Construindo a identidade docente [recurso eletrônico] : narrativas dos professores de biologia de cursinhos populares =Building educators' identities : narratives of biology teachers from community preparatory courses
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F884c
[Building educators' identities]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online ( 125 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana de Medeiros Arnt
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin
Resumo: Cursinhos pré-universitários populares são espaços não formais de ensino geridos por professores voluntários que buscam educar estudantes de baixa renda, permitindo-lhes acessar o ensino superior em universidades públicas e privadas. Boa parte dos professores desses coletivos lá aplicam pela...
Resumo: Cursinhos pré-universitários populares são espaços não formais de ensino geridos por professores voluntários que buscam educar estudantes de baixa renda, permitindo-lhes acessar o ensino superior em universidades públicas e privadas. Boa parte dos professores desses coletivos lá aplicam pela primeira vez a teoria que aprenderam na faculdade enquanto alunos de licenciatura. Apesar da crescente desvalorização da profissão docente no país, a quantidade de professores formados aumenta a cada ano, seguindo o número também crescente de cursinhos populares. Buscando analisar o que faz professores lecionarem nesses espaços de ensino, tendo em mente sua trajetória profissional, sua prática e a representação que fazem de si mesmos, busco compreender que efeitos um cursinho popular pode exercer sobre os participantes aqui observados a partir do modo como falam sobre si mesmos. Esse trabalho compreende narrativas obtidas em entrevistas semi-estruturadas com 8 professores, quatro homens e quatro mulheres, que lecionaram em cursinhos populares no passado e seguiram trabalhando na educação básica. Suas histórias foram gravadas, transcritas e analisadas à luz da pesquisa narrativa. Os resultados sugerem que os indivíduos investigados consideram cursinhos populares como espaços de valiosa aprendizagem docente, apontando habilidades que foram capazes de aperfeiçoar, conexões que estabeleceram com outros docentes e um profundo reconhecimento profissional por parte dos estudantes. Ensinar num cursinho pre-universitário popular parece afetar a trajetória profissional dos docentes visto que passam a refletir a respeito das interações com os estudantes e dos espaços nos quais se sentem mais livres para ensinar
Abstract: Community preparatory courses are non-formal teaching spaces managed by voluntary teachers who desire to educate low income students allowing them to access higher education in public and private universities. Most teachers of these collectives apply for the first time the theory learned...
Abstract: Community preparatory courses are non-formal teaching spaces managed by voluntary teachers who desire to educate low income students allowing them to access higher education in public and private universities. Most teachers of these collectives apply for the first time the theory learned in college while getting their licentiate degree. Despite the growing depreciation of the teaching career in the country, the number of graduated educators rises every year, following the amount of community preparatory courses. Seeking to analyze what provokes teachers to associate with these teaching environments, regarding their professional trajectory, their practice and the representation they have for themselves, I look to understand which effects a community preparatory course may exert over the subjects here observed through the way they talk about themselves. This work comprises the narratives from 8 teachers, four men and four women who taught in community preparatory courses in the past and ended up working with basic education. Their stories were recorded, transcribed and analyzed under narrative research methods. Results suggest individuals researched consider community preparatory courses valuable for learning teaching practices, pointing out skills they were able to enhance, connections established with other colleagues and profound professional recognition by the students. Teaching in a community preparatory course seems to affect teachers¿ professional trajectory, since they start to reflect upon to which students they want to interact and in what places they may feel freely to teach
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