Ferrogrão (EF-170) [recurso eletrônico] : impactos socioambientais no interflúvio Tapajós-Xingu
Mariel Mitsuru Nakane Aramaki
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP N145f
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (98 p.) : il. digital, arquivo PDF.
Orientador: Rafael Pastre
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Resumo: O trabalho apresenta alguns dos potenciais impactos socioambientais que poderão ser gerados a partir da construção e operação da ferrovia EF-170, Ferrogrão, planejada para instalação no interflúvio das bacias hidrográficas do rio Tapajós e do Xingu, entre o município de Sinop/MT e o complexo...
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Resumo: O trabalho apresenta alguns dos potenciais impactos socioambientais que poderão ser gerados a partir da construção e operação da ferrovia EF-170, Ferrogrão, planejada para instalação no interflúvio das bacias hidrográficas do rio Tapajós e do Xingu, entre o município de Sinop/MT e o complexo portuário de Miritituba, em Itaituba/PA. A análise considera o potencial da ferrovia em consolidar o Corredor Logístico de Exportação do Interflúvio Tapajós-Xingu e em acelerar a tendência de expansão da fronteira agrícola do centro-norte de Mato Grosso em direção ao sudoeste do Pará. Discute-se a potencial intensificação de impactos socioambientais sinérgicos e cumulativos aos gerados pelos demais empreendimentos do Corredor Logístico Tapajós-Xingu sobre povos indígenas, e a provável intensificação de processos correntes de disputa fundiária e de desmatamento. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e documental e de trabalho de campo nos estados de Mato Grosso, Pará e Distrito Federal incluindo, além de coleta de material e informações, um total de 15 entrevistas
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Abstract: This monography presents some of the potential socioenvironmental impacts that may be generated from the construction and operation of the EF-170 railway, known as Ferrogrão, planned to be installed in the interflow region of the Tapajós and Xingu river basins, between the city of Sinop,...
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Abstract: This monography presents some of the potential socioenvironmental impacts that may be generated from the construction and operation of the EF-170 railway, known as Ferrogrão, planned to be installed in the interflow region of the Tapajós and Xingu river basins, between the city of Sinop, Mato Grosso state, and the river port of Miritituba, in Tapajós river, Pará state. This analysis considers the railway¿s potential to consolidate the Logistics Corridor for Exportation of the Tapajós-Xingu Interflow as the main route for the outflow of the soybean production of Mato Grosso¿s centre-north region, as well as its potential to increase the current trend of agricultural frontier expansion in that state. It also discusses the potential intensification of synergistic and cumulative socioenvironmental impacts on indigenous peoples that are generated from other infrastructure projects that are part of the Tapajós-Xingu Logistics Corridor, as well as the presumable intensification of land dispute and deforestation processes that take place in the southwest region of Pará state
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Ferrogrão (EF-170) [recurso eletrônico] : impactos socioambientais no interflúvio Tapajós-Xingu
Mariel Mitsuru Nakane Aramaki
Ferrogrão (EF-170) [recurso eletrônico] : impactos socioambientais no interflúvio Tapajós-Xingu
Mariel Mitsuru Nakane Aramaki