Webcamming erótico comercial no contexto brasileiro : organização, estruturação e dinâmicas internas
					Lorena Rúbia Pereira Caminhas
				
		TESE
Português
T/UNICAMP C147w
[Commercial erotic webcamming in the Brazilian context]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online ( 232 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Marko Synesio Alves Monteiro
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
					Resumo: A presente pesquisa analisa o universo do webcamming erótico comercial (WEC), fenômeno recente em contexto brasileiro que começou a se desenvolver a partir de 2002, mas que somente em 2010 se ampliou e se popularizou nacionalmente. Trata-se de uma atividade  realizada predominantemente por...
					
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					Resumo: A presente pesquisa analisa o universo do webcamming erótico comercial (WEC), fenômeno recente em contexto brasileiro que começou a se desenvolver a partir de 2002, mas que somente em 2010 se ampliou e se popularizou nacionalmente. Trata-se de uma atividade  realizada predominantemente por mulheres (conhecidas como camgirls) que encenam atos  sexuais e eróticos na webcam em tempo real e em troca de dinheiro (recebidos na forma de  créditos). Este trabalho parte da dimensão contextual e histórica do camming, pensando nas  práticas que o antecederam e o condicionaram, avançando para compreender seus contornos  materiais e simbólicos contemporâneos. A análise se subdivide em três distintas abordagens:  a) a primeira é um esforço por reconstruir detalhadamente as principais características do  WEC, considerando o conjunto de atores e plataformas online que o estruturam e o  organizam; b) a segunda é uma reflexão sobre a disputa central travada no interior do WEC,  acionada principalmente pelas camgirls, que busca definir e posicionar essa atividade em face  de outros serviços eróticos e sexuais, tentando afastá-la principalmente da prostituição e seus  estigmas; c) a terceira é um exame das motivações e aspirações que fomentam a manutenção  dessa controvérsia, pensando em como elas se entrelaçam a demandas por reconhecimento. A  estratégia metodológica adotada é a etnografia, realizada primordialmente em ambiente online, sobretudo nos espaços dos sites especializados em exibicionismo e redes sociais  (centralmente o Twitter e o Instagram). Entrevistas semiestruturadas também foram efetuadas  como 15 camgirls, centradas em suas trajetórias de vida e suas carreiras no WEC
					
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					Abstract: This research analyses the Commercial Erotic Webcamming (WEC), a recent phenomenon in Brazil that began to emerge in 2002, but which only expanded and became popular in 2010. The WEC is performed predominantly by women (known as camgirls) who perform sexual and erotic acts in real-time and...
					
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					Abstract: This research analyses the Commercial Erotic Webcamming (WEC), a recent phenomenon in Brazil that began to emerge in 2002, but which only expanded and became popular in 2010. The WEC is performed predominantly by women (known as camgirls) who perform sexual and erotic acts in real-time and in exchange for money (received in form of credits). The present investigation starts from the contextual and historical dimensions of webcamming, thinking about the social practices that preceded and conditioned it. Subsequently, this study reflects on the contemporary symbolic and material contours of the WEC. The analysis is divided into three different approaches. The first one is an effort to present in detail the main characteristics of the WEC, considering the set of actors and online platforms that structure and organize it. The second one is a reflection about the central controversy within the WEC, triggered mainly by the camgirls. This controversy is about the singularities and peculiarities of WEC in face of other erotic and sexual services, trying to distance this activity from prostitution and its stigmas. The third one is an examination of the motivations and aspirations to maintain the controversy, considering how they are intertwined with demands for recognition. The methodology of this research is the ethnography, performed primarily in the online environment of websites for WEC and social media (Twitter and Instagram). Additionally, semi-structured interviews were carried out with 15 camgirls, focused on their life trajectories and their careers at WEC.
					
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		Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Aberto
																
																	
																		Monteiro, Marko Synésio Alves, 1975-
																	
																		
		
	
																
																	Orientador
															
															
																
																	
																		Piscitelli, Adriana Gracia, 1954-
																	
																		
		
	
																
																	Avaliador
															
															
																
																	
																		Simões, Júlio Assis
																	
																		
		
	
																
																	Avaliador
															
															
																
																	
																		Almeida, Heloisa Buarque de, 1965-
																	
																		
		
	
																
																	Avaliador
															
															
																
																	
																		Padovani, Natália Corazza, 1982-
																	
																		
		
	
																
																	Avaliador
															
															
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					Lorena Rúbia Pereira Caminhas
				
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					Lorena Rúbia Pereira Caminhas