Quebra-cabeça integrando sinapse, contração muscular e sistema nervoso autônomo [recurso eletrônico] : efeito no aprendizado e na percepção dos alunos = Integrating synapse, muscle contraction, and autonomic nervous system puzzle: effect on student learning and perception
Amício Pina de Castro
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP C279q
[Integrating synapse, muscle contraction, and autonomic nervous system puzzle]
Piracicaba, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (36 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Fernanda Klein Marcondes, Lais Tono Cardozo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi descrever o jogo educativo "Integrando Sinapse, Contração Muscular e Sistema Nervoso Autonômico", desenvolvido para auxiliar os alunos a compreenderem e integrarem conceitos relacionados à fisiologia das sinapses, contração muscular e sistema nervoso...
Ver mais
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi descrever o jogo educativo "Integrando Sinapse, Contração Muscular e Sistema Nervoso Autonômico", desenvolvido para auxiliar os alunos a compreenderem e integrarem conceitos relacionados à fisiologia das sinapses, contração muscular e sistema nervoso autônomo, analisar seu efeito na aprendizagem e avaliar a percepção dos alunos sobre o jogo educativo. Estudantes de Odontologia, Farmácia e Medicina, de três instituições de ensino superior, participaram de atividades com este jogo educativo, após aulas teóricas sobre os temas acima citados. Os alunos de Odontologia e Farmácia realizaram pré e pós-teste, respectivamente, antes e após a atividade com o jogo educativo, e foram convidados a responder a uma pergunta, usando uma escala do tipo Likert, se achavam que a atividade com o jogo era útil para a aprendizagem (1 = não útil para a aprendizagem; 5 = necessário para a aprendizagem). Os alunos de Medicina somente responderam a pergunta sobre a utilidade do jogo para seu aprendizado. As notas obtidas no pós-teste foram significativamente maiores que as notas obtidas no pré-teste realizado por alunos dos cursos de Odontologia e Farmácia (p<0.05). As médias de pontuação indicadas em respostas à questão sobre a utilidade do jogo para o aprendizado foram de 4,41 ± 0,06, 4,93 ± 0,07 e 4,28 ± 0,13, respectivamente, para estudantes de Odontologia, Farmácia e Medicina. O jogo educativo aumentou a aprendizagem dos estudantes de graduação de acordo com a percepção dos mesmos e as notas obtidas nos testes
Ver menos
Abstract: The aim of this present work was to describe the educational game "Integrating Synapse, Muscle Contraction and Autonomic Nervous System" that was developed to help students in understanding and integrating concepts related to physiology of synapses, muscle contraction and autonomic nervous...
Ver mais
Abstract: The aim of this present work was to describe the educational game "Integrating Synapse, Muscle Contraction and Autonomic Nervous System" that was developed to help students in understanding and integrating concepts related to physiology of synapses, muscle contraction and autonomic nervous system, to analyze its effect on learning and evaluate students' perceptions about the educational game. Dentistry, Pharmacy and Medicine students from three higher education institutions participated in the activity with this educational game, after theoretical classes with the topics mentioned above. Dentistry and Pharmacy students performed pre and post-test, respectively, before and after the educational game activity, and were asked to answer a question using a Likert-type scale, if they thought the activity with the game was useful for learning (1 = not useful for learning; 5 = necessary for learning). Medical students only answered the question about the usefulness of the game for their learning. Dentistry and Pharmacy students had higher scores in post-tests than pre-tests (p<0.05). The average points indicated in answers to the question about the usefulness of the game for learning were 4.41 ± 0.06, 4.93 ± 0.07 and 4.28 ± 0.13, respectively, for Dentistry, Pharmacy and Medicine students. The educational game increased the learning of undergraduate students according to their perception and score test
Ver menos
Agência de fomento: FAPESP
Número do processo: 2017/25690-0
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Quebra-cabeça integrando sinapse, contração muscular e sistema nervoso autônomo [recurso eletrônico] : efeito no aprendizado e na percepção dos alunos = Integrating synapse, muscle contraction, and autonomic nervous system puzzle: effect on student learning and perception
Amício Pina de Castro
Quebra-cabeça integrando sinapse, contração muscular e sistema nervoso autônomo [recurso eletrônico] : efeito no aprendizado e na percepção dos alunos = Integrating synapse, muscle contraction, and autonomic nervous system puzzle: effect on student learning and perception
Amício Pina de Castro