Contribuições da neurolinguística discursiva para a formação de professores [recurso eletrônico]
Isabella de Cássia Netto Moutinho
TESE
Português
T/UNICAMP M867c
[Discoursive neurolinguistics contributions to teacher training]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (380 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Maria Irma Hadler Coudry
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta Tese é desenvolvida no interior da Neurolinguística de orientação Discursiva e tem como objeto principal de reflexão o papel da formação de professores no processo de patologização de dificuldades constitutivas da aprendizagem de leitura e de escrita. Um levantamento bibliográfico...
Ver mais
Resumo: Esta Tese é desenvolvida no interior da Neurolinguística de orientação Discursiva e tem como objeto principal de reflexão o papel da formação de professores no processo de patologização de dificuldades constitutivas da aprendizagem de leitura e de escrita. Um levantamento bibliográfico mostrou que a formação de professores é marcada por um olhar clínico (HORA, 2011) que espera um aluno padrão, não aceita diversidades e transfere para o âmbito da patologia certas dificuldades que, muitas vezes, ou são constitutivas do processo de aprendizagem ou são de ordem social, psicoafetiva, cultural ou pedagógica. Para investigar se esse olhar permanece na contemporaneidade, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores das redes pública e privada atuantes no Ensino Fundamental I. A análise desses dados permitiu compreender como o olhar clínico se perpetuou ao longo dos anos na formação docente ¿ inicial e, sobretudo, continuada - e como ele opera hoje, sobretudo no papel assumido pelas neurociências ou neuroeducação. Por fim, esta pesquisa analisa as recentes investidas do governo contra a educação materializadas na nova política de alfabetização publicada em 2019, que impõe o método fônico para a alfabetização e determina que o aparato teórico que embasará esta prática deve ser o das ciências cognitivas. As problematizações, à luz da ND, afirmam que entender como a medicina ocupou posição de protagonismo no debate sobre as dificuldades escolares é essencial para desvelar o processo de patologização, que tem sido uma das justificativas para o fracasso escolar na contemporaneidade, bem como para construir um contradiscurso que responda a ele
Ver menos
Abstract: This thesis is developed within the discursive oriented neurolinguistics and takes as its main object of reflection the role of teacher education in the process of pathologizing the constitutive difficulties of reading and writing. A bibliographic survey showed that teacher education is...
Ver mais
Abstract: This thesis is developed within the discursive oriented neurolinguistics and takes as its main object of reflection the role of teacher education in the process of pathologizing the constitutive difficulties of reading and writing. A bibliographic survey showed that teacher education is marked by a clinical approach (HORA, 2011) that expects a standard student, does not accept diversity and transfers into the pathology área certain difficulties that often or are constitutive of the learning process, or are social, psycho-affective, cultural or pedagogical. In order to investigate whether this view remains contemporary, semi-structured interviews were conducted with public and private school teachers working in the brazilian elementary school I. The analysis of these data allowed us to understand how the clinical approach has perpetuated itself over the years in initial teacher education and, above all, continued education- and how it operates nowadays, especially in the role played by neurosciences or neuroeducation. Finally, this research analyzes the recent government attacks against education materialized in the new literacy policy published in 2019, which imposes the phonic method for literacy and determines that the theoretical apparatus that will underpin this practice must be the cognitive sciences. The ivestigations, oriented bay the ND, claim that understanding how medicine played a leading role in the debate about school difficulties is essential to unveil the pathologization process, which has been one of the justifications for the failure of school in contemporary times, as well as to build a counter discourse that answers to it
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-
Orientador
Possenti, Sírio, 1947-
Avaliador
Righi Gomes, Maria Judith Ismael, 1961-
Avaliador
Andrade, Ludmila Thome de
Avaliador
Contribuições da neurolinguística discursiva para a formação de professores [recurso eletrônico]
Isabella de Cássia Netto Moutinho
Contribuições da neurolinguística discursiva para a formação de professores [recurso eletrônico]
Isabella de Cássia Netto Moutinho