstract: This documentary research seeks to contribute to the field of Applied Linguistics by taking as object the set of 20 teaching prototypes produced between 2014 and 2015 by undergraduate and graduate students, under the coordination of Professor Roxane Rojo, to meet a demand from the São Paulo Secretary of Education. When conducting a qualitative-interpretative analysis of these materials, we had as main objectives to understand to what extent they materialize the concept of teaching prototypes in their initial conception, and whether they could, in fact, support teaching-learning practices in the context of new multiliteracies, enabling the construction of web curriculums. For this purpose, in the first stage of analysis, we compared the academic articles in which Rojo defines teaching prototypes, in order to observe the development of the concept. In the second stage, we proposed a gradation among the examples in the set, so as to identify the most and the least prototypical ones. In order to do so, we identified regularities by processing quantitative data and made these regularities visible in a four-quadrant scatter plot. When analyzing the prototypes in each quadrant, we concluded that the predominance of multisemiotic genres, and of practices of the new multiliteracies is an important aspect for a prototype to be configured as such. In the most prototypical examples, however, principles such as interdisciplinarity, organization as a thematic project, open architectonics, and support for teacher education also stand out. Thus, we concluded that, although the set of prototypes analyzed does not fully correspond to the concept of teaching prototypes in its initial conception, the principles that supported its production have the potential to guide the development of teaching materials more appropriate to linguistic education in the context of the new multiliteracies
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-
Orientador
Neves, Cynthia Agra de Brito, 1972-
Avaliador
Barbosa, Jacqueline Peixoto, 1965-
Avaliador
Costa, Liliane Pereira da Silva, 1973-
Avaliador
Alves, Maria da Penha Casado
Avaliador
Materiais didáticos no contexto dos novos multiletramentos [recurso eletrônico] : uma análise dos protótipos de ensino
Fabiana Marsaro Pavan
Materiais didáticos no contexto dos novos multiletramentos [recurso eletrônico] : uma análise dos protótipos de ensino
Fabiana Marsaro Pavan