A produção do conhecimento sobre ações afirmativas nos programas de pós-graduação no Brasil [recurso eletrônico] : balanços e perspectivas
Emanuel Mangueira Carvalho
TESE
Português
T/UNICAMP C253p
[The knowledge production about affirmative action in posgraduate in Brazil]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (280 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Silvio Ancizar Sanchez Gamboa
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A pesquisa teve por objetivo realizar uma análise epistemológica sobre as teses e as dissertações dos Programas de Pós-Graduação no Brasil que estudaram a temática das ações afirmativas. A análise teve por objetivo responder a seguinte problemática "quais são as propostas de políticas...
Ver mais
Resumo: A pesquisa teve por objetivo realizar uma análise epistemológica sobre as teses e as dissertações dos Programas de Pós-Graduação no Brasil que estudaram a temática das ações afirmativas. A análise teve por objetivo responder a seguinte problemática "quais são as propostas de políticas públicas para o ensino superior, presentes nas teses e dissertações, que estudaram as ações afirmativas e defendidas nos Programas de Pós-Graduação no Brasil?" Para isso, foi inicialmente realizado um estado da arte com o objetivo de identificar e caracterizar as teses e as dissertações, ou seja, essas produções do conhecimento e, essa pesquisa bibliográfica foi realizada na Biblioteca Digital Nacional de Teses e Dissertações (BDTD), com a utilização de palavra-chave, tendo como principal palavra-chave o termo "ação afirmativa". Para sistematizar as informações tanto do estado da arte quanto da análise epistemológica foi utilizado o recurso em planilha excel o que facilitou a organização das informações obtidas durante o desenvolvimento da pesquisa. Depois de desenvolver a pesquisa bibliográfica as tese e dissertações localizadas foram identificadas, caracterizadas e sistematizadas. Nesta etapa da pesquisa foram localizadas 426 teses e dissertações, porém após identificar e caracterizar os materiais constatou-se que 52 produções estavam repetidas no registro e que 1 TCC estava caracterizado como dissertação, o que reduziu o total para 373. Além disso, não foi possível acessar o texto completo de 13 produções do conhecimento, o que reduziu a amostra para 360 teses e dissertações. Porém, para a análise desenvolvida no capítulo 3 foram utilizadas a amostra com 373 teses e dissertações que estão distribuídas da seguinte maneira, região Sul 82, Sudeste 173, Centro-Oeste 41, Norte 9 e Nordeste 68. Entretanto, para a análise epistemológica do capítulo 4, foi selecionada 6 produções do conhecimento a partir da amostra com 360 teses e dissertações, após a leitura dos resumos e da introdução. O objetivo da leitura foi identificar as teses ou dissertações que poderiam apresentar propostas de ações afirmativas para o ensino superior e, com isso, responder a problemática central da tese. Como resultado principal constatou-se que essas produções não apresentaram proposta de políticas de ações afirmativas para o ensino superior, a análise epistemológica revelou que não era o objetivo da pesquisa analisadas, ainda que nos resumos ou nas introduções conduzissem a interpretação desta possibilidade. Entretanto, essas mesmas pesquisas elaboraram propostas para viabilizar e tornar eficaz a lei de cotas, pois elas identificaram as principais dificuldades dos alunos ingressantes por cotas, pois predominantemente essas dificuldades se referem a permanência no curso de ensino superior. Ao final essas pesquisas construíram alternativas para amenizar ou extinguir essas dificuldades, propostas estas que tornam mais eficientes e eficazes as políticas de ações afirmativas para o acesso ao ensino superior já existente
Ver menos
Abstract: The research aims to perform an epistemological analysis on the theses and dissertations of the Graduate Programs in Brazil that studied the subject of affirmative actions. The purpose of the analysis was to answer the following problem: "What are the proposals of public policies for...
Ver mais
Abstract: The research aims to perform an epistemological analysis on the theses and dissertations of the Graduate Programs in Brazil that studied the subject of affirmative actions. The purpose of the analysis was to answer the following problem: "What are the proposals of public policies for higher education, present in the theses and dissertations, that studied the affirmative actions and defended in the Graduate Programs in Brazil?" a state of the art with the objective of identifying and characterizing theses and dissertations, that is, these knowledge productions, and this bibliographic research was carried out at the National Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) with the key word being the term "affirmative action". In order to systematize the information of both the state of the art and the epistemological analysis, the excel spreadsheet resource was used, which facilitated the organization of the information obtained during the research development. After developing the bibliographic research the theses and localized dissertations were identified, characterized and systematized. In this stage of the research, 426 theses and dissertations were located, but after identifying and characterizing the materials it was found that 52 productions were repeated in the registry and that 1 CBT was characterized as a dissertation, which reduced the total to 373. In addition, possible to access the full text of 13 knowledge productions, which reduced the sample to 360 theses and dissertations. However, for the analysis developed in Chapter 3, the sample was used with 373 theses and dissertations that are distributed as follows, South region 82, Southeast region 173, Midwest region 41, North region 9 and Northeast region 68. However, for the epistemological analysis of chapter 4, 6 knowledge productions were selected from the sample with 360 theses and dissertations, after reading the abstracts and the introduction. The objective of the reading was to identify the theses or dissertations that could present affirmative action proposals for higher education and, with that, to answer the central problematic of the thesis. As a main result, it was verified that these productions did not present a proposal for affirmative action policies for higher education. The epistemological analysis revealed that it was not the purpose of the research analyzed, even if the abstracts or the introductions led to the interpretation of this possibility. However, these same researches have elaborated proposals to make feasible and make effective the quota law, since they identified the main difficulties of the admission students by quotas, because predominantly these difficulties refer to the permanence in the course of higher education. In the end, these researches have built alternatives to alleviate or extinguish these difficulties, which make the affirmative action policies for access to higher education already existent more efficient and effective
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-2022
Orientador
Nunes, Cesar Aparecido, 1959-
Avaliador
Aguilar, Luis Enrique, 1958-
Avaliador
Lucena, Roberto Marden, 1971-
Avaliador
Ramos Lamar, Adolfo
Avaliador
A produção do conhecimento sobre ações afirmativas nos programas de pós-graduação no Brasil [recurso eletrônico] : balanços e perspectivas
Emanuel Mangueira Carvalho
A produção do conhecimento sobre ações afirmativas nos programas de pós-graduação no Brasil [recurso eletrônico] : balanços e perspectivas
Emanuel Mangueira Carvalho