Processo de identificação de padrões em modelos mentais com foco no risco de evasão escolar [recurso eletrônico]
Wagner José da Silva
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Si38p
[Process of identification of patterns in mental models with focus on the risk of school dropout]
Limeira, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (83 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Antônio Carlos Zambon, Gisele Busichia Baioco
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia
Resumo: A evasão escolar está entre os principais problemas da educação brasileira e é tido como de difícil diagnóstico e solução. Para auxiliar na detecção e mitigação da evasão escolar em instituições de ensino de nível médio, esta dissertação propõe o uso de ferramentas de gestão do conhecimento...
Ver mais
Resumo: A evasão escolar está entre os principais problemas da educação brasileira e é tido como de difícil diagnóstico e solução. Para auxiliar na detecção e mitigação da evasão escolar em instituições de ensino de nível médio, esta dissertação propõe o uso de ferramentas de gestão do conhecimento para identificar estudantes com potencial risco de evasão a partir de um processo que considera a representação do conhecimento dos estudantes em diferentes momentos. O processo consiste em coletar, em momentos distintos, textos que permitam representar o modelo mental do estudante em mapas conceituais estendidos e criar um modelo para identificar o potencial risco de evasão do estudante. É possível ainda identificar e disponibilizar aos tutores educacionais o tipo psicológico do estudante em risco de evasão, fornecendo informações que permitam ações personalizadas para reduzir a ocorrência da evasão
Ver menos
Abstract: The school dropout is among the main problems of Brazilian education and is considered difficult to diagnose and solve. To assist in the detection and mitigation of drop-outs in middle-level educational institutions, this paper proposes the use of knowledge management tools to identify...
Ver mais
Abstract: The school dropout is among the main problems of Brazilian education and is considered difficult to diagnose and solve. To assist in the detection and mitigation of drop-outs in middle-level educational institutions, this paper proposes the use of knowledge management tools to identify students with potential risk of evasion from a process that considers students' knowledge representation in different moments. The process consists of collecting, at different moments, texts that allow to represent the student's mental model in extended conceptual maps and create a model to identify the student's potential for school dropout. It is also possible to identify and inform available to educational tutors the psychological type of the student at risk of drop school, providing information that allows personalized actions to reduce the occurrence of evasion
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Processo de identificação de padrões em modelos mentais com foco no risco de evasão escolar [recurso eletrônico]
Wagner José da Silva
Processo de identificação de padrões em modelos mentais com foco no risco de evasão escolar [recurso eletrônico]
Wagner José da Silva