Reflexões sobre a abordagem de metodologias ativas em cursos de licenciatura de ensino de ciências e matemática e entre seus licenciandos [recurso eletrônico]
Isabella Capistrano Cunha Soares
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP So11r
[Thoughts on the approach of active methodologies in teacher training courses of natural sciences and mathematics and among its students]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online ( 133 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Adriana Vitorino Rossi
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin
Resumo: As metodologias chamadas ativas de ensino-aprendizagem vêm tendo aplicação estimulada como recurso didático na formação crítica e reflexiva de estudantes. O objetivo deste trabalho foi verificar concepções sobre metodologias ativas de alguns licenciandos de cursos da área de ciências da...
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Resumo: As metodologias chamadas ativas de ensino-aprendizagem vêm tendo aplicação estimulada como recurso didático na formação crítica e reflexiva de estudantes. O objetivo deste trabalho foi verificar concepções sobre metodologias ativas de alguns licenciandos de cursos da área de ciências da natureza. O projeto (aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa -CAAE15570919.8.0000.8142) teve dados obtidos a partir de um questionário online (6 questões objetivas e uma questão aberta) respondido por 106licenciandos de 8 cursos de uma universidade pública do Estado de São Paulo. As respostas de questões objetivas foram organizadas em gráficos e as respostas da questão aberta foram analisadas através do IRAMUTEQ (programa gratuito para análises estatísticas sobre corpus textuais). A nuvem de palavras e a árvore de similitude obtidas com as palavras-chave relacionadas a metodologias ativas indicadas pelos voluntários destacaram a palavra "aluno", o que é interessante, pois remete à ideia deste ser o centro do processo de ensino-aprendizagem nessa abordagem. A palavra "professor" apareceu de forma discreta apesar da importância do professor nesse processo como mediador. As respostas das questões objetivas do instrumento de pesquisa indicaram que os licenciandos sentem-se mais preparados para utilizar recursos que não colocam o aluno como um agente ativo no processo; eles também apontaram que têm dificuldade para avaliar a eficiência de metodologias ativas, além de manifestarem que consideram que estão sendo pouco preparados para aplicar essas metodologias a partir de seus cursos de licenciatura. Nossos resultados indicaram que há poucas disciplinas nesses cursos que explicitam metodologias ativas nas ementas. As respostas dos licenciandos indicaram que não se sentem preparados para usar diversos recursos pedagógicos e destacaram de forma mais positiva o tradicional giz e lousa em comparação com todos os demais recursos referidos, o que surpreende considerando os pressupostos das metodologias ativas. Apesar disso, todos os participantes da pesquisa apontaram que metodologias ativas são importantes para o desenvolvimento das competências da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Nossos resultados indicaram que metodologias ativas ainda carecem da devida atenção no processo de formação inicial de professores
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Abstract: The active teaching-learning methodologies have been stimulated as a didactic resource in the critical and reflective training of students. The objective of this work was to verify conceptions about active methodologies of some students of teacher training courses of natural sciences and...
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Abstract: The active teaching-learning methodologies have been stimulated as a didactic resource in the critical and reflective training of students. The objective of this work was to verify conceptions about active methodologies of some students of teacher training courses of natural sciences and mathematics. The research project (approved by the Research Ethics Committee -CAAE15570919.8.0000.8142) had data obtained from an online questionnaire (6 objective questions and one open question) answered by 106 undergraduate students from 8 courses of a public university in Sao Paulo State. The answers to objective questions were organized in graphs and the answers to the open question were analyzed through IRAMUTEQ (free program for statistical analysis on textual corpus). The word cloud and the similarity tree obtained with the keywords related to active methodologies indicated by the volunteers highlighted the word "student", which is interesting, as it refers to the idea of this being the center of the teaching-learning process in this approach. The word "teacher" appeared discreetly despite the importance of the teacher in this process as the mediator. The answers to the objective questions of the survey instrument indicated that the undergraduates feel more prepared to use resources that do not place the student as an active agent in the process; they also pointed out that they have difficulty in evaluating the efficiency of active methodologies, in addition to expressing that they feel their undergraduate courses are pourly preparing them to apply these methodologies. Our results indicated that there are few subjects in these courses active methodologies in the syllabus. The undergraduates' responses indicated that they do not feel prepared to use various pedagogical resources and highlighted the traditional chalk and blackboard in a more positive way compared to all the other methodologies mentioned, which is surprising considering they valued the active methodologies. Despite this, all survey participants pointed out that the active methodologies are important for the development of the competencies mentioned on the Common National Curriculum Base. Our results indicated that active methodologies still lack due attention at the initial phase of teacher training
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Rossi, Adriana Vitorino, 1965-
Orientador
Degréve, Glaucia Maria da Silva
Avaliador
D'Abreu, João Vilhete Viegas, 1954-
Avaliador
Reflexões sobre a abordagem de metodologias ativas em cursos de licenciatura de ensino de ciências e matemática e entre seus licenciandos [recurso eletrônico]
Isabella Capistrano Cunha Soares
Reflexões sobre a abordagem de metodologias ativas em cursos de licenciatura de ensino de ciências e matemática e entre seus licenciandos [recurso eletrônico]
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