Ler para escrever, simular apra agir [recurso eletrônico] : produção de uma proposta didática preparatória para o vestibular da Unicamp
Zênite Serena Szente Fonseca
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP Sz26L
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (153 p.) : digital, arquivo PDF.
Orientador: Márcia Rodrigues de Souza Mendonça
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O presente trabalho de monografia para a conclusão da licenciatura em Letras consiste na elaboração de uma proposta didática de ensino de produção textual no contexto da prova de redação do vestibular da Unicamp. O trabalho busca entender as bases da prova em questão e democratizar...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho de monografia para a conclusão da licenciatura em Letras consiste na elaboração de uma proposta didática de ensino de produção textual no contexto da prova de redação do vestibular da Unicamp. O trabalho busca entender as bases da prova em questão e democratizar conhecimentos acerca da prova de ingresso de uma das universidades de maior prestígio do país e contribuir na formação continuada de educadoras(es), visando criar subsídios para planejamento de aulas, elaboração de materiais didáticos ou cursos e organização de projetos de Língua Portuguesa. Foi realizada pesquisa documental, com o intuito de estudar as provas de redação da Comvest das provas 2016 a 2020, assim como os documentos que orientam as propostas de redação e as suas correções (editais das provas, provas comentadas, expectativas da banca, exemplares de redação). Na elaboração da proposta, foram priorizadas atividades de leitura crítica e produção textual aliadas à Análise Linguística. O produto final é uma proposta didática preparatória para a prova de redação da Comvest, que leva em consideração o ensino de gêneros e as particularidades da estruturação das propostas temáticas da prova
Ver menos
Abstract: This work consists of creating a didactic proposal in the context of teaching writing to prepare students for the writing assessment section of the "vestibular" exam, used as a means of admission to the State University of Campinas (UNICAMP). The objective is to understand the basis of the...
Ver mais
Abstract: This work consists of creating a didactic proposal in the context of teaching writing to prepare students for the writing assessment section of the "vestibular" exam, used as a means of admission to the State University of Campinas (UNICAMP). The objective is to understand the basis of the exam and to spread knowledge about the exam, through which students can be admitted to one of Brazil's most prestigious universities, aiming to create teaching aid for educators, to help them plan interventions, classes or courses, as well as organizing school projects. Desk research was done, aiming to study past exams, from 2016 to 2020, as well as the documents that guide the writing assessment tests and their corrections (such as the commented questions, expectations from the evaluation board, exemplary essays). In creating such proposal, the priority was centered in critical reading activities as well as writing and linguistic analysis. The final product is a didactic proposal aimed at preparing students for the aforementioned exam, which takes in consideration the exam¿s particularities and teaching language through genres
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Ler para escrever, simular apra agir [recurso eletrônico] : produção de uma proposta didática preparatória para o vestibular da Unicamp
Zênite Serena Szente Fonseca
Ler para escrever, simular apra agir [recurso eletrônico] : produção de uma proposta didática preparatória para o vestibular da Unicamp
Zênite Serena Szente Fonseca