Para além do espaço escolar e a pergunta pelos modos de ser da autonomia na educação [recurso eletrônico]
Marcela Elisa Beraldo de Paiva
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP P166p
[Beyond the school space and the question about the ways of being of autonomy in education]
Limeira, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (97 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Eduardo José Marandola Junior, Roberto Donato da Silva Junior
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: Muito se debate sobre a necessidade do incentivo à autonomia no âmbito da educação. Novas formas de educar surgem, cada qual com sua metodologia para contribuir nesta tarefa ancestral que é "preparar o ser humano para o mundo". Neste trabalho, a partir de experiências fenomenológicas junto a...
Ver mais
Resumo: Muito se debate sobre a necessidade do incentivo à autonomia no âmbito da educação. Novas formas de educar surgem, cada qual com sua metodologia para contribuir nesta tarefa ancestral que é "preparar o ser humano para o mundo". Neste trabalho, a partir de experiências fenomenológicas junto a diferentes iniciativas educacionais formais e não formais em Bom Jesus dos Perdões/Brasil e na Cidade do Porto/Portugal trouxemos à luz questionamentos voltados para a educação contemporânea, o que nos levou a investigar: como aparece a autonomia no âmbito escolar? É válido dizer que não se faz cerne deste trabalho a pretensão de responder a tais questionamentos, e sim, de colocar este questionamento em diferentes perspectivas para a abertura a possíveis compreensões. Este estudo divide-se em três partes. Na primeira, o intuito é estabelecer a problematização à luz do paradoxo em que se encontra a crise da educação: as possíveis falências dos modelos escolares dos séculos XIX e XXI; na segunda parte, compreender o fenômeno da autonomia como centro da discussão, indo além do conceito hegemônico do "fazer sozinho". Aqui, o que nos seduz é o modo de ser da autonomia, é o sendo autônomo. E na terceira e última parte, o foco principal é relatar o trabalho de campo vivido e a partir dele, fazer-ver os aparecimentos da autonomia
Ver menos
Abstract: There is much debate about the need to encourage autonomy in education. New ways of educating are emerging, each with a methodology that contributes to the ancient task of "preparing the human being for the world". In this research, through phenomenological experiences with formal and...
Ver mais
Abstract: There is much debate about the need to encourage autonomy in education. New ways of educating are emerging, each with a methodology that contributes to the ancient task of "preparing the human being for the world". In this research, through phenomenological experiences with formal and non-formal educational initiatives in Bom Jesus dos Perdões (Brazil) and Porto (Portugal), we investigate questions focused on contemporary education. These led us to evaluate how autonomy appears in the school. The focus of this work is not in answering such questions, but rather exploring different perspectives so to define a possible meaning. This study is divided into three parts. At first, I intend to establish the problematization in light of the education crisis paradox: the possible bankruptcy of the 19th-century school and 21st- century school. In the second part, I explore the phenomenon of autonomy as the centre of the discussion, going beyond the hegemonic concept of "doing it alone". Here, what seduces us is the way of being autonomous, it is the being autonomous. In the third part, my focus is to report on the fieldwork experience and, from this, identify the appearances of autonomy
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Marandola Junior, Eduardo, 1980-
Orientador
Silva Júnior, Roberto Donato da, 1975-
Coorientador
Brilhante, Ronaldo de Moraes
Avaliador
Moura, Jeani Delgado Paschoal
Avaliador
Rodrigues, Carolina Cantarino, 1977-
Avaliador
Para além do espaço escolar e a pergunta pelos modos de ser da autonomia na educação [recurso eletrônico]
Marcela Elisa Beraldo de Paiva
Para além do espaço escolar e a pergunta pelos modos de ser da autonomia na educação [recurso eletrônico]
Marcela Elisa Beraldo de Paiva