Por uma construção cultural [recurso eletrônico] : crianças e adolescentes refugiados africanos em São Paulo
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B227p
[For a cultural construction]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (102 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Alexandro Henrique Paixão
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo investigar, analisar e discutir o "processo de interação", por meio da linguagem, de crianças e adolescentes negros refugiados, vindos de países africanos de língua francesa, residentes na cidade de São Paulo. Investigou-se, mais especificamente,...
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo investigar, analisar e discutir o "processo de interação", por meio da linguagem, de crianças e adolescentes negros refugiados, vindos de países africanos de língua francesa, residentes na cidade de São Paulo. Investigou-se, mais especificamente, como os sujeitos "construíram" uma "cultura em comum" com base no ambiente escolar e quais foram as principais questões enfrentadas. Participaram da pesquisa de campo oito indivíduos: duas crianças, dois adolescentes e uma mãe, estes refugiados congoleses, e três educadoras brasileiras. No processo de coleta de dados, pesquisa de campo com entrevistas, foi utilizada uma abordagem metodológica de cunho qualitativo. Os primeiros resultados evidenciaram que, no caso dos sujeitos da pesquisa, a linguagem foi de extrema importância durante seu processo de interação nos espaços de sociabilidade. Além disso, sua interação perpassa por questões como discriminação, racismo e xenofonia. Observamos também que a educação pode ser considerada um dos instrumentos mais efetivos na garantia dos mais diversos direitos de crianças e adolescentes refugiados
Abstract: The present dissertation aimed to investigate, analyze and discuss the "interaction process", through the language, of black refugee children and young adolescents from French-speaking African countries living in the city of São Paulo. More specifically, it investigate how the subjects...
Abstract: The present dissertation aimed to investigate, analyze and discuss the "interaction process", through the language, of black refugee children and young adolescents from French-speaking African countries living in the city of São Paulo. More specifically, it investigate how the subjects "built" a "common culture" based on the school environment, and which main issues were faced. Eight individuals participated in the field research: two children, two young adolescents and one mother, all Congolese refugees, and three Brazilian educators. In the process of data collection, field research with interviews, a qualitative methodological approach was used. The first results exposed that, in the case of the research subjects, the language was extremely important during their interaction process in the spaces of sociability. In addition, their interaction passed through issues of discriminations, racisms, and xenophobia. We also noted that education can be considered one of the most effective instruments to guarantee the most diverse rights of refugee children and young adolescents
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