Trajetórias de estudantes do Ensino Médio regular em uma escola pública mais orientada para o Ensino Superior [recurso eletrônico]
Elaine Cristina Gonçalves
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP G586t
[Trajectories of students of the Regular High School in a public school more oriented towards Higher Education]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (160 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Mauricio Ernica
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O objetivo geral dessa pesquisa é estudar mecanismos produtores de desigualdades educacionais no Ensino Médio e na transição para o Ensino Superior a partir da investigação de uma escola pública estadual de desempenho mais alto em sua Diretoria Regional de Ensino e mais orientada para o...
Ver mais
Resumo: O objetivo geral dessa pesquisa é estudar mecanismos produtores de desigualdades educacionais no Ensino Médio e na transição para o Ensino Superior a partir da investigação de uma escola pública estadual de desempenho mais alto em sua Diretoria Regional de Ensino e mais orientada para o Ensino Superior na cidade de São Paulo. Particularmente, foram analisadas as aspirações quanto ao Ensino Superior e trajetórias após a conclusão do Ensino Médio de grupos de estudantes definidos tanto por sua posição social quanto pelo grau de conformidade de seus comportamentos com as normas escolares. Este trabalho sustenta que os alunos podem ser vistos como duas frações dos grupos populares, que se distinguem tanto pela posição social no interior do grupo popular como por seus comportamentos escolares. Durante o Ensino Médio, essas diferenças sociais e de comportamentos estão associadas a desigualdades intra escolares que se manifestam tanto em termos de desempenho acadêmico como de prestígio escolar. Entretanto, as vantagens escolares do grupo com posição social ligeiramente mais alta e cujos comportamentos e expectativas são mais próximos às normas escolares se mostram frágeis e insuficientes na concorrência por posições em espaços escolares mais seletivos, de modo que, no ano posterior à conclusão do Ensino Médio, a trajetória dos dois grupos deixa de apresentar distinções evidentes, apresentando, de modo geral, trajetórias muito semelhantes. Sendo assim, ainda que em contexto de expansão de vagas no Ensino Superior e de políticas que favorecem o acesso e a permanência, mesmo essa fração dos grupos populares continua a viver a transição para o Ensino Superior como um processo lento e incerto
Ver menos
Abstract: The general objective of this research is to study mechanisms that produce educational inequalities in High School and in the transition to Higher Education from the investigation of a state public school of higher performance in its Regional Board of Education and more oriented to Higher...
Ver mais
Abstract: The general objective of this research is to study mechanisms that produce educational inequalities in High School and in the transition to Higher Education from the investigation of a state public school of higher performance in its Regional Board of Education and more oriented to Higher Education in the city of Sao Paulo. Particularly, the aspirations regarding Higher Education and trajectories after the conclusion of High School were analyzed in groups of students defined both by their social position and by the degree of conformity of their behaviors with the school norms. This work maintains that students can be seen as two fractions of popular groups, which are distinguished both by the social position within the popular group and by their school behaviors. During high school, these social and behavioral differences are associated with intra-school inequalities that are manifested both in terms of academic achievement and school prestige. However, the school advantages of the group with slightly higher social position and whose behaviors and expectations are closer to the school norms are fragile and insufficient in the competition for positions in more selective school spaces, so that, in the year after the conclusion of the High School, the trajectory of the two groups no longer shows obvious distinctions, presenting, in general, very similar trajectories. Thus, although in a context of expansion of vacancies in Higher Education and policies that favor access and permanence, even this fraction of the popular groups continues to live the transition to Higher Education as a slow and uncertain process
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Trajetórias de estudantes do Ensino Médio regular em uma escola pública mais orientada para o Ensino Superior [recurso eletrônico]
Elaine Cristina Gonçalves
Trajetórias de estudantes do Ensino Médio regular em uma escola pública mais orientada para o Ensino Superior [recurso eletrônico]
Elaine Cristina Gonçalves