Perspectiva Pictorum et Architectorum [recurso eletrônico] : a perspectiva dos pintores e dos arquitetos, de Andrea Pozzo, SJ
Mateus Alves Silva
TESE
Português
T/UNICAMP Si38p
[Perspectiva Pictorum et Architectorum]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online ( 720 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Marcos Tognon
Tese (doutorado) ¿ Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Em Roma, no final do século XVII, o jesuíta Andrea Pozzo (Trento, 1642 - Viena, 1709) publicou um tratado intitulado A Perspectiva dos Pintores e dos Arquitetos, em edição bilíngue latim-italiano (Perspectiva Pictorum et Architectorum - Prospettiva dei Pittori ed Architetti). Esse tratado...
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Resumo: Em Roma, no final do século XVII, o jesuíta Andrea Pozzo (Trento, 1642 - Viena, 1709) publicou um tratado intitulado A Perspectiva dos Pintores e dos Arquitetos, em edição bilíngue latim-italiano (Perspectiva Pictorum et Architectorum - Prospettiva dei Pittori ed Architetti). Esse tratado foi composto de dois volumes, impressos respectivamente em 1693 e 1700, e tinha por objetivo apresentar um modo prático e rápido de representar os mais diversos tipos arquitetônicos em perspectiva. Por esse caráter prático, a obra conheceu rápida difusão, sendo reeditada, impressa e traduzida em diversas línguas durante o século XVIII. Os conteúdos foram aplicados em diversas obras de pintura de quadratura, arquitetura, talha e cenografia para teatros, em diversas regiões, incluindo Portugal e o Brasil. Esta tese tem por principal questionamento os mecanismos que fizeram com que o tratado alcançasse essa expressiva difusão, não apenas por uma edição que privilegiasse a circulação das imagens nele presentes, mas, principalmente, pela proposição clara e didática de métodos para se construir desenhos de perspectiva, utilizados em diferentes formas. Um dos meios evidentes dessa difusão foram as três traduções manuscritas em língua portuguesa que sobrexistiram desde o século XVIII, direcionadas particularmente à prática artística. Para compreender essa difusão da obra retornamos à sua produção e o contexto artístico em que se inseria no final do século XVII. Por ser obra de um artista que circulou por diversas regiões da Itália, chegando até Viena, enfatizamos os aspectos biográficos que possibilitaram o repertório de exemplos da sua própria trajetória que compõe o tratado. Demarcamos também as diferentes edições e formatos que a obra teve nesse processo de difusão para, então, chegar ao contexto de elaboração dos manuscritos de tradução em Portugal. Considerando a importância de Perspectiva Pictorum et Architectorum no contexto artístico luso-brasileiro do século XVIII e XIX apresentamos, por fim, uma proposta de tradução comentada dos volumes do tratado, evidenciando o método e as questões que permitiram a sua grande circulação e utilização em todo o período
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Abstract: In Rome, at the end of the XVIIth century, the Jesuit brother Andrea Pozzo (Trento, 1642 - Wien, 1709) published a treatise called The Perspective for Painters and Architects, a Latin-Italian edition (Perspectiva Pictorum et Architectorum - Prospettiva dei Pittori ed Architetti). This...
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Abstract: In Rome, at the end of the XVIIth century, the Jesuit brother Andrea Pozzo (Trento, 1642 - Wien, 1709) published a treatise called The Perspective for Painters and Architects, a Latin-Italian edition (Perspectiva Pictorum et Architectorum - Prospettiva dei Pittori ed Architetti). This treatise has two volumes, printed in 1693 and 1700, respectively. It aimed to show an easy and quick way to represent architectural designs in perspective. This work was largely known thanks to these practical methods and was re-edited, reprinted and translated in several idioms during the XVIIIth century. This treatise was used in quadratura paintings, architecture, carving and theater scenography in several places in the world, including Portugal and Brazil. This thesis aims to understand the ways that made this treatise largely spread, not just because of the images in its editions but mainly the didactical and pragmatical ways to draw in perspective, in different forms. One of the biggest examples of this spread was the three manuscripts translations in Portuguese made in the XVIIIth century used in the artistic practice. To understand this work we need to know what was the artistical context at the end of the XVIIth century. Andrea Pozzo was an artist that traveled to several places in Italy until arriving in Wien, then it is important to know his biographical aspects that could create a great repertoire of artworks presented in the treatise. We studied the different editions and formats of his treatise to understand the context of the translation manuscripts in Portugal. Considering the importance of Perspectiva Pictorum et Architectorum in the Portuguese-Brasilian artistical scene, we present a commented translation of the treatise in Portuguese, showing the method and the questions that could explain its circulation
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Tognon, Marcos, 1966-
Orientador
Dangelo, André Guilherme Dornelles
Avaliador
Loewen, Andrea Buchidid
Avaliador
Mello, Magno Moraes, 1960-
Avaliador
Meneses, Patricia Dalcanale, 1980-
Avaliador
Perspectiva Pictorum et Architectorum [recurso eletrônico] : a perspectiva dos pintores e dos arquitetos, de Andrea Pozzo, SJ
Mateus Alves Silva
Perspectiva Pictorum et Architectorum [recurso eletrônico] : a perspectiva dos pintores e dos arquitetos, de Andrea Pozzo, SJ
Mateus Alves Silva