Comprovisação [recurso eletrônico] : entre a composição e a improvisação na emergência de práticas musicais contemporâneas
Arthur Faraco
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F22c
[Comprovisation]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online ( 262 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Manuel Silveira Falleiros
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Esta pesquisa visa delimitar e ampliar possíveis noções para o que é denominado como comprovisação. O termo, recente na literatura, não possui um consenso, visto que é utilizado a fim de descrever processos criativos que se valem de processos composicionais e improvisatórios. Para...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa visa delimitar e ampliar possíveis noções para o que é denominado como comprovisação. O termo, recente na literatura, não possui um consenso, visto que é utilizado a fim de descrever processos criativos que se valem de processos composicionais e improvisatórios. Para delimitarmos estas possíveis definições, realizamos uma revisão histórica das práticas musicais contemporâneas, iniciando-se a partir do século XX com as derivações dos processos criativos a partir das vanguardas artísticas. Nesta revisão, percebemos que descrições de processos criati- vos - indeterminação, aleatoriedade, música intuitiva, improvisação livre, música experimental, jazz, entre outros - possuem diferenciações que geram debates sobre as relações composição-improvisação e que podem ser consideradas como base para uma compreensão do termo aqui estudado. Em uma revisão bibliográfica sobre as teorias que envolvem a comprovisação, con- templamos duas vertentes: uma que caracteriza a comprovisação como processo criativo que vincula processos interativos mediados por sistemas computacionais ou tecnologias de áudio, e uma segunda que caracteriza comprovisação como um termo abrangente de práticas musicais contemporâneas que envolvem relações composição-improvisação. A partir destas, inferimos nossa visão sobre comprovisação a partir de elementos da performance, ocorrendo então uma interligação do que nomeamos como fluxos da interpretação e da improvisação. Estes fluxos são caracterizados a partir de uma compreensão da música como linguagem recursiva, o que nos dá base para os diferenciarmos e demonstrar como a comprovisação torna-se um "jogo", no qual o ouvinte não diferencia os elementos composicionais e improvisatórios. Para testarmos tais acepções, realizamos uma análise da peça Nesta Rua Onde Mora Coltrane, do compositor estadunidense John Rapson, que consideramos como representativa de nossa visão sobre comprovisação. Além disto, realizamos um processo criativo experimental a fim de testarmos a hipótese levantada, resultando em quatro peças musicais. Por fim, concluímos que a comprovisação pode ser considerada uma prática musical com características próprias inseridas no contexto da música atual
Ver menos
Abstract: This research aims to delimit and broaden possible notions for what is called comprovisation. The term, recent in the literature, does not have a consensus, since it is used in order to de- scribe creative processes that rely on compositional and improvisatory processes. To delimit these...
Ver mais
Abstract: This research aims to delimit and broaden possible notions for what is called comprovisation. The term, recent in the literature, does not have a consensus, since it is used in order to de- scribe creative processes that rely on compositional and improvisatory processes. To delimit these possible definitions, we conduct a historical review of contemporary musical practices, starting from the twentieth century with the derivations of creative processes from the artistic vanguards. In this review, we realized that descriptions of creative processes - indetermina- tion, randomness, intuitive music, free improvisation, experimental music, jazz, among others - have differentiations that generate debates about the composition - improvisation relations and which can be considered as a basis for an understanding of the term here studied. In a biblio- graphic review on the theories involving comprovisation, we contemplate two strands: one that characterizes comprovisation as a creative process that links interactive processes mediated by computer systems or audio technologies, and a second which characterises comprovisation as a comprehensive term of contemporary musical practices that involves composition - improvi- sation relations. From these, we infer our vision of comprovisation from elements of perfor- mance, by a interconnection of what we call flows of interpretation and improvisation. These flows are characterized from an understanding of music as a recursive language, which gives us the basis to differentiate them and demonstrate how comprovisation becomes a "game" in which the listener does not differentiate between compositional and improvisational elements. To test such notions, we made an analysis of the piece Nesta Rua Onde Mora Coltrane, by the north-american composer John Rapson, which we consider to be representative of our view of comprovisation. In addition, we conducted an experimental creative process in order to test the raised hypothesis, resulting in four musical pieces. Finally, we conclude that comprovisa- tion can be conside
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Comprovisação [recurso eletrônico] : entre a composição e a improvisação na emergência de práticas musicais contemporâneas
Arthur Faraco
Comprovisação [recurso eletrônico] : entre a composição e a improvisação na emergência de práticas musicais contemporâneas
Arthur Faraco