A gênese da ideologia da modernização conservadora e dialética da prática econômica a partir da obra de Carlos Augusto Taunay e suas relações com a educação agrária e agrícola no Brasil [recurso eletrônico]
Paulo Eduardo Vieira
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP V673g
[The genesis of the ideology of conservative and dialectical modernization of economic practice based on the work of Carlos Augusto Taunay and its relations with agrarian and agricultural education in Brazil]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (121 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Silvio Ancizar Sanchez Gamboa, Cesar Aparecido Nunes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A pesquisa tem o objetivo recuperar e discutir a gênese da ideologia da denominada modernização conservadora brasileira a partir da obra Manual do Agricultor Brasileiro de Carlos Augusto Taunay, publicado em 1839. Para tanto, foi necessário analisar as relações históricas, políticas e...
Ver mais
Resumo: A pesquisa tem o objetivo recuperar e discutir a gênese da ideologia da denominada modernização conservadora brasileira a partir da obra Manual do Agricultor Brasileiro de Carlos Augusto Taunay, publicado em 1839. Para tanto, foi necessário analisar as relações históricas, políticas e sociais sobre as propostas educacionais implícitas nessa obra e que se polarizam nas concepções de Educação Agrícola e Educação Agrária no Brasil. A pergunta central que orientou o processo da pesquisa é: qual é a diferença entre a concepção de desenvolvimento agrário, pautada numa transformação das relações de produção, e a denominação de desenvolvimento agrícola, que se traduz na reprodução do mesmo modelo de exploração colônia "plantation", que marcou as matrizes da atividade econômica exploratória no Brasil no contexto da obra, Manual do Agricultor Brasileiro de Carlos Augusto Taunay? Trata-se de uma pesquisa fundamentada na matriz crítico-dialética de inspiração no materialismo histórico, e a metodologia utilizada consiste na investigação de fontes bibliográficas sobre o tema. Nessa perspectiva, compreendemos que tanto educação agrícola como educação agrária estão no mesmo campo histórico de disputa entre essas duas matrizes educacionais. Porém, é preciso superar as concepções seletivas, classificatória e meritocráticas de aprendizagem, e acreditar que todas as pessoas são capazes e têm o direito a aprender, que a escola é para todos, e que todas as pessoas são iguais em dignidade e em identidade. Nesse sentido, a recuperação crítica da gênese do discurso sobre a modernização conservadora e sua relação com a educação brasileira, permite também recuperar a necessidade e as bases históricas da educação agrícola, na perspectiva da Paideia da educação do campo
Ver menos
Abstract: The research aims to recover and discuss the genesis of the ideology of the so-called conservative Brazilian modernization based on the work of the Brazilian Farmer's Manual by Carlos Augusto Taunay, published in 1839. Therefore, it was necessary to analyze the historical, political and...
Ver mais
Abstract: The research aims to recover and discuss the genesis of the ideology of the so-called conservative Brazilian modernization based on the work of the Brazilian Farmer's Manual by Carlos Augusto Taunay, published in 1839. Therefore, it was necessary to analyze the historical, political and social relations on the educational proposals implicit in this work and that are polarized in the concepts of Agricultural Education and Agrarian Education in Brazil. The central question that guided the research process is: What is the difference between the concept of agricultural development, based on a transformation of production relations, and the denomination of agricultural development, which translates into the reproduction of the same colony exploration model "plantation ", Which marked the matrices of exploratory economic activity in Brazil in the context of the work, Carlos Augusto Taunay's Brazilian Farmer's Manual? It is a research based on the critical-dialectic matrix inspired by historical materialism, and the methodology used consists of the investigation of bibliographic sources on the subject. In this perspective, we understand that both agricultural education and agrarian education are in the same historical field of dispute between these two educational matrixes. However, it is necessary to overcome the selective, classificatory and meritocratic learning concepts, and believe that all people are capable and have the right to learn, that school is for everyone, and that all people are equal in dignity and identity. In this sense, the critical recovery of the genesis of the discourse on conservative modernization and its relationship with Brazilian education, also allows to recover the need and the historical bases of agricultural education, in the perspective of Paideia of rural education
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-2022
Orientador
Nunes, Cesar Aparecido, 1959-
Coorientador
Silva, Maria Cristiani Gonçalves, 1971-
Avaliador
Polli, José Renato, 1962-
Avaliador
A gênese da ideologia da modernização conservadora e dialética da prática econômica a partir da obra de Carlos Augusto Taunay e suas relações com a educação agrária e agrícola no Brasil [recurso eletrônico]
Paulo Eduardo Vieira
A gênese da ideologia da modernização conservadora e dialética da prática econômica a partir da obra de Carlos Augusto Taunay e suas relações com a educação agrária e agrícola no Brasil [recurso eletrônico]
Paulo Eduardo Vieira