Contação de histórias e palhaçaria [recurso eletrônico] : caminhos para o desenvolvimento sensível da criança na educação básica
Rosane Trindade
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP T736c
[Storytelling and clowning]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online ( 100 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Márcia Maria Strazzacappa Hernández
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo pesquisar como as linguagens artísticas da Contação de Histórias e Palhaçaria podem ser recursos para um trabalho pedagógico significativo e de envolvimento das crianças. A intenção de pesquisar sobre esse tema surgiu da prática pessoal ao longo dos...
Ver mais
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo pesquisar como as linguagens artísticas da Contação de Histórias e Palhaçaria podem ser recursos para um trabalho pedagógico significativo e de envolvimento das crianças. A intenção de pesquisar sobre esse tema surgiu da prática pessoal ao longo dos últimos 13 anos, com alunos e ex-alunos, que possibilitou observar o envolvimento destes com temas/conteúdos disciplinares trabalhados que geraram curiosidade e assimilação de conceitos que, de outras maneiras, não eram captados com tamanha e significativa fluência. Ao pensarmos nestas manifestações corpóreo-artísticas como lídimo do ser/corpo humano, do corpo criador, principalmente quando criança, onde a brincadeira, a sonoridade, o lúdico, a imaginação, a fantasia e o ridículo apresentam-se naturalmente no seu desenvolvimento emocional e social, traz à tona a reflexão do quanto elas podem ser responsáveis por aprendizagens significativas ao longo da vida que, infelizmente, se perde quando chega à idade escolar, por conta de uma escolarização rígida e de conteúdos fechados e desconectados, muitas vezes, de interesses da realidade da criança. O prazeroso torna-se uma obrigatoriedade que nem sempre é compreendida pela criança do Ciclo I do Ensino Fundamental que ingressa no mundo escolar, gerando conflitos e problemas com o que se supõe indisciplina. Obviamente que outros motivos são fatores para tais problemas e as linguagens artísticas ¿ como, sem pretensão, também as reconheço - estudadas não são solução para o caos que se apresenta no ensino da atualidade, mas são, provavelmente, um forte savoir faire para o aprendizado de valores, descobertas, desenvolvimento de habilidades que ajudarão no processo ensino¿aprendizagem de maneira mais lúdica, prazerosa, sensível e humanizadora. Buscando integrar teoria e experiência pessoal, pretende-se refletir sobre este processo no desenvolvimento da criança e aprimoramento da prática pedagógica do professor, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais humanizado, corporal, artístico e sensível
Ver menos
Abstract: This dissertation aimed to research how the artistic languages of Storytelling and Clowning can be resources for meaningful pedagogical work and for the involvement of children. The intention to research on this topic arose from personal practice over the last 13 years, with students and...
Ver mais
Abstract: This dissertation aimed to research how the artistic languages of Storytelling and Clowning can be resources for meaningful pedagogical work and for the involvement of children. The intention to research on this topic arose from personal practice over the last 13 years, with students and alumni, which made it possible to observe their involvement with subjects / disciplinary contents worked that generated curiosity and assimilation of concepts that, in other ways, they were not captured with such significant fluency. When we think of these bodily-artistic manifestations as a liquid of the human being / body, the creative body, especially as a child, where play, sound, play, imagination, fantasy and ridicule are naturally present in their emotional and social, brings up the reflection of how much they can be responsible for significant lifelong learning that, unfortunately, gets lost when they reach school age, due to rigid schooling and closed and disconnected content, often of interests the child's reality. Pleasurable becomes an obligation that is not always understood by the child of Cycle I of Elementary School who enters the school world, generating conflicts and problems with what is supposed to be indiscipline. Obviously, other reasons are factors for such problems and the artistic languages - as, without pretension, I also recognize them - studied are not a solution to the chaos that is present in teaching today, but they are probably a strong savoir faire for learning values, discoveries, skills development that will help in the teaching ¿ learning process in a more playful, pleasant, sensitive and humanizing way. Seeking to integrate theory and personal experience, we intend to reflect on this process in the child's development and improvement of the teacher's pedagogical practice, making the teaching-learning process more humanized, corporal, artistic and sensitive
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-
Orientador
Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Avaliador
Baptistella, Rosana, 1966-
Avaliador
Figueiredo, Valeria Maria Chaves de
Avaliador
Contação de histórias e palhaçaria [recurso eletrônico] : caminhos para o desenvolvimento sensível da criança na educação básica
Rosane Trindade
Contação de histórias e palhaçaria [recurso eletrônico] : caminhos para o desenvolvimento sensível da criança na educação básica
Rosane Trindade