Sequência didática para o ensino de sistemática filogenética aos alunos da 3ª série do ensino médio [recurso eletrônico]
Regina de Castro
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C279s
[Didactic sequence for teaching phylogenetic systematics to students in the 3rd grade of high school]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online ( 102 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Vera Nisaka Solferini
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Resumo: A Sistemática Filogenética (SF) tem como proposta descrever, nomear, identificar e classificar os seres vivos, inferindo as possíveis relações de parentesco entre estes sob a luz da evolução. Esta ciência passou por modificações, principalmente a partir da publicação do livro "A Origem das...
Ver mais
Resumo: A Sistemática Filogenética (SF) tem como proposta descrever, nomear, identificar e classificar os seres vivos, inferindo as possíveis relações de parentesco entre estes sob a luz da evolução. Esta ciência passou por modificações, principalmente a partir da publicação do livro "A Origem das Espécies" por Charles Darwin. É necessária a compreensão de conceitos e terminologias específicos da Sistemática Filogenética para a construção de árvores filogenéticas. Segundo alguns estudos, alunos do Ensino Médio (EM) possuem razoável ou pouquíssimo conhecimento sobre cladística. Uma das causas dessa lacuna é a abordagem isolada e superficial do tema pelo professor por inúmeros motivos, como por exemplo, questões de cunho religioso, programação curricular, tempo reduzido disponível para desenvolvimento das aulas, insegurança no tema e, ainda, a falta de recursos didáticos que o auxilie em sala de aula. Alguns materiais didáticos, como os livros, abordam os conceitos da SF de forma mecanizada, não estimulando os alunos a realizarem reflexões sobre as relações de parentesco entre os seres. Este trabalho teve como proposta elaborar e aplicar uma sequência didática (SD) para desenvolvimento dos temas SF e evolução. A SD faz parte de um produto pedagógico que possibilita ao professor desenvolver os conteúdos de forma aprofundada e dinâmica, utilizando, em sua aplicação, os preceitos de uma atividade investigativa. Inicialmente, foi aplicado um questionário individual na forma de pré-teste a 77 alunos de três turmas da 3ª série do EM de uma escola pública localizada no município de Hortolândia/SP. Na sequência, os estudantes realizaram a construção de cladogramas a partir da observação de organismos hipotéticos criados para a atividade. As respostas dadas ao questionário foram analisadas pelo método de Bardin, e os resultados obtidos demonstram a forma como os alunos compreendem, de forma equivocada, os conceitos relacionados à evolução e filogenia. Os alunos conseguiram elaborar o cladograma dos organismos com o auxílio de seus colegas e professor, que ao longo da atividade foi introduzindo os termos específicos da cladística. Assim, a SD elaborada apresenta grande destaque no auxílio do professor em sala de aula como recurso para iniciar, complementar ou aprofundar os conceitos específicos
Ver menos
Abstract: The Phylogenetic Systematics (SF) proposes to describe, name, identify and classify living beings, inferring possible kinship relations between them in the light of evolution. This science has undergone modifications, especially since the publication of the book "The Origin of Species" by...
Ver mais
Abstract: The Phylogenetic Systematics (SF) proposes to describe, name, identify and classify living beings, inferring possible kinship relations between them in the light of evolution. This science has undergone modifications, especially since the publication of the book "The Origin of Species" by Charles Darwin. The understanding of specific concepts and terminologies of phylogenetic systematics is necessary for the construction of phylogenetic trees. According to some studies, high school students have reasonable or very little knowledge about cladistics. One of the causes of this gap is the teacher's isolated and superficial approach to the subject for countless reasons, such as religious issues, curricular programming, reduced time available for class development, insecurity in the subject, and also the lack of didactic resources to assist him/her in the classroom. Some didactic materials, such as books, approach the SF concepts in a mechanized way, not stimulating the students to make reflections about the kinship relations between the beings. This work had as proposal to elaborate and to apply a didactic sequence (DS) for the development of themes related to SF and evolution. The DS is part of a pedagogical product that allows the teacher to develop the contents in a deep and dynamic way, using, in its application, the precepts of an investigative activity. Initially, an individual questionnaire in the form of a pre-test was applied to 77 students from three classes of the 3rd grade of high school in a public school located in the city of Hortolândia/SP. In the sequence, the students made the construction of cladograms from the observation of hypothetical organisms created for the activity. The answers given to the questionnaire were analyzed by the Bardin method, and the results obtained demonstrate how the students misunderstand the concepts related to evolution and phylogeny. The students were able to elaborate the cladogram of the organisms with the help of their colleagues and teacher, who throughout the activity introduced the specific terms of the cladistics. Thus, the DS elaborated presents great prominence in the teacher's help in the classroom as a resource to initiate, complement or deepen the specific concepts
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Sequência didática para o ensino de sistemática filogenética aos alunos da 3ª série do ensino médio [recurso eletrônico]
Regina de Castro
Sequência didática para o ensino de sistemática filogenética aos alunos da 3ª série do ensino médio [recurso eletrônico]
Regina de Castro