Os advérbios no ensino de língua portuguesa [recurso eletrônico] : livros didáticos, metodologia gerativa e teoria da gramática
Mariana Perigrino
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP P418a
[The adverbs in the portuguese teaching]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (94 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Aquiles Tescari Neto
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Pensar sobre as classes de palavras (ClPs) e sobre o modo como são apresentadas é pensar também sobre o ensino de gramática. Assim, torna-se importante refletir sobre o modo como as ClPs são ensinadas, principalmente sobre o modo como os livros didáticos (LDs) as conceituam, uma vez que...
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Resumo: Pensar sobre as classes de palavras (ClPs) e sobre o modo como são apresentadas é pensar também sobre o ensino de gramática. Assim, torna-se importante refletir sobre o modo como as ClPs são ensinadas, principalmente sobre o modo como os livros didáticos (LDs) as conceituam, uma vez que esses materiais geralmente norteiam as práticas didáticas.
Uma análise de LDs evidencia que a definição de ClPs privilegia, na maior parte dos
casos, os critérios morfossemânticos, o que se justifica pela influência da tradição
gramatical sobre esses materiais. A assunção de critérios sintáticos, no entanto, seria de
grande valia nas aulas de análise gramatical sobre ClPs, contribuindo para que os alunos
tivessem uma compreensão mais abrangente desse importante tópico do curriculum de
português. Partindo desse contexto, esta dissertação tem dois objetivos principais: o
primeiro deles consiste em analisar a transposição didática do conceito de "advérbio" em
seis livros didáticos brasileiros destinados ao Ensino Médio. A fim de cumprir esse
objetivo, identificarei os critérios usados na classificação dos vocábulos e verificarei
também se há (ou não) indícios subjacentes (GINZBURG [1981], 1991) da presença de
alguma teoria linguística, como a gerativista, na abordagem dos autores. As análises feitas
demonstraram que os autores dos LDs selecionados utilizam, em quase sua totalidade,
todos os critérios classificatórios (morfológico, semântico e sintático) para conceituar a
classe dos advérbios. O que se observou, no entanto, é que há, normalmente, uma
predileção dos autores por um ou dois dos critérios classificatórios (sobretudo os critérios
morfossemânticos, explorados em maior profundidade ao longo do capítulo, o que,
consequentemente, pode estimular os alunos a focarem somente alguns dos critérios para
o entendimento dos advérbios). Constatou-se também uma predileção da maior parte dos
autores por seguir o postulado pela tradição gramatical. De posse desses resultados de
análise, cumpro o segundo objetivo desta dissertação: apresentar uma metodologia de
trabalho para o ensino, embasada nos pressupostos da Gramática Gerativa (CHOMSKY,
1994), principalmente na vertente cartográfica da teoria de Princípios e Parâmetros
(CINQUE, 1999), e na Metodologia de Aprendizagem Ativa (VALENTE, 2014;
MORAN, 2013). Tal metodologia visa à inserção da investigação científica no contexto
de sala de aula, o que possibilita ao aluno uma participação mais ativa no seu próprio
processo de ensino-aprendizagem e um maior entendimento sobre o conteúdo aprendido.
O resultado dessa dissertação foi, então, o de propor que professores (e autores de LDs)
se embasem também (e sobretudo) em critérios sintáticos para classificar os vocábulos
em ClPs. Uma atenção maior dada a esses critérios permitiria aos alunos uma tomada de
consciência sobre o conhecimento implícito (CHOMSKY, 1994) que têm do
funcionamento e estruturação de sua própria língua Ver menos
Uma análise de LDs evidencia que a definição de ClPs privilegia, na maior parte dos
casos, os critérios morfossemânticos, o que se justifica pela influência da tradição
gramatical sobre esses materiais. A assunção de critérios sintáticos, no entanto, seria de
grande valia nas aulas de análise gramatical sobre ClPs, contribuindo para que os alunos
tivessem uma compreensão mais abrangente desse importante tópico do curriculum de
português. Partindo desse contexto, esta dissertação tem dois objetivos principais: o
primeiro deles consiste em analisar a transposição didática do conceito de "advérbio" em
seis livros didáticos brasileiros destinados ao Ensino Médio. A fim de cumprir esse
objetivo, identificarei os critérios usados na classificação dos vocábulos e verificarei
também se há (ou não) indícios subjacentes (GINZBURG [1981], 1991) da presença de
alguma teoria linguística, como a gerativista, na abordagem dos autores. As análises feitas
demonstraram que os autores dos LDs selecionados utilizam, em quase sua totalidade,
todos os critérios classificatórios (morfológico, semântico e sintático) para conceituar a
classe dos advérbios. O que se observou, no entanto, é que há, normalmente, uma
predileção dos autores por um ou dois dos critérios classificatórios (sobretudo os critérios
morfossemânticos, explorados em maior profundidade ao longo do capítulo, o que,
consequentemente, pode estimular os alunos a focarem somente alguns dos critérios para
o entendimento dos advérbios). Constatou-se também uma predileção da maior parte dos
autores por seguir o postulado pela tradição gramatical. De posse desses resultados de
análise, cumpro o segundo objetivo desta dissertação: apresentar uma metodologia de
trabalho para o ensino, embasada nos pressupostos da Gramática Gerativa (CHOMSKY,
1994), principalmente na vertente cartográfica da teoria de Princípios e Parâmetros
(CINQUE, 1999), e na Metodologia de Aprendizagem Ativa (VALENTE, 2014;
MORAN, 2013). Tal metodologia visa à inserção da investigação científica no contexto
de sala de aula, o que possibilita ao aluno uma participação mais ativa no seu próprio
processo de ensino-aprendizagem e um maior entendimento sobre o conteúdo aprendido.
O resultado dessa dissertação foi, então, o de propor que professores (e autores de LDs)
se embasem também (e sobretudo) em critérios sintáticos para classificar os vocábulos
em ClPs. Uma atenção maior dada a esses critérios permitiria aos alunos uma tomada de
consciência sobre o conhecimento implícito (CHOMSKY, 1994) que têm do
funcionamento e estruturação de sua própria língua Ver menos
Abstract: Thinking about word classes and how they are presented also means thinking on grammar teaching. Thus, it is important to understand how word classes (or parts of speech) are usually taught, especially how textbooks conceptualize and define them, once these
materials generally guide... Ver mais
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Abstract: Thinking about word classes and how they are presented also means thinking on grammar teaching. Thus, it is important to understand how word classes (or parts of speech) are usually taught, especially how textbooks conceptualize and define them, once these
materials generally guide pedagogical practices. An analysis of textbooks shows that the
definition of parts of speech favors, in most cases, the morphosemantic criteria, which is
justified by the influence of the grammatical tradition. However, the assumption of
syntactic criteria would be of help in grammar classes, given their contribution to a more
comprehensive understanding of this important topic of the Portuguese curriculum. Based
on this context, this dissertation has two main goals. First, it aims to analyze the didactic
transposition of the concept of "adverb" in six Brazilian textbooks used in high school.
In order to accomplish this goal, the criteria used to recognize a given part of speech will
be discussed. Besides that, underlying indications (GINZBURG [1981], 1991) of the
presence of some linguistic theory¿such as generative grammar¿in the authors¿
approach will be taken into consideration. The analysis has shown that most authors from
the selected textbooks use every classificatory criteria (morphological, semantic, and
syntactic) to conceptualize the class of adverbs. However, some preference, by authors,
for one or two of these criteria (especially the morphsemantic ones) has been observed.
Textbook authors are used to exploring them to a great extent throughout the didactic
unit/chapter. Hence, students are often encouraged to focus only on some of the criteria
to the identification of adverbs, leaving behind some other important criteria. In addition
to that, a preference of many textbook authors for what is postulated by the grammatical
tradition has also been observed. From these results, I fulfill the second goal of this
dissertation, namely, to present some methodological guidelines for grammar teaching
based on some general assumptions of the Generative Grammar (CHOMSKY, 1994),
especially in its cartographic version (CINQUE, 1999). These methodological guidelines
for classroom practices will also take the Active Learning Methodology (VALENTE,
2014; MORAN, 2013) into account. Such methodology aims at bringing elements from
the scientific research to the classroom context. That allows the student to participate
more actively in their own learning process and to have a greater understanding of the
learned content. The result of this dissertation was, thus, to propose that teachers (and
textbooks¿ authors) should base their analyses more on syntactic criteria when they intend
to classify the words in parts of speech. The more one paids attention to these criteria the
more students become aware of the implicit knowledge (CHOMSKY, 1994) they have
on the structure and use of their own language Ver menos
materials generally guide pedagogical practices. An analysis of textbooks shows that the
definition of parts of speech favors, in most cases, the morphosemantic criteria, which is
justified by the influence of the grammatical tradition. However, the assumption of
syntactic criteria would be of help in grammar classes, given their contribution to a more
comprehensive understanding of this important topic of the Portuguese curriculum. Based
on this context, this dissertation has two main goals. First, it aims to analyze the didactic
transposition of the concept of "adverb" in six Brazilian textbooks used in high school.
In order to accomplish this goal, the criteria used to recognize a given part of speech will
be discussed. Besides that, underlying indications (GINZBURG [1981], 1991) of the
presence of some linguistic theory¿such as generative grammar¿in the authors¿
approach will be taken into consideration. The analysis has shown that most authors from
the selected textbooks use every classificatory criteria (morphological, semantic, and
syntactic) to conceptualize the class of adverbs. However, some preference, by authors,
for one or two of these criteria (especially the morphsemantic ones) has been observed.
Textbook authors are used to exploring them to a great extent throughout the didactic
unit/chapter. Hence, students are often encouraged to focus only on some of the criteria
to the identification of adverbs, leaving behind some other important criteria. In addition
to that, a preference of many textbook authors for what is postulated by the grammatical
tradition has also been observed. From these results, I fulfill the second goal of this
dissertation, namely, to present some methodological guidelines for grammar teaching
based on some general assumptions of the Generative Grammar (CHOMSKY, 1994),
especially in its cartographic version (CINQUE, 1999). These methodological guidelines
for classroom practices will also take the Active Learning Methodology (VALENTE,
2014; MORAN, 2013) into account. Such methodology aims at bringing elements from
the scientific research to the classroom context. That allows the student to participate
more actively in their own learning process and to have a greater understanding of the
learned content. The result of this dissertation was, thus, to propose that teachers (and
textbooks¿ authors) should base their analyses more on syntactic criteria when they intend
to classify the words in parts of speech. The more one paids attention to these criteria the
more students become aware of the implicit knowledge (CHOMSKY, 1994) they have
on the structure and use of their own language Ver menos
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