A arte disputa a Bienal de São Paulo [recurso eletrônico] : as condições de produção do gosto artístico dominante
Juliana Closel Miraldi
TESE
Português
T/UNICAMP M672
[The art struggle the São Paulo Biennial]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online ( 321 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Renato José Pinto Ortiz
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Esta pesquisa analisa como se estabelecem as condições de produção das Bienais de São Paulo ao longo de sua história e qual sua configuração contemporânea. Compreendendo-a na qualidade de evento, periódico e constante, observamos que a Bienal aparece como efeito objetivo da disputa de poder...
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Resumo: Esta pesquisa analisa como se estabelecem as condições de produção das Bienais de São Paulo ao longo de sua história e qual sua configuração contemporânea. Compreendendo-a na qualidade de evento, periódico e constante, observamos que a Bienal aparece como efeito objetivo da disputa de poder entre agentes advindos de diferentes campos sociais e do Estado e produz na ordem do discurso a legitimação daquilo que é selecionado pelos agentes envolvidos na disputa como a boa arte contemporânea em cada momento histórico. A fim de identificar como a Bienal acumula tal poder, articulamos nesta tese a investigação sobre a história da instituição com uma análise do desenvolvimento do campo das artes visuais no país, observando as diferentes posições ocupadas pela arte nacional no cenário global. Com isso, explicitamos as relações de poder e os modos de operação que forjam o gosto artístico dominante como um capital de distinção social e apresentamos a Bienal paulista como seu artífice
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Abstract: This research analyzes how the conditions of production of the São Paulo Biennial were established throughout its history and its current configuration. Understood as a periodic, constant event, we propose that the Biennial appears as an objective effect of the power struggle between...
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Abstract: This research analyzes how the conditions of production of the São Paulo Biennial were established throughout its history and its current configuration. Understood as a periodic, constant event, we propose that the Biennial appears as an objective effect of the power struggle between agents from several different social fields, and from the State. It produces, in the order of discourse, the legitimacy of what is selected by those agents involved in the struggle as good contemporary art in each historical moment. In order to identify how the Biennial can accumulate such power, we articulate in this dissertation an investigation about the history of the institution with an analysis of the development of the field of visual arts in Brazil, taking note of the various positions occupied by Brazilian art in the global landscape. This allows us to unveil the power relations and modes of operation that shape the dominant artistic taste as a capital of social distinction, and to present the São Paulo Biennial as its producer
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Ortiz, Renato, 1947-
Orientador
Spricigo, Vinicius Pontes
Avaliador
Nicolau Netto, Michel, 1978-
Avaliador
Silva, Elizabeth Bortolaia, 1954-
Avaliador
Ramos, Maria Lucia Bueno
Avaliador
A arte disputa a Bienal de São Paulo [recurso eletrônico] : as condições de produção do gosto artístico dominante
Juliana Closel Miraldi
A arte disputa a Bienal de São Paulo [recurso eletrônico] : as condições de produção do gosto artístico dominante
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