Ensino de química para pessoas com deficiência visual [recurso eletrônico] : mapeamento e investigação de produções e aplicações no Brasil
Cássia Cristina Campos Duarte
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP D85e
[Chemical Education for people with visual impairment]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (143 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Adriana Vitorino Rossi
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin
Resumo: Na área de ensino, nos últimos anos, pesquisas estão sendo desenvolvidas visando analisar o que prejudica o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência. Neste contexto, educadores devem ser conscientizados da relevância da inclusão educacional e orientados sobre formas de...
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Resumo: Na área de ensino, nos últimos anos, pesquisas estão sendo desenvolvidas visando analisar o que prejudica o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência. Neste contexto, educadores devem ser conscientizados da relevância da inclusão educacional e orientados sobre formas de praticá-la. Há relativa disponibilidade de recursos didáticos no mercado nacional, porém é notável que conteúdos escolares, principalmente do ensino médio, ainda necessitam de apoio às atividades para estudantes com deficiência visual. Como hipótese, consideramos que o acesso às produções referentes ao Ensino de Química a pessoas com deficiência visual no Brasil é fragmentado. Entendemos que esta temática é incipiente e que professores e estudantes enfrentam dificuldades para ensinar e aprender Química com as propostas disponíveis. Tendo em vista a importância de ensinar Química para pessoas com deficiência visual no ensino médio, justificamos a relevância de um estudo do tipo levantamento bibliográfico e documental sobre essa abordagem, com o objetivo de sistematizar e comentar produções de pesquisadores e de espaços educativos para "ensinar Química a pessoas com deficiência visual", buscando identificar aspectos positivos e eventuais limitações. Realizamos entrevistas semiestruturadas com 8 participantes de ações que envolvem o Ensino de Química a pessoas com deficiência visual, a saber: professores de Química do ensino médio regular, professores pesquisadores e professores de sala de recursos. De acordo com os pressupostos destacados, esta pesquisa discute as seguintes questões norteadoras: Como a produção de trabalhos para o Ensino de Química a pessoas com deficiência visual se distribui pelas instituições e pelas regiões do país? Quais são os focos temáticos mais estudados? É possível encontrar informações sobre a comunicação entre professores e outros agentes que interagem com pessoas com deficiência visual para disseminação de estudos, estratégias e multiplicação do conhecimento? Quais contribuições dessa produção para a melhoria do Ensino de Química a pessoas com deficiência visual? Mapeamos produções nacionais publicadas a partir de 1996 e identificamos alguns espaços educativos. Com as entrevistas, buscamos detalhar realidades no desenvolvimento e/ou uso de propostas, sem pretensão de generalizar toda produção nacional. Como resultado dessa investigação, no Google acadêmico foram encontradas 267 produções, a maior parte da região Sudeste (74). No Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, foram encontradas 39 produções, sendo 34 dissertações e 5 teses, com a região Sudeste concentrando o maior número teses e dissertações: 16. No portal CAPES, foram encontrados 43 artigos, sendo a maioria da região Sudeste: 14. Foram identificados 10 espaços educativos com projetos em desenvolvimento. Identificamos, ainda, que as produções e os espaços estão voltados, em sua maioria, para o desenvolvimento de material didático e formação de professores. Os dados, inclusive das entrevistas, foram organizados para análise textual discursiva, para identificação de tendências e contribuições. Essa pesquisa, somada a outras, deve contribuir para o desenvolvimento de um quadro teórico sobre a temática do ensino inclusivo e para a formação de professores
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Abstract: In the area of education, in recent years, research has being developed to analyze what impairs the fulfillment of the rights of people with disabilities. In this context, educators should be made aware of the relevance of educational inclusion and oriented on ways to practice it. There is...
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Abstract: In the area of education, in recent years, research has being developed to analyze what impairs the fulfillment of the rights of people with disabilities. In this context, educators should be made aware of the relevance of educational inclusion and oriented on ways to practice it. There is a relative availability of didactic resources in the Brazilian market, but it is notable that school contents, especially in high school, still need support of activities for students with visual impairment. As a hypothesis, we consider that the access to the productions related to teaching Chemistry for people with visual impairment in Brazil is fragmented. We understand that this theme is incipient and that teachers and students face difficulties in teaching and learning Chemistry with the available proposals. Due the importance of teaching Chemistry to people with visual impairment in high school, we justify the relevance of a study such as a bibliographic and documentary survey on this approach, with the aim of systematizing and commenting productions from researchers and educational spaces to "teach Chemistry for people with visual impairment", seeking to identify positive aspects and possible limitations. We conducted semi-structured interviews with eigth participants of actions involving the teaching of Chemistry to people with visual impairment, namely: high school chemistry teachers, research teachers and resource room teachers. According to the highlighted assumptions, this research discusses the following guiding questions: How is the production of works about teaching Chemistry for visually impaired people distributed among institutions and regions of Brazil? What are the most studied thematic? Is it possible to find information on the communication between teachers and other agents who interact with people with visual impairment to disseminate and share studies, strategies and knowledge? What are the contributions of this production to improving teaching Chemistry for people with visual impairment? We mapped Brazilian productions published since 1996 and identified some educational spaces. With the interviews, we tried to detail realities in the development and/or use of proposals, without intending to generalize all production. As result of this investigation, 267 productions were found in Google Academia, most of them from the Brazilian Southeast region (74). In the CAPES Catalogue of Theses and dissertations, 39 productions were found, 34 of which were dissertations and 5 theses, with the Southeast region concentrating the largest number of theses and dissertations: 16. In the CAPES Journals Gate, 43 articles were found, most of them from the Brazilian Southeastern region: 14. Ten educational spaces were identified with projects under development. We also identified that the productions and spaces are mostly focused on the development of didactic material and teacher trainning. The data, including the interviews, were organized for discursive textual analysis, to identify trends and contributions. This research, added to others, should contribute to the development of a theoretical framework on the theme of inclusive education and teacher training
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Rossi, Adriana Vitorino, 1965-
Orientador
D'Abreu, João Vilhete Viegas, 1954-
Avaliador
Côrrea, Thiago Henrique Barnabé, 1989-
Avaliador
Ensino de química para pessoas com deficiência visual [recurso eletrônico] : mapeamento e investigação de produções e aplicações no Brasil
Cássia Cristina Campos Duarte
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Cássia Cristina Campos Duarte