A educação para o desenvolvimento da pessoa [recurso eletrônico] : uma leitura do Art. 205 da Constituição Federal de 1988 à luz do personalismo de Emmanuel Mounier
Josi Mara Nolli
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP N722e
[The education for the development of the person]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (75 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Roberto Akira Goto
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Propõe-se, na presente dissertação, uma leitura interpretativa do Art. 205 da Constituição Federal de 1988 no que se refere à educação para o pleno desenvolvimento da pessoa. Considera-se que, pelo viés jurídico-constitucional, e da perspectiva da Psicologia do Desenvolvimento, o pleno...
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Resumo: Propõe-se, na presente dissertação, uma leitura interpretativa do Art. 205 da Constituição Federal de 1988 no que se refere à educação para o pleno desenvolvimento da pessoa. Considera-se que, pelo viés jurídico-constitucional, e da perspectiva da Psicologia do Desenvolvimento, o pleno desenvolvimento da pessoa, no Art. 205, adquire o significado de objetivo da educação e pode ser entendido como desenvolvimento cognitivo. Já à luz do personalismo de Emmanuel Mounier, compreende-se o pleno desenvolvimento da pessoa como finalidade da educação, focalizada e estudada na atualidade de suas práticas escolares; para tanto, analisa-se um quadro recorrente em sala de aula, em que o educando questiona e se autoquestiona sobre a utilidade de determinados conteúdos e disciplinas, remetendo predominantemente aos valores de mercado. Discute-se, dessa forma, se, em tal contexto, é possível o pleno desenvolvimento da pessoa segundo os parâmetros e valores do personalismo mounieriano, considerando que, na visão de Mounier, o homem é chamado a amadurecer livremente. Conclui-se que, para Mounier, a educação para o pleno desenvolvimento da pessoa é, no fundo, autoeducação e autodesenvolvimento, envolvendo, sobretudo, liberdade, escolha: trata-se, portanto, do protagonismo que o educando pode assumir no processo de sua educação, escolhendo valores que possam contribuir para o seu desenvolvimento como pessoa
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Abstract: This dissertation proposes an interpretative reading of Art. 205 of the Federal Constitution of 1988 regarding education for the full development of the person. It is considered that, from the legal-constitutional bias, and from the perspective of Developmental Psychology, the full...
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Abstract: This dissertation proposes an interpretative reading of Art. 205 of the Federal Constitution of 1988 regarding education for the full development of the person. It is considered that, from the legal-constitutional bias, and from the perspective of Developmental Psychology, the full development of the person, in Art. 205, acquires the meaning of objective of education and can be understood as cognitive development. Already in the light of the personalism of Emmanuel Mounier, it is understood the full development of the person as the purpose of education, focused and studied in the actuality of their school practices; To this end, we analyze a recurrent picture in the classroom, in which the student questions and questions himself about the usefulness of certain contents and disciplines, referring predominantly to market values. Thus, it is discussed whether, in such a context, the full development of the person is possible according to the parameters and values of mounierian personalism, considering that, in Mounier's view, man is called to mature freely. It is concluded that, for Mounier, education for the full development of the person is, in essence, self-education and self-development, involving, above all, freedom, choice: it is, therefore, the protagonism that the student can assume in the process of his / her own. education, choosing values that can contribute to their development as a person
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Goto, Roberto Akira, 1954-
Orientador
Zuben, Newton Aquiles von, 1942-
Avaliador
Santos, Juliana Ormastroni de Carvalho
Avaliador
Fernandes, André Gonçalves, 1974-
Avaliador
A educação para o desenvolvimento da pessoa [recurso eletrônico] : uma leitura do Art. 205 da Constituição Federal de 1988 à luz do personalismo de Emmanuel Mounier
Josi Mara Nolli
A educação para o desenvolvimento da pessoa [recurso eletrônico] : uma leitura do Art. 205 da Constituição Federal de 1988 à luz do personalismo de Emmanuel Mounier
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