Simulação clínica no processo de ensino-aprendizagem de acadêmicos de enfermagem na avaliação e tratamento de feridas [recurso eletrônico] : estudo randomizado
Juliany Lino Gomes Silva
TESE
Português
T/UNICAMP Si38s
[Clinical simulation of the evaluation and treatment of wounds in the educational process of nursing school programs]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (129 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Maria Helena Melo Lima, Ana Railka de Souza Oliveira Kumakura
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem
Resumo: A simulação clínica é uma efetiva estratégia de ensino em saúde e permite aos estudantes o aprimoramento do conhecimento, de habilidades e comportamentos pela participação física em cenários realistas. A sua utilização no ensino de avaliação e tratamento de feridas pode favorecer o...
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Resumo: A simulação clínica é uma efetiva estratégia de ensino em saúde e permite aos estudantes o aprimoramento do conhecimento, de habilidades e comportamentos pela participação física em cenários realistas. A sua utilização no ensino de avaliação e tratamento de feridas pode favorecer o desenvolvimento de habilidades técnicas, cognitivas e raciocínio clínico em estudantes e profissionais. O objetivo desse estudo foi verificar o efeito da simulação clínica no desenvolvimento do raciocínio clínico e na aquisição de conhecimento dos acadêmicos de enfermagem para avaliação e tratamento de feridas. Trata-se de um ensaio clínico randomizado controlado, para o qual foram convidados estudantes de Faculdades de Enfermagem de Campinas e região. Os participantes foram aleatorizados em grupo controle e experimental os quais foram analisados antes e após a aplicação das estratégias de ensino sobre a temática. O grupo controle foi submetido somente à aula expositiva e o grupo experimental foi exposto a aula expositiva e simulação clínica. Foram aplicados questionários validados pré e pós intervenção nos dois grupos, bem como eles foram submetidos à avaliação em quatro estações práticas do Objective Structured Clinical Examination. Os três cenários para a simulação clínica foram elaborados com a utilização do modelo teórico da Jeffries. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa local. Os resultados desse estudo evidenciaram que o grupo experimental teve maior desempenho nas estações práticas do que o controle, com p-valor estatisticamente significativo. Não houve diferença entre os grupos com relação as notas obtidas nos questionários pré e pós intervenção. Conclui-se que a simulação clínica mostrou ser efetiva para o desenvolvimento do raciocínio clínico de estudantes de enfermagem na avaliação e tratamento de feridas, mas não teve efeito significativo na aquisição de conhecimento quando comparado à outro método de ensino.A simulação clínica é uma efetiva estratégia de ensino em saúde e permite aos estudantes o aprimoramento do conhecimento, de habilidades e comportamentos pela participação física em cenários realistas. A sua utilização no ensino de avaliação e tratamento de feridas pode favorecer o desenvolvimento de habilidades técnicas, cognitivas e raciocínio clínico em estudantes e profissionais. O objetivo desse estudo foi verificar o efeito da simulação clínica no desenvolvimento do raciocínio clínico e na aquisição de conhecimento dos acadêmicos de enfermagem para avaliação e tratamento de feridas. Trata-se de um ensaio clínico randomizado controlado, para o qual foram convidados estudantes de Faculdades de Enfermagem de Campinas e região. Os participantes foram aleatorizados em grupo controle e experimental os quais foram analisados antes e após a aplicação das estratégias de ensino sobre a temática. O grupo controle foi submetido somente à aula expositiva e o grupo experimental foi exposto a aula expositiva e simulação clínica. Foram aplicados questionários validados pré e pós intervenção nos dois grupos, bem como eles foram submetidos à avaliação em quatro estações práticas do Objective Structured Clinical Examination. Os três cenários para a simulação clínica foram elaborados com a utilização do modelo teórico da Jeffries. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa local. Os resultados desse estudo evidenciaram que o grupo experimental teve maior desempenho nas estações práticas do que o controle, com p-valor estatisticamente significativo. Não houve diferença entre os grupos com relação as notas obtidas nos questionários pré e pós intervenção. Conclui-se que a simulação clínica mostrou ser efetiva para o desenvolvimento do raciocínio clínico de estudantes de enfermagem na avaliação e tratamento de feridas, mas não teve efeito significativo na aquisição de conhecimento quando comparado à outro método de ensino
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Abstract: Clinical simulation is an effective health education strategy and allows students to improve their knowledge, skills and behavior through physical participation in realistic scenarios. Its use in the teaching of wound evaluation and treatment can foster the development of technical,...
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Abstract: Clinical simulation is an effective health education strategy and allows students to improve their knowledge, skills and behavior through physical participation in realistic scenarios. Its use in the teaching of wound evaluation and treatment can foster the development of technical, cognitive and clinical reasoning skills in students and professionals. The aim of this study was to verify the effect of clinical simulation in the development of clinical reasoning and in the acquisition of knowledge for nursing students in the evaluation and treatment of wounds. The study involved a randomized, controlled clinical trial in which students from University Nursing Programs in Campinas and the surrounding area were invited to attend. Participants were randomized into control and experimental groups, which were analyzed before and after the application of teaching strategies on the subject. The control group received only classroom instruction and the experimental group was exposed to both classroom instruction and clinical simulation. Pre- and post-intervention questionnaires were given to both groups and the members of each were subjected to evaluation in four practical stations of the Objective Structured Clinical Examination. Three simulation scenarios were designed using the NLN Jeffries Simulation Theory model. The study was approved by the local Research Ethics Committee. The results of this study showed that the experimental group had higher performance in the practical stations than the control group, with a statistically significant p-value. There was no difference between the groups regarding the scores obtained in the pre- and post-intervention questionnaires. It was concluded that clinical simulation proved to be effective for the development of nursing students' clinical reasoning in the evaluation and treatment of wounds, but had no significant impact on the acquisition of knowledge
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Lima, Maria Helena de Melo, 1966-
Orientador
Oliveira, Ana Railka de Souza, 1986-
Coorientador
Araujo, Eliana Pereira de, 1965-
Avaliador
Gamba, Mônica Antar
Avaliador
Coutinho, Verónica Rita Dias
Avaliador
Azevedo, Flávia Figueiredo, 1978-
Avaliador
Simulação clínica no processo de ensino-aprendizagem de acadêmicos de enfermagem na avaliação e tratamento de feridas [recurso eletrônico] : estudo randomizado
Juliany Lino Gomes Silva
Simulação clínica no processo de ensino-aprendizagem de acadêmicos de enfermagem na avaliação e tratamento de feridas [recurso eletrônico] : estudo randomizado
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