Catálogo analítico do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas [recurso eletrônico]
Paula Elizabeth de Maria Barrantes
TESE
Português
T/UNICAMP B272c
[Analytical catalog of the Archdiocesan Museum of Sacred Art of Campinas]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (580 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Jorge Sidney Coli Junior
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: sta pesquisa visa resgatar recortes da história do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas e catalogar seu acervo artístico, desde o período inicial de formação das coleções por D. Paulo de Tarso, por volta de 1932, até o período atual. A pesquisa foi baseada em documentos primários...
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Resumo: sta pesquisa visa resgatar recortes da história do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas e catalogar seu acervo artístico, desde o período inicial de formação das coleções por D. Paulo de Tarso, por volta de 1932, até o período atual. A pesquisa foi baseada em documentos primários como: Livros do Tombo, Inventário inicial, fichas catalográficas, de 1965 a 1980, Livros de Ata, Correspondência do Museu e outras entidades, Correspondência pessoal do Diretor Celso Pupo e Cartas de Doação. Foram pesquisados, igualmente, arquivos de revistas e jornais, como: Revista Tribuna, Correio Popular, Jornal o Estado de São Paulo e o Arquivo do CMU-Unicamp. O entendimento de fatos históricos foi possível, ainda, por entrevistas feitas com pessoas contemporâneas à D. Paulo de Tarso e Celso Pupo, assim como visitas aos locais sede do Museu. Este trabalho foi dividido em cinco capítulos, sendo os quatro primeiros capítulos dedicados a história da instituição, o quinto capítulo foi destinado ao catálogo, catálogo extenso mas que procurou oferecer o maior número de peças possível, assim como o maior número de informações. O catálogo foi dividido em categorias como: têxteis, metais, numismática, pinturas e fotografias, mobiliário, esculturas e fragmentos. Sempre que possível foram conseguidas informações sobre a autoria, datação e origem, no entanto, nos casos de falta de informação, procurou-se exercer o comparatismo, fazendo aproximações de técnica e iconografia. As obras das coleções tem datação entre o séc. XVII e o séc. XX. Por fim, esta pesquisa procurou não isolar o Museu Arquidiocesano, mas torná-lo um fragmento que ajuda a entender a formação dos primeiros museus de arte sacra do Brasil, as motivações e dificuldades na organização dessas entidades cujos acervos, até então, não eram reconhecidos como obras de arte, mas sim, objetos funcionais ou devocionais das igrejas
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Abstract: This research aims to recover history clippings of the Archdiocesan Museum of Sacred Art in Campinas and to catalog its artistic collection, from the initial period of collections formation by Dom Pablo de Tarso, from around 1932, until the current period. The research was based on primary...
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Abstract: This research aims to recover history clippings of the Archdiocesan Museum of Sacred Art in Campinas and to catalog its artistic collection, from the initial period of collections formation by Dom Pablo de Tarso, from around 1932, until the current period. The research was based on primary documents such as: Tombs's Books, initial Inventory, inventory files, from 1965 to 1980, Minutes of meetings, correspondence of the Museum and other entities, personal correspondence of the museum¿s Director Celso Pupo and letters of donation. Archives of magazines and newspapers were also searched, such as: Revista Tribuna, Correio Popular, O Estado de São Paulo journal and the archives of the CMU-Unicamp. The understanding of historical facts was also possible due to interviews with people that were contemporary of Dom Pablo de Tarso and Celso Pupo, as well as visits to sites that hosted the Museum in different periods. This work was divided into five chapters: the first four chapters were devoted to the history of the institution and the fifth chapter was devoted to the catalog. An extensive catalog that sought to offer as many pieces as possible and the largest amount of information. The catalog was divided into categories such as: textiles, metals, numismatics, paintings and photographs, furniture, sculptures and fragments. Whenever possible, information was obtained on authorship, dating and origin. However, in cases of lack of information, it was sought to exercise comparativism, making approximations of technique and iconography. The art works of the collections are dated between the seventeenth century and the twentieth century. Finally, this research sought not to isolate the Archdiocesan Museum, but to make it a fragment that helps to understand the formation of the first museums of sacred art in Brazil, the motivations and difficulties in the organization of these entities, whose collections, until then, were not recognized as works of art, but rather, functional or devotional objects of the Church
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Coli, Jorge, 1947-
Orientador
Tognon, Marcos, 1966-
Avaliador
Miyoshi, Alexander Gaiotto, 1974-
Avaliador
Campos, Adalgisa Arantes, 1958-
Avaliador
Paulitsch, Vivian da Silva
Avaliador
Catálogo analítico do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas [recurso eletrônico]
Paula Elizabeth de Maria Barrantes
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