Intervenção precoce na infância [recurso eletrônico] : a importância da Educação Infantil como meio interventivo em crianças com Transtorno do Espectro Autista
Giulia Conte
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP C767i
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (37 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Antonio Carlos Dias Júnior
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O estudo sobre a aprendizagem e como ela ocorre é um importante tópico na educação, auxiliando também a repensar as formas de ensino e o modelo de educação que estamos inseridos. Dessa forma, o objetivo desse trabalho são discutir e compreender o processo de autorregulação da aprendizagem, a...
Ver mais
Resumo: O estudo sobre a aprendizagem e como ela ocorre é um importante tópico na educação, auxiliando também a repensar as formas de ensino e o modelo de educação que estamos inseridos. Dessa forma, o objetivo desse trabalho são discutir e compreender o processo de autorregulação da aprendizagem, a partir das teorizações de Barry Zimmerman e Albert Bandura, bem como investigar se a prática de feedback pode auxiliar a potencializar o processo de aprendizagem do aluno. Para isso, discute-se as limitações do feedback na ideia de transferência de conhecimento a partir de um processo puramente informativo vindo do professor e direcionada para o aluno, para assumir um modelo que é estabelecido a partir do diálogo entre os agentes com uma dinâmica que ocorre durante todo o processo do aprendizado e não só não final a partir de uma grade escolar. Com isso, foi analisado no presente trabalho os variados tipos de feedback e os seus princípios, assim como o princípio de uma educação centrada no aluno e não no conhecimento do professor. Por fim, estudos empíricos são discutidos a fim de demonstrar que o processo de feedback varia de acordo com as especificidades do grupo envolvido no aprendizado, por isso é importante compreender as necessidades dos estudantes e do conteúdo a ser trabalhados, construindo um diálogo não autoritário entre professores e alunos
Ver menos
Abstract: The study of learning and how it occurs is an important topic in education, also helping to rethink the forms of teaching and the model of education that we are inserted in. Thus, the objective of this work is to discuss and understand the process of self-regulation of learning, based on...
Ver mais
Abstract: The study of learning and how it occurs is an important topic in education, also helping to rethink the forms of teaching and the model of education that we are inserted in. Thus, the objective of this work is to discuss and understand the process of self-regulation of learning, based on the theories of Barry Zimmerman and Albert Bandura, as well as investigating whether the practice of feedback can help to enhance the student's learning process. For this, we discuss the limitations of feedback in the idea of transfer knowledge from a purely informative process coming from the teacher and directed to the student, to assume a model that is established from the dialogue between agents with a dynamic that it occurs throughout the learning process and not only not from a school grade. With that, it was analyzed in the present work the varied types of feedback and its principles, as well as the principle of an education centered on the student and not on the knowledge of the teacher. Finally, empirical studies are discussed in order to demonstrate that the feedback process varies according to the specificities of the group involved in learning, so it is important to understand the needs of students and the content to be worked on, building a non-authoritarian dialogue between teachers and students
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Intervenção precoce na infância [recurso eletrônico] : a importância da Educação Infantil como meio interventivo em crianças com Transtorno do Espectro Autista
Giulia Conte
Intervenção precoce na infância [recurso eletrônico] : a importância da Educação Infantil como meio interventivo em crianças com Transtorno do Espectro Autista
Giulia Conte