Fecundidade e pareamento educacional no Brasil [recurso eletrônico] : um estudo de Coorte
José Henrique Costa Monteiro da Silva
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M764f
[Fertility and educational pairing in Brazil]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (108 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientadores: Everton Emanuel Campos de Lima, Maria Coleta Ferreira Albino de Oliveira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: O Brasil observou ao longo das décadas de 1960 a 2000 uma grande queda das suas taxas de fecundidade de período. O controle reprodutivo por parte das mulheres casadas e de escolaridade mais elevada foram elementos centrais do início desse processo. Concomitante à queda da fecundidade o país...
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Resumo: O Brasil observou ao longo das décadas de 1960 a 2000 uma grande queda das suas taxas de fecundidade de período. O controle reprodutivo por parte das mulheres casadas e de escolaridade mais elevada foram elementos centrais do início desse processo. Concomitante à queda da fecundidade o país passou por uma diversidade de mudanças sociodemográficas de cunho cultural e estrutural, dentre as quais destacam-se a expansão do ensino, o aumento da participação feminina no mercado de trabalho e mudanças nas relações de gênero. As mudanças de cunho estrutural, por sua vez, incorreram em transformações nos padrões de seletividade conjugal do país, resultado no aumento da heterogeneidade das relações de nupcialidade entre grupos com diferentes níveis de escolaridade. As mudanças socioeconômicas do país refletiram diretamente o perfil desigual de desenvolvimento do país por Regiões e grupos socioeconômicos. O presente trabalho busca analisar a transição da fecundidade Brasileira a partir da variável de escolaridade por meio de um estudo de coorte, inserindo as características masculinas como parte da avaliação do resultado reprodutivo final dos casais. Adotou-se a análise de coorte devido à escassez de análises do tipo para o Brasil e como forma de evitar necessidades de correções de nível e de efeito \textit{tempo}, inerentes às medidas de período. A inserção do homem como ator ativo no processo reprodutivo atende à necessidade de endereçamento do comportamento masculino enquanto parte do processo de tomada de decisão reprodutiva do casal. Assim, o objetivo do trabalho é avaliar como se dá a influência da escolaridade masculina ao longo das coortes de mulheres e dos níveis de escolaridade femininos, além de verificar as diferenças de resultado reprodutivo entre os arranjos heterogâmicos e homogâmicos. Verificou-se que, de fato, a escolaridade masculina atua na fecundidade de coorte, sobretudo para as coortes mais velhas e para os níveis de escolaridade menos elevados. Foi avaliado o processo de convergência de fecundidade que se destacou principalmente entre os grupos de escolaridade mais baixa. Por fim, verificou-se que os arranjos com vantagem educacional masculina (hipergâmicos) apresentam um patamar reprodutivo mais elevado que os arranjos hipogâmicos. Buscou-se evidenciar ainda as marcantes diferenças entre as Regiões Brasileiras, de notável discrepância entre Norte-Nordeste e Centro-Sul. Esses resultados corroboram com a ideia de que o Brasil se encontra no meio de uma primeira fase da Revolução de Gênero, marcado pelo o aumento da participação feminina no mercado de trabalho
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Abstract: Brazil has experienced a large drop in its period fertility rates over the 1960s and 2000s. This process was initially marked by an increase of reproductive control among married women from higher-level social groups. The decline of fertility levels occurred concomitant with a diversity of...
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Abstract: Brazil has experienced a large drop in its period fertility rates over the 1960s and 2000s. This process was initially marked by an increase of reproductive control among married women from higher-level social groups. The decline of fertility levels occurred concomitant with a diversity of cultural and structural socio-demographic changes in the country, such as the expansion of education systems, the increase of female participation in the labor market and changes in gender norms and relations. As a result of these structural changes, the country observed new patterns of assortative mating, reflect of a higher heterogeneity of unions among partners from different social groups and with diverse levels of schooling. The socioeconomic changes of the country directly reflected the unequal profile of the country's development by regions and socioeconomic groups. The present work aims to study the transition of Brazilian cohort fertility, including the partner characteristics to evaluate the couple's final reproductive result. The cohort analysis was adopted due to the scarcity of this type of analysis for Brazil and as a way of avoiding the need for \textit{quantum} and \textit{tempo} corrections of period fertility rates. Further, this work addresses the need to take in account the male partner as part of the couple's reproductive decision-making process. Thus, the objective of this study is to evaluate the influence of male schooling across female cohorts and educational levels, as well as to verify the differences in reproductive outcomes between heterogamous and homogamous arrangements. Indeed, male schooling has notable effects in cohort fertility rates, especially for older cohorts and for groups with lower levels of schooling. It was evaluated the process of fertility convergence that stood out mainly among groups of the lower educated strata. Finally, it was found that couples with male educational advantage (hypergamic) had higher reproductive levels than hypogamic pairings. The study also highlighted the marked differences between Brazilian Regions, especially those among North-Northeast and Center-South Regions. These results corroborate to the idea that Brazil is in the middle of the first phase of the Gender Revolution, marked by an increase of female participation in the labor market
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Lima, Everton Emanuel Campos de, 1981-
Orientador
Oliveira, Maria Coleta Ferreira Albino de, 1947-
Coorientador
Marcondes, Glaucia dos Santos, 1974-
Avaliador
Verona, Ana Paula de Andrade
Avaliador
Fecundidade e pareamento educacional no Brasil [recurso eletrônico] : um estudo de Coorte
José Henrique Costa Monteiro da Silva
Fecundidade e pareamento educacional no Brasil [recurso eletrônico] : um estudo de Coorte
José Henrique Costa Monteiro da Silva