Cinema de ficção e história [recurso eletrônico] : um exercício de análise fílmica a partir dos três primeiros filmes de Martin Scorsese (1967 - 1973)
Caroline Liamare Magnaguagno Pereira
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP P414c
[Fiction cinema and history]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online ( 122 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ignacio Del Valle Dávila
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Esta pesquisa visa contribuir com as discussões acadêmicas entre Cinema e História, levantando a hipótese de que o filme é, ao mesmo tempo, um produto de sua conjuntura e um produtor de memória histórica. Os objetivos visam investigar o contexto de produção da obra e a conjuntura histórica e...
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Resumo: Esta pesquisa visa contribuir com as discussões acadêmicas entre Cinema e História, levantando a hipótese de que o filme é, ao mesmo tempo, um produto de sua conjuntura e um produtor de memória histórica. Os objetivos visam investigar o contexto de produção da obra e a conjuntura histórica e estética que a permeiam. A análise teórico-metodológica se valerá das reflexões e dos encaminhamentos práticos a respeito da contribuição do Cinema para a História, levantados por Marc Ferro, Michèle Lagny, Marcos Napolitano e Vicente J. Benet. Nosso enfoque recairá sobre o cinema da Nova Hollywood quando mudanças da indústria cinematográfica e da sociedade americana tiveram um impacto estético nos filmes produzidos por Hollywood. Nosso objeto de pesquisa são as três primeiras obras cinematográficas de longas-metragens ficcionais do diretor norte-americano Martin Scorsese: Quem bate à minha porta? (Who¿s that knocking at my door), de 1967; Sexy e marginal (Boxcar Bertha), de 1972, e Caminhos perigosos (Mean streets), de 1973. Juntos, os três filmes formam um arco da passagem da década de 1960 para a década de 1970, momento marcado por bruscas mudanças sociais, econômicas e políticas nos Estados Unidos da América
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Abstract: This research aims to contribute to the academic discussions between Cinema History, raising the hypothesis that the film is, at the same time, a product of its conjuncture and a producer of historical memory. The objectives aim to verify the context of production of a film and the...
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Abstract: This research aims to contribute to the academic discussions between Cinema History, raising the hypothesis that the film is, at the same time, a product of its conjuncture and a producer of historical memory. The objectives aim to verify the context of production of a film and the historical and aesthetic conjuncture that permeate it. The theoretical-methodological analysis will use the reflections and practical orientations about the contribution of Cinema to History, raised by Marc Ferro, Michèle Lagny, Marcos Napolitano and Vicent J Benet. Our focus will be on the New Hollywood cinema. When changes in the film industry and American society have had an aesthetic impact on Hollywood-produced films. Our objects for this research are the first three fictional feature films by US director Martin Scorsese: Who¿s that knocking at my door, from 1967; Boxcar Bertha, from 1972 and Mean streets, from 1973. Together the three films form an arc of the passagem from the 1960s to the 1970s. Moment marked by sudden social, economic and political changes in the USA
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Cinema de ficção e história [recurso eletrônico] : um exercício de análise fílmica a partir dos três primeiros filmes de Martin Scorsese (1967 - 1973)
Caroline Liamare Magnaguagno Pereira
Cinema de ficção e história [recurso eletrônico] : um exercício de análise fílmica a partir dos três primeiros filmes de Martin Scorsese (1967 - 1973)
Caroline Liamare Magnaguagno Pereira