A imaginação negativa [recurso eletrônico] : uma política da ficção
Luciana Molina Queiroz
TESE
Português
T/UNICAMP Q32i
[Negative imagination]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online ( 165 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Nesta tese de doutorado é investigada a existência de uma relação constitutiva entre arte e política e, em particular, a possibilidade de entendermos alguns aspectos formais da produção artística contemporânea como críticos à sociedade capitalista atual. Para fazê-lo, tomo como referência...
Ver mais
Resumo: Nesta tese de doutorado é investigada a existência de uma relação constitutiva entre arte e política e, em particular, a possibilidade de entendermos alguns aspectos formais da produção artística contemporânea como críticos à sociedade capitalista atual. Para fazê-lo, tomo como referência teórica principal a Teoria Crítica da Sociedade e um conceito desenvolvido pelo filósofo Theodor W. Adorno, utopia negativa. A tese está dividida em três partes. Na primeira, analisamos o clima cultural que pressupõe um "imobilismo histórico" e que, em razão disso, afirma igualmente a impossibilidade de obras de arte serem utópicas. Na segunda parte, investigamos o processo de autonomização estética, isto é, o modo pelo qual a arte (e, em particular, a literatura de ficção) adquire suas próprias regras de constituição na modernidade. Tomamos como pressuposto que esse processo tem como ápice o modernismo e o modo pelo qual ele é entendido como simultaneamente isolado da vida social e crítico a ela. Na terceira e última parte da tese, analisamos alguns aspectos formais da chamada arte contemporânea/pós-moderna. Tomamos como casos a serem comparados e analisados o conto "Pierre Menard, autor de Quixote", de Jorge Luis Borges; a obra "Brillo Box", de Andy Warhol; e o romance "Os Detetives Selvagens", de Roberto Bolaño. A hipótese que orientou o trabalho é a de que parte da arte contemporânea passa por um processo de desautonomização, segundo o qual algumas obras se tornam críticas à sociedade atual a partir das tensões sociais encontradas no modo idiossincrático pelo qual combinam aparência de não autonomia e autorreflexividade, ou seja, a arte em questão é crítica quando se aproxima formalmente de objetos e práticas cotidianas que têm utilidade e valor de verdade, tais como a crítica literária, a réplica de uma mercadoria, a enciclopédia, o testemunho, etc. Com isso, essas obras fazem refletir a respeito das condições materiais da própria produção artística
Ver menos
Abstract: In this doctoral thesis, it is investigated the existence of a constitutive relationship between art and politics, and, specifically, the possibility of understanding formal aspects of contemporary art as critical to current capitalist society. In order to do so, we take as main...
Ver mais
Abstract: In this doctoral thesis, it is investigated the existence of a constitutive relationship between art and politics, and, specifically, the possibility of understanding formal aspects of contemporary art as critical to current capitalist society. In order to do so, we take as main theoretical reference the Critical Theory of Society and a concept developed by the philosopher Theodor W. Adorno, negative utopia. The thesis is divided into 3 parts. In the first one, we analyze the cultural atmosphere that presupposes "historical immobility" and, for that reason, also affirms the impossibility of works of art being utopian. In the second part, we investigate the process of aesthetic autonomization, that is, the way in which art (in particular, literary fiction) acquires its own rules of constitution in modernity. We assume that this process finds its apex in modernism and in the way by which it is understood as simultaneously isolated from social life and critical towards it. In the third and final part of the thesis, we analyze some formal aspects of so-called contemporary/postmodern art. We take as cases to be compared and analyzed the short story "Pierre Menard, Author of the Quixote", by Jorge Luis Borges; Andy Warhol's "Brillo Box"; and the novel "The Savage Detectives", by Roberto Bolaño. The hypothesis that guided the work is that part of the contemporary art goes through a process of de-autonomization, according to which some works become critical to the current society because of the social tensions found in the idiosyncratic way by which they combine appearance of non-autonomy and self-reflexivity, that is, the art in question is critical when it formally resembles everyday objects and practices that have utility and truth value, such as literary criticism, the replica of a commodity, the encyclopedia, the testimony, etc. Thus, these artworks reflect on the material conditions of the artistic production itself
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Sterzi, Eduardo, 1973-
Orientador
Fernandes, Pádua, 1971-
Avaliador
Palhares, Taisa, 1974-
Avaliador
Silva, Eduardo Soares Neves
Avaliador
Santos, Vitor Cei
Avaliador
A imaginação negativa [recurso eletrônico] : uma política da ficção
Luciana Molina Queiroz
A imaginação negativa [recurso eletrônico] : uma política da ficção
Luciana Molina Queiroz