Coleridge e a "willing suspension of disbelief" [recurso eletrônico] : história, análise e usos
Mônica Beatriz Guidi
TCC
TCC DIGITAL/UNICAMP G942c
[Coleridge e a willing suspension of disbelief]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online ( 50 p.) : digital, arquivo PDF.
Orientador: Alexandre Soares Carneiro
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: A -willing suspension of disbelief?, termo cunhado por S.T. Coleridge em sua
Biographia Literaria (1817), tem sido utilizada em tempos recentes como uma teoria de
engajamento com a ficção. Diferentes áreas acusam a terminologia de ser generalista e
superficial. Assim, é necessário... Ver mais Resumo: A -willing suspension of disbelief?, termo cunhado por S.T. Coleridge em sua
Biographia Literaria (1817), tem sido utilizada em tempos recentes como uma teoria de
engajamento com a ficção. Diferentes áreas acusam a terminologia de ser generalista e
superficial. Assim, é necessário retornar ao pensamento de Coleridge e tentar compreender o
que pretendia ao falar de uma -willing suspension of disbelief for the moment, which
constitutes poetic faith? ¿ se um conceito geral ou específico à poesia. A história do termo
parece se iniciar no teatro, com -temporary half-faith? e a diferenciação entre -illusion? e
-delusion?, presentes em Kant e A. W. Schlegel, grandes influenciadores de Coleridge. O
espectador conscientemente deixava-se levar em um estado análogo ao dos sonhos. Isso
também acontece na -willing suspension of disbelief?, que demanda o consentimento do leitor em participar da experiência fictícia e o momentâneo abrir mão de seus padrões do mundo real. O papel do autor é julgar o que deve ser dito e como, de forma a manter o leitor nesse estado. Todos esses elementos podem existir em outras formas de mídia de ficção além da poesia. Assim, apesar de na BL Coleridge utilizar -dramatic probability? para o teatro e
indicar que romances aceitam elementos mais improváveis do que a poesia, o que indica que
não propunha intercambialidade do uso de -willing suspension of disbelief?, essa restrição não precisa ser seguida à risca. Também é preciso levar em conta que a coerência e a
verossimilhança, fundamentais para o funcionamento da -willing suspension of disbelief?,
podem tornar-se restrições para o exercício criativo, exigindo uma firme aderência ao que é
percebido como real Ver menos
Biographia Literaria (1817), tem sido utilizada em tempos recentes como uma teoria de
engajamento com a ficção. Diferentes áreas acusam a terminologia de ser generalista e
superficial. Assim, é necessário... Ver mais Resumo: A -willing suspension of disbelief?, termo cunhado por S.T. Coleridge em sua
Biographia Literaria (1817), tem sido utilizada em tempos recentes como uma teoria de
engajamento com a ficção. Diferentes áreas acusam a terminologia de ser generalista e
superficial. Assim, é necessário retornar ao pensamento de Coleridge e tentar compreender o
que pretendia ao falar de uma -willing suspension of disbelief for the moment, which
constitutes poetic faith? ¿ se um conceito geral ou específico à poesia. A história do termo
parece se iniciar no teatro, com -temporary half-faith? e a diferenciação entre -illusion? e
-delusion?, presentes em Kant e A. W. Schlegel, grandes influenciadores de Coleridge. O
espectador conscientemente deixava-se levar em um estado análogo ao dos sonhos. Isso
também acontece na -willing suspension of disbelief?, que demanda o consentimento do leitor em participar da experiência fictícia e o momentâneo abrir mão de seus padrões do mundo real. O papel do autor é julgar o que deve ser dito e como, de forma a manter o leitor nesse estado. Todos esses elementos podem existir em outras formas de mídia de ficção além da poesia. Assim, apesar de na BL Coleridge utilizar -dramatic probability? para o teatro e
indicar que romances aceitam elementos mais improváveis do que a poesia, o que indica que
não propunha intercambialidade do uso de -willing suspension of disbelief?, essa restrição não precisa ser seguida à risca. Também é preciso levar em conta que a coerência e a
verossimilhança, fundamentais para o funcionamento da -willing suspension of disbelief?,
podem tornar-se restrições para o exercício criativo, exigindo uma firme aderência ao que é
percebido como real Ver menos
Abstract: The -willing suspension of disbelief?, coined by S.T. Coleridge in his Biographia
Literaria (1817), has been used in recent times as a theory of fictional engagement. Different
areas argue that the terminology too broad and superficial. Therefore, it becomes necessary to
return to... Ver mais Abstract: The -willing suspension of disbelief?, coined by S.T. Coleridge in his Biographia
Literaria (1817), has been used in recent times as a theory of fictional engagement. Different
areas argue that the terminology too broad and superficial. Therefore, it becomes necessary to
return to Coleridge`s writings and try to uncover what he meant by a -willing suspension of
disbelief for the moment, which constitutes poetic faith? ¿ if a loose concept or something
constricted to poetry. The history of the term seems to begin within theater, with -temporary
half-faith? and the difference between illusion and delusion, already present in Kant and
Schlegel, both of whom greatly influenced Coleridge. The spectators willingly let themselves
be lulled into a dreamlike state. That also takes place in the -willing suspension of disbelief?,
as it requires the reader`s consent to partake in the fictitious experience and that they
relinquish momentarily their real world standards. The role of the author is to judge what
must be said and how to say it, in such a way as to keep the reader in that state. Therefore,
though Coleridge uses -dramatic probability? in regards to the theater and indicates that
romances allow elements more improbable than poetry, which indicates that he did not see the
use of -willing suspension of disbelief? as interchangeable, that restriction need not be strictly
followed. It is also necessary to remark that coherence and verisimilitude, which are essential
to the functioning of the -willing suspension of disbelief?, can stifle creativity by demanding
an inexorable adherence to what is perceived as being real Ver menos
Literaria (1817), has been used in recent times as a theory of fictional engagement. Different
areas argue that the terminology too broad and superficial. Therefore, it becomes necessary to
return to... Ver mais Abstract: The -willing suspension of disbelief?, coined by S.T. Coleridge in his Biographia
Literaria (1817), has been used in recent times as a theory of fictional engagement. Different
areas argue that the terminology too broad and superficial. Therefore, it becomes necessary to
return to Coleridge`s writings and try to uncover what he meant by a -willing suspension of
disbelief for the moment, which constitutes poetic faith? ¿ if a loose concept or something
constricted to poetry. The history of the term seems to begin within theater, with -temporary
half-faith? and the difference between illusion and delusion, already present in Kant and
Schlegel, both of whom greatly influenced Coleridge. The spectators willingly let themselves
be lulled into a dreamlike state. That also takes place in the -willing suspension of disbelief?,
as it requires the reader`s consent to partake in the fictitious experience and that they
relinquish momentarily their real world standards. The role of the author is to judge what
must be said and how to say it, in such a way as to keep the reader in that state. Therefore,
though Coleridge uses -dramatic probability? in regards to the theater and indicates that
romances allow elements more improbable than poetry, which indicates that he did not see the
use of -willing suspension of disbelief? as interchangeable, that restriction need not be strictly
followed. It is also necessary to remark that coherence and verisimilitude, which are essential
to the functioning of the -willing suspension of disbelief?, can stifle creativity by demanding
an inexorable adherence to what is perceived as being real Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Coleridge e a "willing suspension of disbelief" [recurso eletrônico] : história, análise e usos
Mônica Beatriz Guidi
Coleridge e a "willing suspension of disbelief" [recurso eletrônico] : história, análise e usos
Mônica Beatriz Guidi