A presença das mulheres no ensino de história na educação de jovens e adultos [recurso eletrônico]
Tarsila Tonsig Garcia Teijeiro
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP T234p
[The presence of women in history teaching in youth and adults education]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online ( 117 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Raquel Gryszczenko Alves Gomes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: A História no ensino básico ainda é vista, majoritariamente, a partir de uma perspectiva masculina: quase não se fala de mulheres como protagonistas históricas e, nas poucas vezes em que elas são apresentadas nos materiais didáticos, estão em uma pequena caixa de curiosidades ou em textos...
Ver mais
Resumo: A História no ensino básico ainda é vista, majoritariamente, a partir de uma perspectiva masculina: quase não se fala de mulheres como protagonistas históricas e, nas poucas vezes em que elas são apresentadas nos materiais didáticos, estão em uma pequena caixa de curiosidades ou em textos complementares separados dos conteúdos principais. O objetivo desse trabalho é de observar o modo pelo qual os debates acadêmicos sobre gênero foram incorporados no ensino de História na educação básica, com destaque para a rede do município de Campinas, buscando evidenciar o lugar reservado para as mulheres e a forma como são apresentadas nos conteúdos abordados pelo componente curricular de História. Considera-se, também, a presença do conceito de gênero em documentos relativos à Educação, no intuito de se mostrar como se dá a inserção da temática de gênero nos marcos legais da área. Dedica-se especial atenção para o contexto do ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ao se analisar como o fator gênero influencia na composição das turmas de EJA e como a questão aparece nos materiais didáticos utilizados. O estudo foi pautado pela leitura das obras de pesquisadores das áreas de gênero e educação, como Joan Scott, Michelle Perrot, Margareth Rago, Guacira Lopes Louro, Circe Bittencourt, entre outros, e pela análise da legislação vigente e de materiais didáticos de História
Ver menos
Abstract: History taught in basic education is still seen, mainly, by a masculine perspective: women rarely appear as historical protagonists and, in the few times they are presented in textbooks, they are inserted into small boxes of curiosity or into complementary texts apart from the main...
Ver mais
Abstract: History taught in basic education is still seen, mainly, by a masculine perspective: women rarely appear as historical protagonists and, in the few times they are presented in textbooks, they are inserted into small boxes of curiosity or into complementary texts apart from the main contents. The purpose of this work is to observe to what extent the academic debates towards gender were incorporated in History teaching in basic education, with a special attention to basic education in the city of Campinas, in an attempt to highlight the place reserved to women and the way they are shown in the contents addressed. The presence of the gender concept in official documents regarding basic education were also taken into account in order to show in which ways the introduction of gender issues in legal frameworks occurs. Special attention was devoted to the context of the Youth and Adult Education, by analyzing how the gender factor influences in the composition of classes and how gender issues are presented in textbooks for this modality. This study was guided by reading the works of researchers on the areas of gender and education, such as Joan Scott, Michelle Perrot, Margareth Rago, Gaucira Lopes Louro, Circe Bittencourt, among others, and by analyzing the current legislation and textbooks
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
A presença das mulheres no ensino de história na educação de jovens e adultos [recurso eletrônico]
Tarsila Tonsig Garcia Teijeiro
A presença das mulheres no ensino de história na educação de jovens e adultos [recurso eletrônico]
Tarsila Tonsig Garcia Teijeiro