"Encantamento" e desencantamento do mundo no universo criativo de Breaking the waves de Lars von Trier [recurso eletrônico]
Larissa Malfatti Vieira
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP V673e
["Enchantment" and disenchantment of the world in the creative universe of Breaking the waves by Lars von Trier]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (200 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Mário Augusto Medeiros da Silva
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: O universo de criação de Breaking the waves (1996) é analisado detalhadamente, com o suporte de seu roteiro e mantendo seu diálogo com o contexto maior de sua produção: a trilogia Coração de ouro do cineasta dinamarquês Lars von Trier. O filme, foi entendido como obra, cujo conteúdo estético...
Ver mais
Resumo: O universo de criação de Breaking the waves (1996) é analisado detalhadamente, com o suporte de seu roteiro e mantendo seu diálogo com o contexto maior de sua produção: a trilogia Coração de ouro do cineasta dinamarquês Lars von Trier. O filme, foi entendido como obra, cujo conteúdo estético extrapola a dimensão do artístico e se configura como locus privilegiado de uma reflexão contemporânea sobre questões que, na Sociologia Clássica, foram teorizadas por Max Weber a partir dos conceito de desencantamento do mundo e de suas reflexões sobre a ética da fraternidade, esta última, conceituada através do amor místico acósmico cujos impulsos sociais seriam avessos à formação do "espírito" capitalista, mas surgiriam em respostas a ele, mantendo certa afinidade com a experiência da igreja primitiva. A leitura de elementos internos à Breaking the waves, possibilitou pensa-lo numa aproximação com o conjunto analítico de Weber, como frutífera para a interpretação do significado do filme para a contemporaneidade. Essa forma de leitura foi estendida ainda a três filmes, dois do dinamarquês Carl Theodor Dreyer e um do sueco Ingmar Bergman. Através do imaginário de Dies Irae (1943), Ordet (1955) e O sétimo selo (1957), foi possível fazer uma escavação mais profunda do tema de desencantamento do mundo, dentro do contexto maior do cinema escandinavo, onde ele também era apreciável e por isso mantinha muitas afinidades elucidativas com Breaking the waves. A partir de um percurso interno à filmografia de Trier, Dreyer e Bergman, estruturou-se um suporte analítico no qual a figuração do feminino em Lars von Trier ganha um olhar diferente do adotado por sua fortuna crítica e, que só foi possível a partir do um conjunto multifacetado de analogias estéticas e narrativas entre essas obras. Essas interpretações se deram a partir da análise fílmica inspirada no método de decoupage de Pierre Sorlin, no qual a análise é guiada pelos elementos narrativos internos às obras
Ver menos
Abstract: The Breaking the Wave¿s (1996) universe-of-creation is detailed analyzed with the support of its script keeping its dialogue with the broader context in which it was produced: the Heart of Gold trilogy, filmed by the Danish filmmaker Lars von Trier. The film was understood as a work in...
Ver mais
Abstract: The Breaking the Wave¿s (1996) universe-of-creation is detailed analyzed with the support of its script keeping its dialogue with the broader context in which it was produced: the Heart of Gold trilogy, filmed by the Danish filmmaker Lars von Trier. The film was understood as a work in which content surpasses the artistic dimension, representing a privileged locus of contemporary thinking on questions that in classical sociology had been theorized by Max Weber through the concept disenchantment of the world and his thinking about social solidarity, the latter discussed by the mystical typology of the acosmic love which would be in opposition to the social impulses that describe capitalist ethics, but emerges in response to it maintaining some interesting affinities with the experience of early Christianity. Through the reading of internal elements of Breaking the waves, it was possible to think of an approximation between Weber¿s analytical set and this film of Trier as fruitful to interpret the meaning of it to the contemporaneity. This kind of film-reading also supported the reading of three films, two done by the Danish Carl Theodor Dreyer and one done by the Swedish Ingmar Bergman. Through Dies Irae (1943), Ordet (1955) and The seventh seal (1957), it was possible to deepen the theme of the disenchantment of the world in the wider context of Scandinavian cinema, where it is also noticeable and full of elucidating affinities with the characters of Breaking the waves. In this internal analysis on the filmography of Trier, Dreyer and Bergman, it was structured an analytical support, where the meaning of the feminine figure in Lars von Trier gains a different overlook his critics has been doing so far, which emerges and is only possible from a multifaceted set of aesthetic and narrative analogies between these films. The analysis of the film was inspired by Pierre Sorlin's method of decoupage, which is guided by the internal narrative elements of the film
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
"Encantamento" e desencantamento do mundo no universo criativo de Breaking the waves de Lars von Trier [recurso eletrônico]
Larissa Malfatti Vieira
"Encantamento" e desencantamento do mundo no universo criativo de Breaking the waves de Lars von Trier [recurso eletrônico]
Larissa Malfatti Vieira