Aprendendo com os dinossauros [recurso eletrônico] : análise da exposição "Dinossauros (?) no IG"
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R354a
[Learning with the dinosaurs]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (145 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Carolina Zabini
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: Vários autores argumentam sobre como as exposições dos museus contribuem com a divulgação científica e a aprendizagem das pessoas. Salientam também a importância de se entender melhor como a aprendizagem ocorre nesses espaços, de modo a se encontrar maneiras de potencializá-la. Algumas áreas...
Resumo: Vários autores argumentam sobre como as exposições dos museus contribuem com a divulgação científica e a aprendizagem das pessoas. Salientam também a importância de se entender melhor como a aprendizagem ocorre nesses espaços, de modo a se encontrar maneiras de potencializá-la. Algumas áreas de conhecimento que quase não são abordadas na educação básica, como a paleontologia, dependem dos meios não-formais de educação (cinema, internet, museus, televisão etc.) para chegar à sociedade. Nesse sentido, o principal objetivo do presente trabalho foi investigar, a partir da análise de visitas de grupos escolares do ensino fundamental I, ''se'' e ''como'' a exposição "Dinossauros (?) no IG", realizada no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, contribuiu para promover em seus visitantes a aprendizagem sobre conhecimentos relacionados às ciências naturais, especialmente paleontologia. Adotou-se como referencial teórico um conjunto de autores que tratam a aprendizagem em museus sob uma perspectiva sociocultural. A metodologia utilizada teve caráter predominantemente qualitativo, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados: observação direta do processo de organização da exposição e o acompanhamento das visitas mediadas; filmagem das visitas e transcrição das falas dos sujeitos envolvidos; aplicação de questionários aos mediadores da exposição. As falas dos sujeitos durante a visita foram classificadas e analisadas com base em conjuntos de categorias elaboradas para o estudo de conversas de aprendizagem em museus. Nas visitas analisadas, as conversas do tipo conceitual simples foram as mais frequentes, sugerindo que o processo de aprendizagem dos visitantes se concentrou em aspectos conceituais. Os resultados apontam que o tipo de conversa de aprendizagem iniciado pelos visitantes é fortemente influenciado pela presença e pelos questionamentos dos mediadores, o que indica a importância do treinamento destes para que os objetivos dos organizadores da exposição possam ser de fato explorados e apreendidos pelos visitantes. Destacam-se entre as estratégias utilizadas na exposição para atrair a atenção dos visitantes durante a visita: a relação dos dinossauros com as mídias (cinema e televisão), o uso de perguntas abertas e a exposição de objetos reais. Por fim, reitera-se a necessidade e a importância da avaliação continuada das exposições para que o conhecimento gerado durante sua elaboração e execução possa ser compartilhado e que possa contribuir para o desenvolvimento de outras exposições científicas
Abstract: Several authors argue about how museum exhibitions contribute to scientific dissemination and people's learning. These authors also emphasize the importance of better understanding the learning process in museums, in order to find ways to enhance it. To reach society, some scientific areas...
Abstract: Several authors argue about how museum exhibitions contribute to scientific dissemination and people's learning. These authors also emphasize the importance of better understanding the learning process in museums, in order to find ways to enhance it. To reach society, some scientific areas that are not addressed in elementary school, depend almost exclusively, on non-formal means of education (cinema, internet, museum, television etc.). This occurs with paleontology. The aim of this work was to investigate ''whether'' and ''how'' the exhibition "Dinossauros (?) no IG", helped to promote learning about natural sciences, especially paleontology. The investigation was based on the analysis of visits of school groups (elementary school I). The exhibit was held at the Geosciences Institute of the State University of Campinas, year 2018. A sociocultural perspective was adopted as the theoretical reference on this research. The adopted methodology was predominantly qualitative, with the following data collection instruments: direct observations of the exhibit organization process and of the mediated visits; recordings of visits and transcription of the speeches of the visitors; application of questionnaires to the mediators. The speeches were classified and analyzed based on a set of categories designed for the study of learning conversations in museums. In the visits analyzed, the conceptual talks were the most frequent, suggesting that the learning process of the visitors focused on conceptual aspects. The results indicate that the type of conversation initiated by the visitors is strongly influenced by the mediators speech; this highlights the importance of mediators trained accordingly to the exhibit objectives. Three strategies to attract the attention of visitors during the time at the exhibition stand out: the correlation between dinosaurs and the media (cinema and television), the use of open questions and the use and exhibition of real objects. Lastly, the need and the importance of a continuous evaluation of the exhibitions is reiterated, so that the knowledge generated during its elaboration and execution can be shared and can contribute to the development of future science exhibits
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF