Low-latency f0 estimation for the finger plucked electric bass guitar using absolute difference function [recurso eletrônico] = Estimativa de f0 de baixa latência para o baixo elétrico tocado com os dedos usando a função diferença absoluta
Christhian Henrique Gomes Fonseca
DISSERTAÇÃO
Inglês
T/UNICAMP F733L
[Estimativa de f0 de baixa latência para o baixo elétrico tocado com os dedos usando a função diferença absoluta]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (64 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Tiago Fernandes Tavares
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Resumo: A conversão de áudio para MIDI pode ser usada para permitir o controle musical digital por meio de um instrumento analógico. Os conversores de áudio para MIDI dependem de estimadores de frequência fundamental que são frequentemente restritos a um atraso mínimo de dois períodos da frequência...
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Resumo: A conversão de áudio para MIDI pode ser usada para permitir o controle musical digital por meio de um instrumento analógico. Os conversores de áudio para MIDI dependem de estimadores de frequência fundamental que são frequentemente restritos a um atraso mínimo de dois períodos da frequência fundamental. Este atraso é perceptível no caso de notas graves, pois as frequências fundamentais tem períodos mais longos. Nesta dissertação, propõe-se um método de estimativa da frequência fundamental de baixa latência que se baseia em características específicas do baixo elétrico. Por meio de modelagem física e aquisição de sinais, mostramos que o método se baseia na generalização para todos os baixos elétricos. Avaliamos nosso método em um conjunto de dados com notas musicais tocadas por diversos baixistas. Os resultados mostram que nosso método supera o método Yin em configurações de baixa latência, o que indica sua adequação à conversão de baixa latência de áudio em MIDI do som de baixo elétrico
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Abstract: Audio-to-MIDI conversion can be used to allow digital musical control through an analog instrument. Audio-to-MIDI converters rely on fundamental frequency estimators that are usually restricted to a minimum delay of two fundamental periods. This delay is perceptible for the case of bass...
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Abstract: Audio-to-MIDI conversion can be used to allow digital musical control through an analog instrument. Audio-to-MIDI converters rely on fundamental frequency estimators that are usually restricted to a minimum delay of two fundamental periods. This delay is perceptible for the case of bass notes. In this dissertation, we propose a low-latency fundamental frequency estimation method that relies on specific characteristics of the electric bass guitar. By means of physical modeling and signal acquisition, we show that the assumptions of this method are based on the generalization of all electric basses. We evaluated our method in a dataset with musical notes played by diverse bassists. Results show that our method outperforms the Yin method in low-latency settings, which indicates its suitability for low-latency audio-to-MIDI conversion of the electric bass sound
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Tavares, Tiago Fernandes, 1984-
Orientador
Masiero, Bruno Sanches, 1981-
Avaliador
Schaub, Stéphan Olivier, 1970-
Avaliador
Low-latency f0 estimation for the finger plucked electric bass guitar using absolute difference function [recurso eletrônico] = Estimativa de f0 de baixa latência para o baixo elétrico tocado com os dedos usando a função diferença absoluta
Christhian Henrique Gomes Fonseca
Low-latency f0 estimation for the finger plucked electric bass guitar using absolute difference function [recurso eletrônico] = Estimativa de f0 de baixa latência para o baixo elétrico tocado com os dedos usando a função diferença absoluta
Christhian Henrique Gomes Fonseca