Educação do campo, agroecologia e ensino de ciências [recurso eletrônico] : o tripé da formação de professores
Gabriela Furlan Carcaioli
TESE
Português
T/UNICAMP C177e
[Field education, agroecology and science teaching]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (242 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Sandro Tonso, Wilon Mazalla Neto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin
Resumo: A formação de professores para as escolas do campo no Brasil tem sua história atrelada à luta dos movimentos sociais camponeses por terra, por escola e por dignidade da vida no campo, por isso formar professores para as escolas do campo é uma tarefa que inclui, para além da formação docente,...
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Resumo: A formação de professores para as escolas do campo no Brasil tem sua história atrelada à luta dos movimentos sociais camponeses por terra, por escola e por dignidade da vida no campo, por isso formar professores para as escolas do campo é uma tarefa que inclui, para além da formação docente, uma formação humana que leva em conta todas as dimensões que constituem o ser humano: a vida corpórea material e seu desenvolvimento intelectual, cultural, educacional, psicossocial afetivo, estético e lúdico. Em síntese, a formação omnilateral. Nesta tese de doutorado procuramos compreender e discutir essa formação omnilateral dentro das Licenciaturas em Educação do Campo, em específico, na área de conhecimento das Ciências da Natureza. Para isso, elencamos e discutimos ao longo deste texto, a especificidade dos três alicerces que consideramos essenciais para formar um tripé da formação de professores do campo, nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo na área de conhecimento específica das Ciências da Natureza, como forma de contribuir para a formação omnilateral dos camponeses e camponesas, são eles: Educação do Campo, Agroecologia e Ensino de Ciências. Utilizando as orientações metodológicas da Pesquisa Social, compreendemos a dinâmica da realidade e como a produção de conhecimentos a partir dela se dá pelas práticas sociais e pedagógicas, objetos de reflexão deste texto. A prática docente na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina, Trabalhos de Conclusão de Curso e entrevistas com egressos desse curso constituem o material empírico analisado. As entrevistas com os egressos, trabalhadas na forma de narrativas, visam apresentar as experiências vividas durante o percurso formativo desses sujeitos e as contribuições dessas experiências para alicerçar o tripé proposto. Dessa forma, as discussões a partir da questão agrária no Brasil nos levam a refletir sobre os processos que envolvem e constituem, historicamente, a Educação do Campo e são a base para a formação de professores nas Licenciaturas em Educação do Campo. Com isso, passamos às discussões sobre a importância da compreensão da área do conhecimento e de forma mais específica nesta tese, da área do conhecimento do Ensino de Ciências da Natureza. Nessa discussão, apresentamos elementos da Pedagogia Crítica do lugar/ambiente como proposta de trabalho para o Ensino de Ciências da Natureza, pois ela corrobora com os princípios da Agroecologia defendida como bandeira de luta dos movimentos sociais do campo em busca de uma nova perspectiva para a produção de alimentos no Brasil e no mundo. Essa perspectiva do Ensino de Ciências da Natureza e da Agroecologia que debatemos encontra respaldo nos princípios históricos da Educação do Campo, ou seja, a compreensão dos princípios da Educação do Campo, com destaque às balizas da área do conhecimento e um Ensino de Ciências da Natureza pela via da Agroecologia, como matriz pedagógica e formativa, acreditamos ser os elementos chaves para o trabalho político e pedagógico dentro dos cursos de formação de professores do campo, em busca da formação omnilateral
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Abstract: The teacher training for rural schools in Brazil has its history linked to the struggle of peasant social movements for land, school and the dignity of rural life, so training teachers for rural schools is a task that includes, for in addition to teacher education, a human formation that...
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Abstract: The teacher training for rural schools in Brazil has its history linked to the struggle of peasant social movements for land, school and the dignity of rural life, so training teachers for rural schools is a task that includes, for in addition to teacher education, a human formation that takes into account all the dimensions that constitute the human being: material corporeal life and its intellectual, cultural, educational, affective, aesthetic and playful development. In short, the omnilateral formation. In this doctoral thesis we seek to understand and discuss this omnilateral formation within the Field Education Degrees, specifically in the area of knowledge of the Natural Sciences. For this, we list and discuss throughout this text, the specificity of the three foundations that we consider essential to form a tripod of teacher training in the Field Education Degree courses in the area of specific knowledge of Natural Sciences, as a way to contribute to the omnilateral formation of the peasants are: Field Education, Agroecology and Science Teaching. Using the methodological orientations of Social Research, we understand the dynamics of reality and how the production of knowledge from it occurs through social and pedagogical practices, objects of reflection of this text. The teaching practice in the Field Education Degree of the Federal University of Santa Catarina, Course Conclusion Works and interviews with graduates of this course constitute the empirical material analyzed. The interviews with the graduates, worked in the form of narratives, aim to present the experiences lived during the training course of these subjects and the contributions of these experiences to support the proposed tripod. Thus, discussions on the agrarian question in Brazil lead us to reflect on the processes that involve and constitute, historically, the Field Education and are the basis for the formation of teachers in the Field Education Degrees. With this, we come to discussions about the importance of understanding the area of knowledge and more specifically in this thesis, the area of knowledge of science education. In this discussion, we present elements of the Critical Pedagogy of place / environment as a work proposal for the Teaching of Natural Sciences, as it corroborates the principles of Agroecology defended as a struggle flag of the rural social movements in search of a new perspective for the food production in Brazil and worldwide. This perspective of the Teaching of Natural Sciences and Agroecology that we discussed finds support in the historical principles of Field Education, that is, the comprehension of the principles of Field Education, with emphasis on the knowledge area and a Natural Sciences Teaching. Through Agroecology, as a pedagogical and formative matrix, we believe that they are key elements for the political and pedagogical work within the teacher training courses, in search of omnilateral formation
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Tonso, Sandro, 1961-
Orientador
Mazalla Neto, Wilon, 1981-
Coorientador
Monaco, Graziela del
Avaliador
Compiani, Mauricio, 1956-
Avaliador
Vaz Pupo, Marcelo, 1978-
Avaliador
Janata, Natacha Eugenia
Avaliador
Educação do campo, agroecologia e ensino de ciências [recurso eletrônico] : o tripé da formação de professores
Gabriela Furlan Carcaioli
Educação do campo, agroecologia e ensino de ciências [recurso eletrônico] : o tripé da formação de professores
Gabriela Furlan Carcaioli