Rede de educação infantil municipal de Campinas [recurso eletrônico] : desafios à laicidade
Mariana do Carmo Marola Marques
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M348r
[Municipal child education network of Campinas]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (201 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Agueda Bernardete Bittencourt
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho baseou-se na pesquisa e análise de dados e documentos das escolas de educação infantil da cidade de Campinas, buscando perfazer o histórico de configuração da Rede Escolar de Educação Infantil de Campinas. Para tanto, foi realizado um mapeamento com todas as unidades...
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Resumo: O presente trabalho baseou-se na pesquisa e análise de dados e documentos das escolas de educação infantil da cidade de Campinas, buscando perfazer o histórico de configuração da Rede Escolar de Educação Infantil de Campinas. Para tanto, foi realizado um mapeamento com todas as unidades construídas em suas diversas modalidades, neste trabalho classificadas como Pública Municipal, Pública Conveniada e Pública Privada. Tomando os conceitos de Configuração, Rede e Interdependência, elaborados por Norbert Elias e considerando a relação indissociável entre indivíduo e sociedade, e esta como fruto de uma configuração social proveniente de uma teia de relações de indivíduos interligados e dependentes em densas tramas sociais, construí a interpretação da Rede Pública de Educação Infantil de Campinas. Dois eixos nortearam minhas interpretações: as relações entre educação infantil e assistência social; educação infantil e a religião. Foram tomados como fonte de pesquisa os relatórios estatísticos oficiais publicados pela Prefeitura Municipal de Campinas, sites da prefeitura e, projetos políticos pedagógicos das unidades escolares, além das Diretrizes Curriculares Municipais da Educação Básica para o Ensino Fundamental ¿ Anos Iniciais e para a Educação Infantil, publicadas em 2012 e 2013 respectivamente
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Abstract: The present work was based on the research and analysis of data and documents of early childhood schools in the city of Campinas, seeking to make up the history of configuration of the Early Childhood Education Network of Campinas. For this purpose, a mapping was carried out with all the...
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Abstract: The present work was based on the research and analysis of data and documents of early childhood schools in the city of Campinas, seeking to make up the history of configuration of the Early Childhood Education Network of Campinas. For this purpose, a mapping was carried out with all the units built in their different modalities, in this work classified as Public Municipal, Public Partnership and Public Private. Taking the concepts of Configuration, Network and Interdependence, developed by Norbert Elias and considering the inseparable relationship between individual and society, and this as the result of a social configuration arising from a web of relationships of interconnected and dependent individuals in dense social networks, I built the interpretation of the Public Child Education Network of Campinas. Two axes guided my interpretations: the relationship between early childhood education and social assistance; child education and religion. The official statistical reports published by the City of Campinas, websites of the city hall and pedagogical political projects of the school units were taken as a source of research, in addition to the Municipal Curriculum Guidelines for Basic Education for Elementary Schools - Early Years and for Early Childhood Education, published in 2012 and 2013 respectively
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Rede de educação infantil municipal de Campinas [recurso eletrônico] : desafios à laicidade
Mariana do Carmo Marola Marques
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