Leitura da Literatura de Cordel [recurso eletrônico] : uma experiência de pesquisa e docência na escola pública
Isis Parise Silva
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP Si38L
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (65 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho apresenta uma experiência de pesquisa e docência que tem como ponto de partida a leitura oral da Literatura de Cordel na escola pública. Através de uma abordagem qualitativa, optando pela pesquisa participante, desenvolvi com turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I,...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho apresenta uma experiência de pesquisa e docência que tem como ponto de partida a leitura oral da Literatura de Cordel na escola pública. Através de uma abordagem qualitativa, optando pela pesquisa participante, desenvolvi com turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I, atividades de leitura e de escrita que me permitiram indagar a respeito dos impactos que tal literatura pode provocar nos estudantes, sua influência no repertório cultural mais amplo e na criatividade mais específica das crianças. Como professora iniciante, esse movimento serviu para aperfeiçoar a prática pedagógica, e enquanto pesquisadora, proporcionou trilhar caminhos de investigação. A metodologia de ensino vivida, demonstra caminhos para um ensino dinâmico e horizontal na esfera do ensino público, sem perder a qualidade. Aproximando patrimônios culturais, que são antes de tudo direito dos alunos, tais aulas potencializam o valor da poesia popular nordestina em situações de leitura e escrita, na escola e para a escola pública
Ver menos
Abstract: This work presents a research and teaching experience that has as its starting point the oral reading of Cordel Literature in public schools. Through a qualitative approach, opting for participatory research, I developed reading and writing activities with classes of 4th and 5th year of...
Ver mais
Abstract: This work presents a research and teaching experience that has as its starting point the oral reading of Cordel Literature in public schools. Through a qualitative approach, opting for participatory research, I developed reading and writing activities with classes of 4th and 5th year of Elementary School that allowed me to inquire about the impacts that such literature can cause on students, its influence on the repertoire broader cultural and more specific children's creativity. As a beginner teacher, this movement served to improve the pedagogical practice, and as a researcher, it provided a path of investigation. The teaching methodology experienced, shows ways for a dynamic and horizontal teaching in the sphere of public education, without losing quality. Bringing together cultural heritage, which is primarily the right of students, such classes enhance the value of popular Northeastern poetry in situations of reading and writing, at school and for the public school
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Leitura da Literatura de Cordel [recurso eletrônico] : uma experiência de pesquisa e docência na escola pública
Isis Parise Silva
Leitura da Literatura de Cordel [recurso eletrônico] : uma experiência de pesquisa e docência na escola pública
Isis Parise Silva