Procedimentos punitivos na escola e suas consequências para o aluno [recurso eletrônico] : expiar ou educar?
Ingrid Daniele Archanjo
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP Ar22p
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (63 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Telma Pileggi Vinha
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Embasado numa perspectiva construtivista de desenvolvimento da autonomia moral, o objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é, a partir de um levantamento bibliográfico de produções investigativas a respeito de punições no ambiente escolar, identificar quais as
consequências do emprego... Ver mais Resumo: Embasado numa perspectiva construtivista de desenvolvimento da autonomia moral, o objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é, a partir de um levantamento bibliográfico de produções investigativas a respeito de punições no ambiente escolar, identificar quais as
consequências do emprego de procedimentos punitivos para o "aluno transgressor" e para a escola. Visa, ainda, a identificar e analisar, nessas produções, outras possibilidades de intervenções menos coercitivas e suas repercussões. Os resultados, obtidos a partir de diferentes estudos, apontam que a aplicação de sanções expiatórias e excludentes é ineficiente por estas, entre outros motivos, não evitarem reincidências; estarem associadas à piora no desempenhoacadêmico tanto de alunos suspensos quanto de não suspensos; aumentarem a probabilidade de envolvimento com práticas criminosas; estarem relacionadas às taxas de evasão escolar; alémde, não raramente, serem vistas como uma vantagem/"dia de folga". Assim sendo, este trabalho sugere abordagens alternativas com potencial para reduzir o mau comportamento, ao mesmo tempo em que promovem o desenvolvimento de competências sociais e emocionais necessárias para melhor adaptação a uma sociedade democrática, beneficiando, então, aluno e escola. Ver menos
consequências do emprego... Ver mais Resumo: Embasado numa perspectiva construtivista de desenvolvimento da autonomia moral, o objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é, a partir de um levantamento bibliográfico de produções investigativas a respeito de punições no ambiente escolar, identificar quais as
consequências do emprego de procedimentos punitivos para o "aluno transgressor" e para a escola. Visa, ainda, a identificar e analisar, nessas produções, outras possibilidades de intervenções menos coercitivas e suas repercussões. Os resultados, obtidos a partir de diferentes estudos, apontam que a aplicação de sanções expiatórias e excludentes é ineficiente por estas, entre outros motivos, não evitarem reincidências; estarem associadas à piora no desempenhoacadêmico tanto de alunos suspensos quanto de não suspensos; aumentarem a probabilidade de envolvimento com práticas criminosas; estarem relacionadas às taxas de evasão escolar; alémde, não raramente, serem vistas como uma vantagem/"dia de folga". Assim sendo, este trabalho sugere abordagens alternativas com potencial para reduzir o mau comportamento, ao mesmo tempo em que promovem o desenvolvimento de competências sociais e emocionais necessárias para melhor adaptação a uma sociedade democrática, beneficiando, então, aluno e escola. Ver menos
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Procedimentos punitivos na escola e suas consequências para o aluno [recurso eletrônico] : expiar ou educar?
Ingrid Daniele Archanjo
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