Tradição ou invenção [recurso eletrônico] : a projeção do perspectivismo ameríndio no cenário de sua crítica e da virada ontológica
Victor Abreu Amante
TCC
TCC DIGITAL/UNICAMP Am13t
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (96 p.) : digital, arquivo PDF.
Orientador: Artionka Capiberibe
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: O perspectivismo ameríndio é uma teoria etnológica sobre os povos indígenas das Terras Baixas da América do Sul que, indubitavelmente, ganhou enorme projeção nas últimas duas décadas, dentro e fora do campo da antropologia brasileira ¿ e mesmo fora da antropologia de modo geral e das...
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Resumo: O perspectivismo ameríndio é uma teoria etnológica sobre os povos indígenas das Terras Baixas da América do Sul que, indubitavelmente, ganhou enorme projeção nas últimas duas décadas, dentro e fora do campo da antropologia brasileira ¿ e mesmo fora da antropologia de modo geral e das ciências humanas, revelando-se uma influência para a área das artes e da literatura pelo mundo. Em antropologia, o perspectivismo, tal como formulado por Eduardo Viveiros de Castro, se solidificou nos debates da virada ontológica, movimento intelectual que pretende reconfigurar a relação entre teoria e etnografia e entre "antropólogo" e "nativo". Ao lado das obras de Roy Wagner e Marilyn Strathern, a teoria perspectivista é tida como uma das, se não a maior influência a consolidar tal projeto antropológico. Apesar (ou por causa) disso, atraiu críticas tanto sutis como fortemente endereçadas, preocupadas, grosso modo, em questionar até que ponto a "virada" não constitui num giro de volta a conceitos reificados e exotizantes. Mas, de certo modo, o que tanto as críticas como alguns idealizadores da virada ontológica parecem perder de vista é o pano de fundo etnológico sobre o qual o perspectivismo está justaposto: este não surge apenas de teorias e diálogos meta-antropológicos em sentido estrito, mas também e principalmente de questões muito particulares ao universo da etnologia indígena no Brasil. Assim, meu objetivo neste trabalho é formular uma compreensão acerca do perspectivismo ameríndio em razão de sua "história" e do entendimento que se tem dele, na virada ontológica em antropologia, como uma teoria francesa. Para tanto, valho-me de discussões bibliográficas sobre o "americanismo tropical" e a virada ontológica, de artigos fundadores da teoria perspectivista e de algumas críticas publicadas sobre o trabalho e conceitos de Viveiros de Castro, como meio de questionar, afinal, se o perspectivismo é mais uma tradição uma invenção, e de quem
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Abstract: The Amerindian perspectivism is an ethnological theory on the indigenous peoples of Lowland South America, which, without a doubt, gained enormous projection in the past two decades within and without the field of Brazilian anthropology - not to mention outside of anthropology and human...
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Abstract: The Amerindian perspectivism is an ethnological theory on the indigenous peoples of Lowland South America, which, without a doubt, gained enormous projection in the past two decades within and without the field of Brazilian anthropology - not to mention outside of anthropology and human Science, becoming an influence to arts and literature across the world. In anthropology, perspectivism, such as formulated by Eduardo Viveiros de Castro, established itself in the Ontological Turn debates, an intellectual movement that intends to reshape the relationship between theory and ethnography as well as that between "anthropologist" and "native". Alongside the works of Roy Wagner and Marilyn Strathern, perspectival theory is considered one of the, if not the biggest influence to establish such anthropological project. Despite (or because of) the renown, the criticism emerged both subtle and highly addressed, questioning, broadly, to what extent the "turning" did not "return" to reified and exotic concepts. However, both critics and idealizers of the ontological turn seem to lost sight, in a certain way, of the ethnological background upon which the Amerindian perspectivism rests: it did not emerge solely from meta-anthropological debates and theories, but also and mainly from specific problems to the universe of Brazilian indigenous ethnology. Thus, my main goal here is to formulate an understanding of Amerindian perspectivism, regarding at the same time its story and its alleged association to French theory, according to anthropological ontological turn. For this purpose, I draw upon bibliographic discussions concerning the "tropical Americanism" and the ontological turn, foundational papers of perspectival theory, and a few published critics regarding the work and concepts of Viveiros de Castro, so I can inquire, after all, if Amerindian perspectivism is more of a tradition or an invention, and whose
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Tradição ou invenção [recurso eletrônico] : a projeção do perspectivismo ameríndio no cenário de sua crítica e da virada ontológica
Victor Abreu Amante
Tradição ou invenção [recurso eletrônico] : a projeção do perspectivismo ameríndio no cenário de sua crítica e da virada ontológica
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