A distopia do mérito [recurso eletrônico] : desigualdades escolares no ensino médio brasileiro analisadas a partir do ENEM
Cássio José de Oliveira Silva
TESE
Português
T/UNICAMP Si38d
[The dystopia of merit]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (223 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Nora Rut Krawczyk
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Historicamente, é possível conceber ao menos três propriedaes analíticas que podem descrever o modo como as desigualdades educacionais se manifestam no interior dos sistemas de ensino. Tais propriedades são dadas pelas noções de inclusão -que se relaciona com a disponibilidade do atendimento...
Ver mais
Resumo: Historicamente, é possível conceber ao menos três propriedaes analíticas que podem descrever o modo como as desigualdades educacionais se manifestam no interior dos sistemas de ensino. Tais propriedades são dadas pelas noções de inclusão -que se relaciona com a disponibilidade do atendimento educacional diante de uma determinada demanda social - em um contexto histórico e geográfico específicos; a progressividade -que envolve a capacidade de incluir neste atendimento educacional a população mais pobre e em condições de vulnerabilidades socioeconômicas, de modo que haja o acesso, a permanência e a conclusão da escolarizaçao para todos os grupos sociais. E por ultimo, pela noção de segmentação -que envolve algum tipo de organização interna da oferta escolar marcada pela subdivisão institucional e/ou formativa do sistema, que é capaz de influenciar ¿ direta ou indiretamente ¿ as chances de acesso às trajetórias escolares de maior ou menor prestígio e valorização social nesta mesma sociedade. A segmentação pode influenciar as desigualdades educacionais na medida em que produz diferenciações e hierarquias na alocação de estudantes de diferentes grupos socioeconômicos no interior do sistema educacional. A partir destas propriedades analíticas, procuramos analisar os fenômenos que marcam o recente processo de expansão do atendimento escolar no Ensino Médio brasileiro nos ultimos anos. Procuramos mostrar que esta expansão merece analises mais aprofundadas, dadas as suas descontinuidades e ambiguidades presentes, já que o Ensino Médio permanece sendo uma das etapas mais desafiadoras na busca da democratização do sistema educacional no país. Uma das limitações que se colocam historicamente e de forma ininterrupta no país, se relaciona com a escassez de dados e informações sobre este fenômeno. De encontro a isto, o objetivo principal deste trabalho foi analisar o perfil socioeconômico, cultural, de relação com o trabalho e as tendências observadas nas trajetórias escolares de estudantes que passaram pelo Ensino Médio brasileiro na série histórica de 1998 a 2014. A pesquisa foi feita utilizando-se predominantemente os dados do questionário socioeconômico do ENEM, além de outros dados censitários e/ou amostrais. Os resultados do trabalho evidenciam que o movimento de inclusão e progressividade -verificado também por outras pesquisas, não se traduziu na democratização das oportunidades escolares nesta etapa. Nossas conclusões sugerem que apesar de mudanças importantes relacionadas à perceptível incidência de maior acesso e conclusão nesta etapa, existem padrões historicos de segmentação no sistema educacional brasileiro que atuam como mecanismos de produção de desigualdades escolares, perceptíveis por meio de diferenciações curriculares, formativas e institucionais
Ver menos
Abstract: Historically, it is possible to conceive of at least three analytical properties that can describe the way educational inequalities manifest themselves within education systems. Such properties are given by the notions of inclusion - which relates to the availability of educational care in...
Ver mais
Abstract: Historically, it is possible to conceive of at least three analytical properties that can describe the way educational inequalities manifest themselves within education systems. Such properties are given by the notions of inclusion - which relates to the availability of educational care in the face of a particular social demand - in a specific historical and geographical context; Progressivity - which involves the ability to include in this educational service the poorest population and in conditions of socioeconomic vulnerability, so that there is access, permanence and completion of schooling for all social groups. And lastly, by the notion of segmentation - which involves some kind of internal organization of the school supply marked by the institutional and / or formative subdivision of the system, which is capable of influencing - directly or indirectly - the chances of access to school trajectories of greater or lesser degree. lower prestige and social valorization in this same society. Segmentation can influence educational inequalities as it produces differences and hierarchies in the allocation of students from different socioeconomic groups within the educational system. From these analytical properties, we seek to analyze the phenomena that mark the recent process of expansion of school attendance in Brazilian high school in recent years. We seek to show that this expansion deserves further analysis, given its discontinuities and present ambiguities, since high school remains one of the most challenging stages in the pursuit of democratization of the educational system in the country. One of the limitations historically and uninterruptedly in the country is related to the scarcity of data and information about this phenomenon. Against this, the main objective of this work was to analyze the socioeconomic, cultural, work-related profile and the trends observed in the school trajectories of students who passed through Brazilian High School in the historical series from 1998 to 2014. The research was done predominantly using data from the ENEM socioeconomic questionnaire, as well as other census and / or sample data. The results of the work show that the inclusion and progressivity movement - verified also by other researches, did not translate into the democratization of school opportunities at this stage. Our conclusions suggest that despite important changes related to the perceived incidence of greater access and completion at this stage, there are historical patterns of segmentation in the Brazilian educational system that act as mechanisms of production of school inequalities, perceptible through curricular, formative and institutional differences
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Krawczyk, Nora Rut, 1958-
Orientador
Corti, Ana Paula de Oliveira
Avaliador
Stoco, Sergio
Avaliador
Ernica, Mauricio, 1972-
Avaliador
Silva, Monica Ribeiro da Silva
Avaliador
A distopia do mérito [recurso eletrônico] : desigualdades escolares no ensino médio brasileiro analisadas a partir do ENEM
Cássio José de Oliveira Silva
A distopia do mérito [recurso eletrônico] : desigualdades escolares no ensino médio brasileiro analisadas a partir do ENEM
Cássio José de Oliveira Silva