Bandas de música [recurso eletrônico] : uma análise de práticas de educação musical em contextos não formais = Music wind bands : an analysis of music educational practices in non-formal contexts
Herson Mendes Amorim
TESE
Português
T/UNICAMP Am68b
[Music wind bands]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (156 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Jorge Luiz Schroeder
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Este trabalho consiste em investigação pela qual pretendeu-se analisar práticas de educação musical utilizadas em contextos não formais de ensino de música, tendo como amostra bandas de música ligadas a instituições civis, representantes de diferentes regiões e reconhecido mérito do Estado...
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Resumo: Este trabalho consiste em investigação pela qual pretendeu-se analisar práticas de educação musical utilizadas em contextos não formais de ensino de música, tendo como amostra bandas de música ligadas a instituições civis, representantes de diferentes regiões e reconhecido mérito do Estado do Pará. Sabe-se que as bandas de música são espaços de formação e locais de grande importância no contexto da educação musical brasileira, haja vista que delas são oriundos a maior parte dos instrumentistas de sopro em atividade profissional no Brasil. Esses espaços são tidos como espaços de formação não formais de ensino devido às suas características particulares. Para esta investigação foram realizadas entrevistas, além de observações não participantes das atividades de ensino das bandas escolhidas, a exemplo de trabalhos de investigação realizados em outras regiões do país.
Os dados coletados foram analisados à luz de autores da educação musical como Schroeder (2008, 2009) e Schroeder e Schroeder (2011). Princípios epistemológicos foram observados segundo a visão sociocultural, utilizando autores como Bakhtin (2006, 2016), Vigotsky (2007, 2008) Elliot (1995) e Gohn (2006, 2015). A análise dos dados encontrou similaridades entre o ensino praticado em bandas e o ensino nas instituições formais, que são o destino da maioria dos alunos das bandas que participaram da investigação. Foi traçado o perfil do aluno que a banda de música forma e constatado que este perfil é próximo ao que a banda pretende formar. Com a comparação entre modelos de ensino não formais e formais, apresentamos alguns possíveis caminhos para um diálogo visando o melhor aproveitamento da bagagem cultural trazida pelos alunos. Espera-se que os resultados contribuam para os estudos sobre as práticas da educação musical em espaços não formais Ver menos
Os dados coletados foram analisados à luz de autores da educação musical como Schroeder (2008, 2009) e Schroeder e Schroeder (2011). Princípios epistemológicos foram observados segundo a visão sociocultural, utilizando autores como Bakhtin (2006, 2016), Vigotsky (2007, 2008) Elliot (1995) e Gohn (2006, 2015). A análise dos dados encontrou similaridades entre o ensino praticado em bandas e o ensino nas instituições formais, que são o destino da maioria dos alunos das bandas que participaram da investigação. Foi traçado o perfil do aluno que a banda de música forma e constatado que este perfil é próximo ao que a banda pretende formar. Com a comparação entre modelos de ensino não formais e formais, apresentamos alguns possíveis caminhos para um diálogo visando o melhor aproveitamento da bagagem cultural trazida pelos alunos. Espera-se que os resultados contribuam para os estudos sobre as práticas da educação musical em espaços não formais Ver menos
Abstract: This work aims to analyze the music educational procedures in contexts of non- formal education, based on the practice of well-known wind bands in the state of Para?. Wind bands are important for the context of music education in Brazil and most of the professional wind players in the...
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Abstract: This work aims to analyze the music educational procedures in contexts of non- formal education, based on the practice of well-known wind bands in the state of Para?. Wind bands are important for the context of music education in Brazil and most of the professional wind players in the country come from those groups; the bands are recognized as places of non-formal music education. For this investigation, interviews were conducted, as well as observations of the teaching activities in the chosen bands. The collected data were analyzed in the light of music education authors such as Schroeder (2005) and Schroeder and Schroeder (2011). Epistemological principles were observed according to the sociocultural view of authors such as Bakhtin (2006, 2016), Vigotsky (2007, 2008, 2010) Elliot (1995) and Gohn (2006, 2015). The analysis found similarities between teaching practices in bands and in formal music education institutions. The comparison between non-formal and formal teaching procedures suggests a better use of the students¿ cultural background. The results are expected to contribute to studies on the practices of music education in non-formal situations
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Schroeder, Jorge Luiz, 1960-
Orientador
Nassif, Silvia Cordeiro, 1963-
Avaliador
Barbosa, Joel Luis da Silva
Avaliador
Cohen, Marcos
Avaliador
Garbosa, Guilherme Sampaio
Avaliador
Bandas de música [recurso eletrônico] : uma análise de práticas de educação musical em contextos não formais = Music wind bands : an analysis of music educational practices in non-formal contexts
Herson Mendes Amorim
Bandas de música [recurso eletrônico] : uma análise de práticas de educação musical em contextos não formais = Music wind bands : an analysis of music educational practices in non-formal contexts
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