A construção do eu na relação com o outro [recurso eletrônico] : a experiência emocional na educação infantil
Matheus Andrade Santos
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Sa59c
[The construction of me in the relationship with the other]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (90 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Archangelo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: As experiências vivenciadas pelas crianças, no contexto da Educação Infantil, são muito importantes para o seu desenvolvimento emocional e o psíquico. Este trabalho observou essas vivências e buscou analisá-las sob o vértice de alguns conceitos de Wilfred Bion, como a teoria do pensamento....
Ver mais
Resumo: As experiências vivenciadas pelas crianças, no contexto da Educação Infantil, são muito importantes para o seu desenvolvimento emocional e o psíquico. Este trabalho observou essas vivências e buscou analisá-las sob o vértice de alguns conceitos de Wilfred Bion, como a teoria do pensamento. Partiu-se da ideia de que o Eu é construído em interação com o Outro, isto é, por intermédio do outro a criança constrói a ideia de unidade e de diferença, e passa a perceber o mundo que a cerca. Essa condição tem início nas relações que se estabelecem a princípio, no contato do bebê com a pessoa que o alimenta e acolhe (mãe ou cuidadora), depois com a família e, finalmente, já criança pequena, no convívio com outras crianças e adultos no cotidiano da Educação Infantil. As experiências vividas podem ser compreendidas, com base na teoria do pensamento de Bion, o qual postula que existe a possibilidade de aprender na experiência, a partir do que é elaborado no aparelho mental, no contato do mundo interno do indivíduo com a realidade externa. Essas experiências têm qualidade emocional e podem estar disponíveis para serem pensadas. Para a investigação de tais ideias, foi utilizada a metodologia de pesquisa etnográfica, na qual o pesquisador precisou estar imerso no campo da pesquisa, convivendo com os participantes, para que fosse possível perceber nuances, questões e pontos específicos do cotidiano educacional que o pesquisador, como um estranho nesse ambiente, não conseguiria visualizar, mas com a sua inserção e adaptação no campo, as observações tornam-se possíveis. Esta pesquisa foi realizada numa instituição de Educação Infantil da rede municipal de Campinas ¿ SP, especificamente, com uma turma de quase 30 crianças de 2 a 4 anos de idade, com uma educadora e dois agentes de Educação Infantil. Tendo como caminho teórico-metodológico a teoria do pensamento de Bion, o modelo Continente-Contido e seus desdobramentos, são apresentadas algumas situações da rotina pedagógica que se destacaram nas observações da turma, refletindo e analisando-as à luz da teoria estudada. Dentro dessa perspectiva, foi possível formular algumas categorias de análise: a relação criança-criança; a relação criança-adulto; a relação educadora-instituição. Os resultados desta pesquisa evidenciaram que o desenvolvimento psíquico e emocional da criança continua a acontecer com a sua inserção num ambiente de educação sistematizada, e a unidade dupla (Eu-Outro) é uma ideia fundamental para o processo de "existir", como criança e viver suas experiências no agora
Ver menos
Abstract: In the context of Preschool Education, experiences lived by children are very important for emotional and psychic development. Therefore, the present work observed some of these experiences and tried to analyze them using some of the concepts of Wilfred Bion, such as the theory of...
Ver mais
Abstract: In the context of Preschool Education, experiences lived by children are very important for emotional and psychic development. Therefore, the present work observed some of these experiences and tried to analyze them using some of the concepts of Wilfred Bion, such as the theory of thinking. Based on the ideathat the Me is constructed in interaction with the Other, i.e., via the other, the child constructs the idea of sameness and difference and progress to a perception of the world which surrounds it. The construction of this sameness and difference begins in the relationships which are established in the initial contacts of the infant with the person who feeds and cares for it (mother or caretaker), later with family members, and, finally, already a small child, in interactions with other children and adults on a day-to-day basis during preschool education. The experiences lived can be understood on the basis of the theory of thinking of Bion, in which it is postulated that the possibility of learning from experience exists, from what is lived and elaborated in the contact of the internal world of the individual with the external reality. These experiences have a certain emotional quality and can be made available for thinking, depending on how they are processed by the mind. The methodology of ethnographic research was used for the investigation of these experiences; this requires that the researcher be immersed in thegroup being researched, living with the participants, so that nuances, issues and specific points of the day-to-day experiences in the educational environment can be perceived.If there is no involvement, the researcher who is a stranger in the environment could not recognize what is happening, but, with his/her insertion and adaptation in the field, observation becomes possible. This research was conducted in an Institution of Preschool Education in the municipal school system of Campinas in the state of São Paulo, with a class of nearly 30 children from 2 to 4 years of age, accompanied by the educator and two agents of Child Education. Based on Bion's theory of thinking, and his contained continent model with its various ramifications, some aspects of the pedagogical routine identified during class observation are indicated, reflected on, and analyzed. From this perspective, it was possible to formulate certain categories of analysis: the relationship child-child, the relationship child-adult, and the relationship educator-institution. The results of the research show that the psychic and emotional development of the child continues with its insertion in an environment of systematic education, and that the double unit (Me-Other) is a fundamental idea for the process of "existing" as the childlives its experiences in the now
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
A construção do eu na relação com o outro [recurso eletrônico] : a experiência emocional na educação infantil
Matheus Andrade Santos
A construção do eu na relação com o outro [recurso eletrônico] : a experiência emocional na educação infantil
Matheus Andrade Santos